Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50525 |
Resumo: | O tema de pesquisa desta dissertação é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP), gerando vários problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O processo de pintura de peças é bem crítico e através da análise dos dados, foi identificado como o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP da empresa. No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma”, buscando melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas com os custos das cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e foi obtido uma redução de 26,1% da geração de SCRAP do setor. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado. |
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OLIVEIRA, Bernardo José dehttp://lattes.cnpq.br/3088214902901573http://lattes.cnpq.br/8895667604896314FERREIRA, Rodrigo José Pires2023-05-25T11:38:57Z2023-05-25T11:38:57Z2022-08-25OLIVEIRA, Bernardo José de. Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50525O tema de pesquisa desta dissertação é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP), gerando vários problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O processo de pintura de peças é bem crítico e através da análise dos dados, foi identificado como o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP da empresa. No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma”, buscando melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas com os custos das cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e foi obtido uma redução de 26,1% da geração de SCRAP do setor. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado.CAPESThe research theme of this dissertation is “Waste reduction in the production chain of an automotive components factory based on the DMAIC methodology”. The scenario for this research, which was developed in a supplier of automotive components, where there are several production processes such as the injection of plastic parts, automotive painting and the assembly of components for the manufacture of bumpers. The company had a high failure rate, which resulted in a large disposal of defective parts (SCRAP), generating several problems and waste in the organization such as loss of time, lack of manpower, scarcity of resources, rising costs, among others. others. The process of painting parts is very critical and through the analysis of the data, it was identified as the sector that had the highest cost with the company's SCRAP. In Lean Manufacturing, the definition of waste is anything that consumes resources, but does not add value to the customer. Therefore, in order to provide solutions, studies and analyzes were developed based on “Six Sigma”, seeking to improve the efficiency and effectiveness of all operations through the DMAIC methodology. As the objective of using the DMAIC methodology was to develop actions to reduce the waste of defective parts (SCRAP), primary, secondary and specific goals were stipulated to measure the gains of this work. The specific targets were related to the costs of the NT1 and NT2 spray booths, where for NT1 a reduction of 33.7% was achieved and for NT2 a reduction of 25.3% was achieved. The secondary goal was related to the painting area and a 26.1% reduction in the sector's SCRAP generation was achieved. The primary goal was related to the indicator of the general cost of SCRAPxSALES of the company and at the end of the work, a reduction of 22.1% in the indicator was achieved. In view of the results achieved, we observed that the actions generated through the use of the DMAIC methodology had its importance for the reduction of the company's waste and was of total relevance to the success of this master's dissertation research.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoPintura automotivaLean manufacturingSeis sigmaDMAICRedução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50525/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Bernardo José de Oliveira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Bernardo José de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain172543https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50525/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bernardo%20Jos%c3%a9%20de%20Oliveira.pdf.txt5c818ad02d128eabc319c69784832583MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Bernardo José de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bernardo José de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50525/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bernardo%20Jos%c3%a9%20de%20Oliveira.pdf.jpg3cfa705d9d9cb228d854dcede95443dcMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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