Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469 |
Resumo: | atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado |
id |
UFPE_835c048265e80d22f5deb53ebdf55da6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5469 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejoEstratégiaRedes EmpresariaisDesempenhoVantagem Competitivaatual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de PernambucoMedeiros, Denise Dumke de Martins, Herlane Suele Alves2014-06-12T17:39:44Z2014-06-12T17:39:44Z2010-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSuele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T22:37:27Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/5469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:37:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
spellingShingle |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo Martins, Herlane Suele Alves Estratégia Redes Empresariais Desempenho Vantagem Competitiva |
title_short |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_full |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_fullStr |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_full_unstemmed |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_sort |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
author |
Martins, Herlane Suele Alves |
author_facet |
Martins, Herlane Suele Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Denise Dumke de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Herlane Suele Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Redes Empresariais Desempenho Vantagem Competitiva |
topic |
Estratégia Redes Empresariais Desempenho Vantagem Competitiva |
description |
atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-31 2014-06-12T17:39:44Z 2014-06-12T17:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469 |
identifier_str_mv |
Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1833923035804991488 |