E-mail e carta a um programa de rádio: um estudocontrastivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Maria Braga Cardoso, Wanda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7347
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o funcionamento sociocomunicativo dos gêneros carta, e-mail e blog enviados a um programa de rádio, sob o ponto de vista dos estudos discursivos de gêneros comunicativos em perspectiva sociointeracionista. Objetiva-se com isso analisar comparativamente esses gêneros, caracterizando-os em seu contexto, descrevendo os recursos lingüísticos em cada um, tais como seleção lexical, organização sintática e formas de tratamento, além de observar as estratégias discursivas e a organização retórica. Parte-se da compreensão de que o uso da língua é uma atividade interativa que, nesse caso, busca garantir o equilíbrio de participação no jogo interacional entre ouvintes/escreventes e radialista/destinatário. Compomos teórica e analiticamente este cenário com o humor, fato este predominante no programa em tela. O estudo contou com um corpus constituído de 125 cartas, 80 e-mails e 01 blog, nos quais, em sua maioria, manifesta-se objetivamente um continuum entre pedidos de brincadeiras, que são os destaques do programa, e a realização das mesmas, feitas pelo radialista.Os resultados obtidos na pesquisa nos conduzem a constatar que: o funcionamento desses gêneros é constituído por movimentos intrinsecamente dialógicos do incentivo oral/radialista bem humorado, que se refletem no processo de textualização da escrita dos textos produzidos por ouvintes
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