Depressão, ansiedade, burnout, cefaleia e aprendizado em médicos residentes : uma análise dos fatores relacionados aos programas de residência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: SILVA JÚNIOR, Mário Luciano de Mélo
Orientador(a): ROCHA FILHO, Pedro Augusto Sampaio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamento
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40653
Resumo: A relação entre as características dos programas de residência médica com o aprendizado e com distúrbios como depressão, ansiedade, burnout e cefaleia não está bem estudada. O objetivo foi estabelecer relações entre o cumprimento das normas referentes a residência médica com a identificação de distúrbios neuropsiquiátricos (depressão, ansiedade, burnout e cefaleia) e com a percepção do aprendizado de residentes. Estudo transversal por aplicação de questionário estruturado online, envolvendo médicos residentes de todo o país. A ferramenta de coleta foi composta por questões desenvolvidas com base nas normativas nacionais sobre residência médica e ocorrência de assédios (validadas em um modelo Delphi-like, com residentes de diferentes regiões geográficas e áreas médicas) e sobre saúde mental (PHQ-4, short version-MBI, ID-Migraine e escala de sonolência de Epworth); além de dados sócio-demográficos. O survey foi divulgado nas redes sociais; a amostra foi voluntária. A análise multivariada utilizou regressão logística binominal e o modelo final foi comparado com os dados originais por meio de área sob a curva ROC (AUROC). O link para o questionário recebeu 1989 cliques, dos quais 71,4% (n=1421) indivíduos concluíram o questionário. A mediana de idade foi de 28 anos (IIQ=27-30), 866 (61,0%) do sexo feminino; ano de pós-graduação mediano de 2 (IIQ=1-3), 736 (51,9%) em áreas clínicas. Estrutura assistencial adequada ocorreu em 82,1%, suporte adequado dos preceptores em 50,9%, supervisão frequente em 22,1%, atividades teóricas >3x/semana em 12,3%, carga horária de 60h em 39,0%, descanso pós-plantão em 21,7%, um dia de descanso por semana em 65,5%, ao menos uma estrutura de bem-estar em 93,3%, avaliações em 81,8%. Rastreio positivo para depressão ocorreu em 46,9%, para ansiedade em 56,6%, burnout em 37,0% e 70,8% reportaram aprendizado satisfatório. Houve correlações pequenas ou moderadas entre a maioria dos fatores relacionados a residência. Depressão foi independentemente relacionada com sexo feminino, aumento da carga horária, ausência de dia livre, aprendizado insatisfatório, insatisfação geral com o programa de residência, ocorrência de assédio psicológico, ansiedade, sonolência diurna e burnout (AUROC=0,859 [IC95%=0,840-0,878]). Ansiedade foi independentemente associada a sexo feminino, aumento de idade e de carga horária, conflitos pessoais- profissionais, poucas atividades teóricas, realizar atividades assistenciais sem supervisão, depressão e sonolência diurna (0,837 [0,816-0,857]). Burnout foi relacionado com sexo masculino, menores idade e tempo livre, aumento de carga horária, ausência de dia livre, atividades sem supervisão, sensação de ter escolhido a especialidade errada, aprendizado insuficiente, ocorrência de assédio moral de pacientes e preceptores, depressão e sonolência diurna (0,780 [0,753-0,806]). Migrânea foi associada a sexo feminino, ansiedade, carga horária maior que 60h/semana, ocorrência de assédio moral de pacientes e área clínica de treinamento (0,715 [0,686-0,745]). O aprendizado satisfatório foi relacionado independentemente a menores idade e carga horária, suporte adequado e frequente de preceptores, boa estrutura assistencial e ocorrência de avaliações (0,838 [0,816-0,860]). Conclui-se que a frequência de cumprimento das normas da residência médica, em geral, é baixa e há correlação entre elas. A ocorrência de depressão, ansiedade, burnout, cefaleias e aprendizado se correlacionam tanto com fatores individuais quanto a aspectos relacionados ao programa de residência, como carga horária e características da supervisão.
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O objetivo foi estabelecer relações entre o cumprimento das normas referentes a residência médica com a identificação de distúrbios neuropsiquiátricos (depressão, ansiedade, burnout e cefaleia) e com a percepção do aprendizado de residentes. Estudo transversal por aplicação de questionário estruturado online, envolvendo médicos residentes de todo o país. A ferramenta de coleta foi composta por questões desenvolvidas com base nas normativas nacionais sobre residência médica e ocorrência de assédios (validadas em um modelo Delphi-like, com residentes de diferentes regiões geográficas e áreas médicas) e sobre saúde mental (PHQ-4, short version-MBI, ID-Migraine e escala de sonolência de Epworth); além de dados sócio-demográficos. O survey foi divulgado nas redes sociais; a amostra foi voluntária. A análise multivariada utilizou regressão logística binominal e o modelo final foi comparado com os dados originais por meio de área sob a curva ROC (AUROC). O link para o questionário recebeu 1989 cliques, dos quais 71,4% (n=1421) indivíduos concluíram o questionário. A mediana de idade foi de 28 anos (IIQ=27-30), 866 (61,0%) do sexo feminino; ano de pós-graduação mediano de 2 (IIQ=1-3), 736 (51,9%) em áreas clínicas. Estrutura assistencial adequada ocorreu em 82,1%, suporte adequado dos preceptores em 50,9%, supervisão frequente em 22,1%, atividades teóricas >3x/semana em 12,3%, carga horária de 60h em 39,0%, descanso pós-plantão em 21,7%, um dia de descanso por semana em 65,5%, ao menos uma estrutura de bem-estar em 93,3%, avaliações em 81,8%. Rastreio positivo para depressão ocorreu em 46,9%, para ansiedade em 56,6%, burnout em 37,0% e 70,8% reportaram aprendizado satisfatório. Houve correlações pequenas ou moderadas entre a maioria dos fatores relacionados a residência. Depressão foi independentemente relacionada com sexo feminino, aumento da carga horária, ausência de dia livre, aprendizado insatisfatório, insatisfação geral com o programa de residência, ocorrência de assédio psicológico, ansiedade, sonolência diurna e burnout (AUROC=0,859 [IC95%=0,840-0,878]). Ansiedade foi independentemente associada a sexo feminino, aumento de idade e de carga horária, conflitos pessoais- profissionais, poucas atividades teóricas, realizar atividades assistenciais sem supervisão, depressão e sonolência diurna (0,837 [0,816-0,857]). Burnout foi relacionado com sexo masculino, menores idade e tempo livre, aumento de carga horária, ausência de dia livre, atividades sem supervisão, sensação de ter escolhido a especialidade errada, aprendizado insuficiente, ocorrência de assédio moral de pacientes e preceptores, depressão e sonolência diurna (0,780 [0,753-0,806]). Migrânea foi associada a sexo feminino, ansiedade, carga horária maior que 60h/semana, ocorrência de assédio moral de pacientes e área clínica de treinamento (0,715 [0,686-0,745]). O aprendizado satisfatório foi relacionado independentemente a menores idade e carga horária, suporte adequado e frequente de preceptores, boa estrutura assistencial e ocorrência de avaliações (0,838 [0,816-0,860]). Conclui-se que a frequência de cumprimento das normas da residência médica, em geral, é baixa e há correlação entre elas. A ocorrência de depressão, ansiedade, burnout, cefaleias e aprendizado se correlacionam tanto com fatores individuais quanto a aspectos relacionados ao programa de residência, como carga horária e características da supervisão.The relation amongst medical residency program’s characteristics with learning and with disorders such as depression, anxiety, burnout and headache is not well understood. The aim was to establish relations between the compliance with the medical residency’s standards and the positive screening for neuropsychiatric disorders (depression, anxiety, burnout and headache) and the self-perceived learning acquired throughout training. This was a cross-sectional study that applied an online structured questionnaire, in a national sample of medical residents. The survey was made of questions which were settled regarding Brazilian’s standards on medical residency and occurrence of psychological abus. Those questions were validated in a Delphi-like approach with trainees from different geographic regions and medical areas. We also surveyed mental health (PHQ-4, short version-MBI, ID-Migraine and Epworth somnolence scale) and socio-demographic question. The questionnaire was publicized on social media; it was a volunteer sample. Statistical analysis was performed using multivariate binomial logistic regression and the final model was compared with original data through the area under the receiver operating characteristic (AUROC). The survey link received 1,989 clicks, of which 71,4% (n=1,421) volunteers completed the questionnaire. Median age was 28yo (IQR=27- 30), 866 (61,0%) of female sex; median postgraduate year of 2 (IQR=1-3), 736 (51,9%) in clinical areas. Medical structure was assessed as adequate for 82.1%, attending support was proper for 51.9%, frequent supervision for 22.1%, classroom activities >3x/week for 12.3%, 60h of duty hours per week for 39.0%, resting after a night shift for 21.7%, a day off per week for 65.5%, at least one well-being structure for 93.3%, formal evaluations for 81.8%. Positive screen for depression had a frequency of 46.9%, for anxiety of 56.6%, burnout of 37.0%; and 70.8% reported they had a satisfactory learning experience. There were small to moderate correlations between the majority of factors related to residency standards. Depression was independently related to female sex, higher duty hours, absence of day off, poor learning perception, poor feeling about residency program, overall occurrence of psychological abuse, anxiety, diurnal somnolence and burnout (AUROC=.859 [95%CI=.840-.878]). Anxiety was independently associated with female sex, higher age and duty hours, work-personal life conflicts, few classroom activities, assisting without supervision, depression and diurnal somnolence (AUROC =.837 [.816-.857]). Burnout was related to lower age and leisure time, male sex, higher duty hours, absence of day off, providing care without supervision, choosing the wrong specialty, poor learning, psychological abuse from patients and attendings, depression and diurnal somnolence (AUROC =.780 [.753- .806]). Migraine was associated with female sex, anxiety, more than 60 duty-hours in residency, psychological abuse from patients and a clinical training area (AUROC=.715 [.686-.745]). We conclude that the frequency of compliance with the medical residency standards is low, in general, and there is a correlation between them. The occurrence of depression, anxiety, burnout, headache and satisfactory learning is related to individual and residency program-related factors, such as duty hours and characteristics of supervision.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do ComportamentoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessInternato e ResidênciaEsgotamento ProfissionalDepressãoBullyingAnsiedadeAprendizagemDepressão, ansiedade, burnout, cefaleia e aprendizado em médicos residentes : uma análise dos fatores relacionados aos programas de residênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Mário Luciano de Mélo Silva Júnior.pdfTESE Mário Luciano de Mélo Silva Júnior.pdfapplication/pdf1756684https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40653/1/TESE%20M%c3%a1rio%20Luciano%20de%20M%c3%a9lo%20Silva%20J%c3%banior.pdf6c1487874a73b257e32db8b3f297bbd7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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