Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da
Orientador(a): FERREIRA, Rodrigo José Pires
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
BSC
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493
Resumo: O ambiente de negócios competitivo, a economia globalizada e a velocidade das mudanças tem obrigado as empresas a se reinventar e evoluir. O segmento de transportes é um bom exemplo, pois é caracterizado por altas complexidade e competitividade, por sofrer com a volatilidade dos preços dos combustíveis - o que afeta diretamente os custos - e ter exigência elevada de nível de serviço a baixo custo. Diante deste cenário, para continuar atendendo e superando as expectativas dos clientes é fundamental gerenciar os processos, pessoas e informações e conseguir mensurar os desempenhos financeiro, operacional e dos colaboradores para identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é construir um modelo multicritério de decisão para dar suporte a um problema de seleção de indicadores-chave de desempenho para empresas de transportes utilizando o Balanced Scorecard (BSC) e o FITradeoff. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um modelo composto por três etapas: a primeira é a identificação dos objetivos da organização e os principais indicadores de desempenho de transporte relacionados aos objetivos. A segunda parte é a definição dos critérios, a valoração intracritério e o ranqueamento intercritério para seleção dos indicadores. A terceira etapa é a aplicação do método FITradeoff, identificação dos indicadores ótimos e a análise de sensibilidade para verificar a robustez do modelo. O modelo foi aplicado em uma pequena empresa de transportes na Região Metropolitana de Recife e como resultado o decisor conseguiu reduzir uma lista de 64 indicadores para 27 com baixo esforço cognitivo e finalizou o processo com um total de 25 indicadores. A análise de sensibilidade mostrou que na média, as sugestões do modelo proposto obtiveram aderência de 91% em relação a todos os cenários simulados, confirmando a robustez do modelo. Os resultados apresentados foram consistentes e mostram que o modelo pode ser usado de forma eficiente para selecionar os indicadores de desempenho para empresas de transportes. A principal contribuição do trabalho é a proposição de 60 indicadores de desempenho do setor de transporte e a sua alocação entre as 4 perspectivas do BSC. Além disso, o estudo se mostra relevante por permitir que as empresas realizem o planejamento estratégico de forma mais simples, ágil e com menor esforço cognitivo e, por meio desse, melhorar a sua gestão, criar diferenciais competitivos e gerar emprego e renda.
id UFPE_918b8161c3d1dbeb51dbdbab4887cf07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/41493
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista dahttp://lattes.cnpq.br/7604637223576334http://lattes.cnpq.br/8895667604896314FERREIRA, Rodrigo José Pires2021-10-29T16:21:01Z2021-10-29T16:21:01Z2020-12-21SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da. Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493O ambiente de negócios competitivo, a economia globalizada e a velocidade das mudanças tem obrigado as empresas a se reinventar e evoluir. O segmento de transportes é um bom exemplo, pois é caracterizado por altas complexidade e competitividade, por sofrer com a volatilidade dos preços dos combustíveis - o que afeta diretamente os custos - e ter exigência elevada de nível de serviço a baixo custo. Diante deste cenário, para continuar atendendo e superando as expectativas dos clientes é fundamental gerenciar os processos, pessoas e informações e conseguir mensurar os desempenhos financeiro, operacional e dos colaboradores para identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é construir um modelo multicritério de decisão para dar suporte a um problema de seleção de indicadores-chave de desempenho para empresas de transportes utilizando o Balanced Scorecard (BSC) e o FITradeoff. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um modelo composto por três etapas: a primeira é a identificação dos objetivos da organização e os principais indicadores de desempenho de transporte relacionados aos objetivos. A segunda parte é a definição dos critérios, a valoração intracritério e o ranqueamento intercritério para seleção dos indicadores. A terceira etapa é a aplicação do método FITradeoff, identificação dos indicadores ótimos e a análise de sensibilidade para verificar a robustez do modelo. O modelo foi aplicado em uma pequena empresa de transportes na Região Metropolitana de Recife e como resultado o decisor conseguiu reduzir uma lista de 64 indicadores para 27 com baixo esforço cognitivo e finalizou o processo com um total de 25 indicadores. A análise de sensibilidade mostrou que na média, as sugestões do modelo proposto obtiveram aderência de 91% em relação a todos os cenários simulados, confirmando a robustez do modelo. Os resultados apresentados foram consistentes e mostram que o modelo pode ser usado de forma eficiente para selecionar os indicadores de desempenho para empresas de transportes. A principal contribuição do trabalho é a proposição de 60 indicadores de desempenho do setor de transporte e a sua alocação entre as 4 perspectivas do BSC. Além disso, o estudo se mostra relevante por permitir que as empresas realizem o planejamento estratégico de forma mais simples, ágil e com menor esforço cognitivo e, por meio desse, melhorar a sua gestão, criar diferenciais competitivos e gerar emprego e renda.The competitive business environment, the globalized economy and the speed of change have forced companies to reinvent themselves and evolve. The transport segment is a good example, as it is characterized by high complexity and competitiveness, suffers from the volatility of fuel prices - which directly affects costs - and has a high level of service at low cost. Given this scenario, to continue meeting and exceeding customer expectations, it is essential to manage processes, people and information and to be able to measure performance to identify opportunities for improvement. Thus, the objective of this work is to build a decision model to support a problem of selection of key performance indicators for transport companies using the Balanced Scorecard (BSC) and FITradeoff. To achieve the objective, a model composed of three stages was developed: the first is the identification of the organization's objectives and the main transport performance indicators related to the objectives. The second part is the definition of the criteria, the intra-criteria valuation and the inter-criteria ranking for the selection of the indicators. The third step is the application of the FITradeoff procedure, identification of the optimal indicators and sensitivity analysis to verify the robustness of the method. The model was applied in a small transport company in the Metropolitan Region of Recife and as a result the decision maker managed to reduce a list of 64 indicators to 27 with low cognitive effort and ended the process with a total of 25 indicators. The sensitivity analysis showed that, on average, the suggestions of the proposed model obtained adherence of 91% in relation to all simulated scenarios, confirming the robustness of the method. The results presented were consistent and show that the model can be used efficiently to select performance indicators for transport companies. The main contribution of the work is the proposal of 60 performance indicators for the transport sector and their allocation among the 4 perspectives of the BSC. In addition, the study is relevant because it allows companies to carry out strategic planning in a simpler, more agile manner and with less cognitive effort and, through it, improve their management, create competitive differentials and generate jobs and income.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoBSCFITradeoffTransportesDecisão multicritérioIndicadores-chave de desempenhoModelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoffinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Carlos Eugênio Batista da Silva Junior.pdfDISSERTAÇÃO Carlos Eugênio Batista da Silva Junior.pdfapplication/pdf2724862https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eug%c3%aanio%20Batista%20da%20Silva%20Junior.pdf734e5b5b2a79ac879df49f43983bbb0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Carlos Eugênio Batista da Silva Junior.pdf.txtDISSERTAÇÃO Carlos Eugênio Batista da Silva Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain179056https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eug%c3%aanio%20Batista%20da%20Silva%20Junior.pdf.txt438683d8095275d3ee54b6fb067b7dd7MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Carlos Eugênio Batista da Silva Junior.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carlos Eugênio Batista da Silva Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eug%c3%aanio%20Batista%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg7000a1f0581a661de901ea74185e682fMD55123456789/414932021-10-30 02:09:50.1oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-10-30T05:09:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
title Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
spellingShingle Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da
Engenharia de Produção
BSC
FITradeoff
Transportes
Decisão multicritério
Indicadores-chave de desempenho
title_short Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
title_full Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
title_fullStr Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
title_full_unstemmed Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
title_sort Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
author SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da
author_facet SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7604637223576334
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8895667604896314
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERREIRA, Rodrigo José Pires
contributor_str_mv FERREIRA, Rodrigo José Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção
BSC
FITradeoff
Transportes
Decisão multicritério
Indicadores-chave de desempenho
topic Engenharia de Produção
BSC
FITradeoff
Transportes
Decisão multicritério
Indicadores-chave de desempenho
description O ambiente de negócios competitivo, a economia globalizada e a velocidade das mudanças tem obrigado as empresas a se reinventar e evoluir. O segmento de transportes é um bom exemplo, pois é caracterizado por altas complexidade e competitividade, por sofrer com a volatilidade dos preços dos combustíveis - o que afeta diretamente os custos - e ter exigência elevada de nível de serviço a baixo custo. Diante deste cenário, para continuar atendendo e superando as expectativas dos clientes é fundamental gerenciar os processos, pessoas e informações e conseguir mensurar os desempenhos financeiro, operacional e dos colaboradores para identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é construir um modelo multicritério de decisão para dar suporte a um problema de seleção de indicadores-chave de desempenho para empresas de transportes utilizando o Balanced Scorecard (BSC) e o FITradeoff. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um modelo composto por três etapas: a primeira é a identificação dos objetivos da organização e os principais indicadores de desempenho de transporte relacionados aos objetivos. A segunda parte é a definição dos critérios, a valoração intracritério e o ranqueamento intercritério para seleção dos indicadores. A terceira etapa é a aplicação do método FITradeoff, identificação dos indicadores ótimos e a análise de sensibilidade para verificar a robustez do modelo. O modelo foi aplicado em uma pequena empresa de transportes na Região Metropolitana de Recife e como resultado o decisor conseguiu reduzir uma lista de 64 indicadores para 27 com baixo esforço cognitivo e finalizou o processo com um total de 25 indicadores. A análise de sensibilidade mostrou que na média, as sugestões do modelo proposto obtiveram aderência de 91% em relação a todos os cenários simulados, confirmando a robustez do modelo. Os resultados apresentados foram consistentes e mostram que o modelo pode ser usado de forma eficiente para selecionar os indicadores de desempenho para empresas de transportes. A principal contribuição do trabalho é a proposição de 60 indicadores de desempenho do setor de transporte e a sua alocação entre as 4 perspectivas do BSC. Além disso, o estudo se mostra relevante por permitir que as empresas realizem o planejamento estratégico de forma mais simples, ágil e com menor esforço cognitivo e, por meio desse, melhorar a sua gestão, criar diferenciais competitivos e gerar emprego e renda.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-29T16:21:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-29T16:21:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da. Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da. Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eug%c3%aanio%20Batista%20da%20Silva%20Junior.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eug%c3%aanio%20Batista%20da%20Silva%20Junior.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41493/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eug%c3%aanio%20Batista%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
734e5b5b2a79ac879df49f43983bbb0b
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
438683d8095275d3ee54b6fb067b7dd7
7000a1f0581a661de901ea74185e682f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802311281247518720