Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Martins, Herlane Suele Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469
Resumo: atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado
id UFPE_835c048265e80d22f5deb53ebdf55da6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5469
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejoEstratégiaRedes EmpresariaisDesempenhoVantagem Competitivaatual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de PernambucoMedeiros, Denise Dumke de Martins, Herlane Suele Alves2014-06-12T17:39:44Z2014-06-12T17:39:44Z2010-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSuele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T22:37:27Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/5469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:37:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
title Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
spellingShingle Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
Martins, Herlane Suele Alves
Estratégia
Redes Empresariais
Desempenho
Vantagem Competitiva
title_short Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
title_full Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
title_fullStr Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
title_full_unstemmed Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
title_sort Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
author Martins, Herlane Suele Alves
author_facet Martins, Herlane Suele Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Denise Dumke de
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Herlane Suele Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Redes Empresariais
Desempenho
Vantagem Competitiva
topic Estratégia
Redes Empresariais
Desempenho
Vantagem Competitiva
description atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-31
2014-06-12T17:39:44Z
2014-06-12T17:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469
identifier_str_mv Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923035804991488