A prática docente da EJA: o caso da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: da Conceição Valença da Silva, Maria
Orientador(a): Francisco de Souza, João
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4627
Resumo: A pesquisa buscou compreender a prática docente da Educação de Jovens e Adultos/EJA na Penitenciária Juiz Plácido de Souza/PJPS, situando-a no interior da finalidade da educação. Discutimos o conceito de EJA, buscando entender a sua expressão no âmbito prisional. Abordando a investigação a partir da visão dialética freireana, refletimos a finalidade da educação escolar, com ênfase na finalidade da escola na prisão. Nessa construção, analisamos a organização e a efetivação do trabalho das professoras em sala de aula. Como procedimentos, numa aproximação com o estudo etnográfico, valemo-nos da observação, do questionário, da entrevista, da análise documental e de seminários. O estudo revelou que, intencionalmente, a prática docente da EJA na PJPS aproxima-se de uma concepção de educação transformadora, cuja finalidade é contribuir com a (re)construção de atitudes e de valores dos presos/alunos. Identificamos esse mesmo ideal nos documentos da Secretaria de Educação e Cultura/SEC e da Secretaria de Defesa Social/SDS de Pernambuco. Contudo, esses documentos e seu ideário não são trabalhados sistematicamente com as professoras. Elas exercem a docência de acordo com as possibilidades existentes em suas condições de trabalho, bem como dos livros didáticos de que dispõem e da sua compreensão do que deve ser a educação e, especialmente, a escolarização no nível inicial. Nesse processo, vão enfrentando as situações a partir dos saberes elaborados nas experiências do dia-a-dia e como permitem a situação profissional e de trabalho
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Como procedimentos, numa aproximação com o estudo etnográfico, valemo-nos da observação, do questionário, da entrevista, da análise documental e de seminários. O estudo revelou que, intencionalmente, a prática docente da EJA na PJPS aproxima-se de uma concepção de educação transformadora, cuja finalidade é contribuir com a (re)construção de atitudes e de valores dos presos/alunos. Identificamos esse mesmo ideal nos documentos da Secretaria de Educação e Cultura/SEC e da Secretaria de Defesa Social/SDS de Pernambuco. Contudo, esses documentos e seu ideário não são trabalhados sistematicamente com as professoras. Elas exercem a docência de acordo com as possibilidades existentes em suas condições de trabalho, bem como dos livros didáticos de que dispõem e da sua compreensão do que deve ser a educação e, especialmente, a escolarização no nível inicial. 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