A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Mello Barreto Guimarães, Oswaldo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4304
Resumo: Este projeto objetivou desenvolver um trabalho voltado para o estudo do impacto do semi-árido de Pernambuco na economia estadual. As leituras, entrevistas e pesquisas deram respaldo ao tema, mostrando o quanto se pode influir na economia estadual através da reestruturação na capacidade produtiva do semi-árido pernambucano. O Estado de Pernambuco, objeto de nosso estudo, vem apresentando índices econômicos estáveis, com taxas de crescimento baixas, perdendo posições no ranking econômico nordestino. A literatura pesquisada mostra que a inserção do semi-árido na economia pernambucana, através da produção da mamona, seu óleo e biodiesel, proporcionará bons níveis de desenvolvimento e convivência social, mobilizando a força produtiva regional, elevando o nível de bem-estar social da população local e diminuindo o êxodo rural. Quando acontecer haverá incremento e diversificação da nossa pauta de comércio internacional, proporcionado pela diminuição do volume de derivados de petróleo importados e da exportação do excedente de biodiesel produzido no mercado interno, ação esta que, também, contribuirá para um maior controle de poluição e melhor adequação ao Protocolo de Kyoto.
id UFPE_9366f9abd99faef3f6a3c83c82d268de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/4304
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodieselCrescimento econômicoDesenvolvimentoComércio exteriorBiodieselMamonaAgricultura familiarEste projeto objetivou desenvolver um trabalho voltado para o estudo do impacto do semi-árido de Pernambuco na economia estadual. As leituras, entrevistas e pesquisas deram respaldo ao tema, mostrando o quanto se pode influir na economia estadual através da reestruturação na capacidade produtiva do semi-árido pernambucano. O Estado de Pernambuco, objeto de nosso estudo, vem apresentando índices econômicos estáveis, com taxas de crescimento baixas, perdendo posições no ranking econômico nordestino. A literatura pesquisada mostra que a inserção do semi-árido na economia pernambucana, através da produção da mamona, seu óleo e biodiesel, proporcionará bons níveis de desenvolvimento e convivência social, mobilizando a força produtiva regional, elevando o nível de bem-estar social da população local e diminuindo o êxodo rural. Quando acontecer haverá incremento e diversificação da nossa pauta de comércio internacional, proporcionado pela diminuição do volume de derivados de petróleo importados e da exportação do excedente de biodiesel produzido no mercado interno, ação esta que, também, contribuirá para um maior controle de poluição e melhor adequação ao Protocolo de Kyoto.Universidade Federal de PernambucoRaimundo Oliveira Vergolino, Jose Mello Barreto Guimarães, Oswaldo2014-06-12T17:20:47Z2014-06-12T17:20:47Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMello Barreto Guimarães, Oswaldo; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4304porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T16:36:01Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/4304Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:36:01Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
title A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
spellingShingle A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
Mello Barreto Guimarães, Oswaldo
Crescimento econômico
Desenvolvimento
Comércio exterior
Biodiesel
Mamona
Agricultura familiar
title_short A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
title_full A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
title_fullStr A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
title_full_unstemmed A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
title_sort A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel
author Mello Barreto Guimarães, Oswaldo
author_facet Mello Barreto Guimarães, Oswaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raimundo Oliveira Vergolino, Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello Barreto Guimarães, Oswaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento econômico
Desenvolvimento
Comércio exterior
Biodiesel
Mamona
Agricultura familiar
topic Crescimento econômico
Desenvolvimento
Comércio exterior
Biodiesel
Mamona
Agricultura familiar
description Este projeto objetivou desenvolver um trabalho voltado para o estudo do impacto do semi-árido de Pernambuco na economia estadual. As leituras, entrevistas e pesquisas deram respaldo ao tema, mostrando o quanto se pode influir na economia estadual através da reestruturação na capacidade produtiva do semi-árido pernambucano. O Estado de Pernambuco, objeto de nosso estudo, vem apresentando índices econômicos estáveis, com taxas de crescimento baixas, perdendo posições no ranking econômico nordestino. A literatura pesquisada mostra que a inserção do semi-árido na economia pernambucana, através da produção da mamona, seu óleo e biodiesel, proporcionará bons níveis de desenvolvimento e convivência social, mobilizando a força produtiva regional, elevando o nível de bem-estar social da população local e diminuindo o êxodo rural. Quando acontecer haverá incremento e diversificação da nossa pauta de comércio internacional, proporcionado pela diminuição do volume de derivados de petróleo importados e da exportação do excedente de biodiesel produzido no mercado interno, ação esta que, também, contribuirá para um maior controle de poluição e melhor adequação ao Protocolo de Kyoto.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2014-06-12T17:20:47Z
2014-06-12T17:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mello Barreto Guimarães, Oswaldo; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4304
identifier_str_mv Mello Barreto Guimarães, Oswaldo; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. A inserção do semi-árido pernambucano nas linhas do comércio internacional : a partir do biodiesel. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856042075196227584