Jogando com as regras do jogo : estratégias e táticas utilizadas para a avaliação externa em escolas de referência em ensino médio (EREM) da rede estadual de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: LIMA, José Mawison Cândido de
Orientador(a): SANTOS, Ana Lúcia Félix dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46157
Resumo: Esse trabalho aborda a política de avaliação educacional pernambucana, tomando como campo de estudo o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), através da aplicação obrigatória de testes de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar estratégias (da gestão central) e táticas (dos docentes e/ou da gestão escolar) elaboradas/desenvolvidas por Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da Gerência Regional de Ensino (GRE) Vale do Capibaribe de Pernambuco para alcançar as metas da avaliação externa do SAEPE. O estudo das avaliações externas dos sistemas estaduais merece reflexões enquanto ações norteadoras de agendas políticas numa perspectiva gerencialista e neoliberal; e os resultados dessas avaliações vêm sendo utilizados como indicadores de qualidade, e balizam o recebimento da bonificação, traduzindo uma política de responsabilização. Metodologicamente, a pesquisa está orientada em uma abordagem qualitativa; estruturada e desenvolvida a partir da observação sistemática das escolas e da realização de entrevistas. Os dados gerados foram organizados com as categorias estratégia e tática à luz de Certeau (2014), e suas análises e discussões pautadas na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Tal organização permitiu inferir a inter-relação presente entre essas categorias e suas subcategorias (avaliação, divulgação, formação, bonificação, planejamento, estreitamento curricular e treinamento), revelando que existe uma relação de força e dependência das estratégias sobre as táticas como elemento para guiar condutas e práticas nas escolas. Os docentes apontaram a presença da regulação das ações educativas - fiscalização e monitoramento do trabalho docente, evidenciaram uma diferença entre discurso propalado pelo Estado e o entendimento dos docentes na prática sobre o SAEPE. Noutra linha de ação, a formação nas GREs busca o alinhamento dos docentes ao que é proposto com o SAEPE. As escolas vivem sob os holofotes dos resultados das avaliações externas evidenciando aspectos positivos (reconhecimento, sucesso dos resultados, bonificação, exposição na mídia) e negativos (cobranças, pressão excessiva, subjulgamento pelo não alcance da meta). Os resultados do SAEPE quando comparados com a observação das escolas e as falas dos docentes sinalizam uma duvidosa melhora na educação ofertada pelo Estado, ou seja, a realidade mostra uma pseudo-qualidade baseada em números que não considera as questões socioeconômicas que a escola está inserida, o público que nela estuda, infraestrutura, e outros aspectos cruciais de uma educação de boa qualidade. As escolas estão sob os imperativos dos índices, resultados, rankings e bonificação que se valem os gestores. Assim, neste cenário de responsabilização, inserido na gestão por resultados de lógica neoliberal, os profissionais da educação tornam-se reféns na busca pela ideia de qualidade imposta, correlata ao incentivo financeiro do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) e internalizam a lógica do vale tudo. A avaliação SAEPE modela as táticas de planejamento, estreitamento curricular e treinamento desenvolvidas pelas escolas preparando os estudantes para alcançar alta performance com exaustiva rotina de aulas, aulões e simulados, ainda que em detrimento do currículo e a supervalorização dos descritores. Estabelece-se um jogo entre a educação pública de qualidade em Pernambuco e a educação como serviço subjacente aos imperativos neoliberais.
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spelling LIMA, José Mawison Cândido dehttp://lattes.cnpq.br/6605077286819658http://lattes.cnpq.br/4439575996103777SANTOS, Ana Lúcia Félix dos2022-09-05T12:31:47Z2022-09-05T12:31:47Z2020-10-16LIMA, José Mawison Cândido de. Jogando com as regras do jogo: estratégias e táticas utilizadas para a avaliação externa em escolas de referência em ensino médio (EREM) da rede estadual de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46157Esse trabalho aborda a política de avaliação educacional pernambucana, tomando como campo de estudo o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), através da aplicação obrigatória de testes de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar estratégias (da gestão central) e táticas (dos docentes e/ou da gestão escolar) elaboradas/desenvolvidas por Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da Gerência Regional de Ensino (GRE) Vale do Capibaribe de Pernambuco para alcançar as metas da avaliação externa do SAEPE. O estudo das avaliações externas dos sistemas estaduais merece reflexões enquanto ações norteadoras de agendas políticas numa perspectiva gerencialista e neoliberal; e os resultados dessas avaliações vêm sendo utilizados como indicadores de qualidade, e balizam o recebimento da bonificação, traduzindo uma política de responsabilização. Metodologicamente, a pesquisa está orientada em uma abordagem qualitativa; estruturada e desenvolvida a partir da observação sistemática das escolas e da realização de entrevistas. Os dados gerados foram organizados com as categorias estratégia e tática à luz de Certeau (2014), e suas análises e discussões pautadas na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Tal organização permitiu inferir a inter-relação presente entre essas categorias e suas subcategorias (avaliação, divulgação, formação, bonificação, planejamento, estreitamento curricular e treinamento), revelando que existe uma relação de força e dependência das estratégias sobre as táticas como elemento para guiar condutas e práticas nas escolas. Os docentes apontaram a presença da regulação das ações educativas - fiscalização e monitoramento do trabalho docente, evidenciaram uma diferença entre discurso propalado pelo Estado e o entendimento dos docentes na prática sobre o SAEPE. Noutra linha de ação, a formação nas GREs busca o alinhamento dos docentes ao que é proposto com o SAEPE. As escolas vivem sob os holofotes dos resultados das avaliações externas evidenciando aspectos positivos (reconhecimento, sucesso dos resultados, bonificação, exposição na mídia) e negativos (cobranças, pressão excessiva, subjulgamento pelo não alcance da meta). Os resultados do SAEPE quando comparados com a observação das escolas e as falas dos docentes sinalizam uma duvidosa melhora na educação ofertada pelo Estado, ou seja, a realidade mostra uma pseudo-qualidade baseada em números que não considera as questões socioeconômicas que a escola está inserida, o público que nela estuda, infraestrutura, e outros aspectos cruciais de uma educação de boa qualidade. As escolas estão sob os imperativos dos índices, resultados, rankings e bonificação que se valem os gestores. Assim, neste cenário de responsabilização, inserido na gestão por resultados de lógica neoliberal, os profissionais da educação tornam-se reféns na busca pela ideia de qualidade imposta, correlata ao incentivo financeiro do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) e internalizam a lógica do vale tudo. A avaliação SAEPE modela as táticas de planejamento, estreitamento curricular e treinamento desenvolvidas pelas escolas preparando os estudantes para alcançar alta performance com exaustiva rotina de aulas, aulões e simulados, ainda que em detrimento do currículo e a supervalorização dos descritores. Estabelece-se um jogo entre a educação pública de qualidade em Pernambuco e a educação como serviço subjacente aos imperativos neoliberais.FACEPEThis work approaches the policy of educational evaluation in Pernambuco, taking as a field of study the Basic Education Evaluation System of Pernambuco (SAEPE short for Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco in portuguese), which consists of the application of large-scale tests for Portuguese and Mathematics in schools. The research as general objective to analyze strategies (of the central management) and tactics (of the teachers and/or of the school management) elaborated/developed by Reference Schools in Secondary Education (EREM short for Escola de Referência em Ensino Médio in portuguese) of the Regional Education Management (GRE short for Gerência Regional de Educação in portuguese) Vale do Capibaribe of the state Pernambuco to achieve the aims of the external evaluation of SAEPE. The external evaluations study of the state systems need reflections as practises that guide political agendas from a managerial and neoliberal perspective; and the results of these evaluations have been used as quality performances indicators, and guide the receipt of the bonus, it also translates a policy of accountability. Methodologically the research is oriented in a qualitative approach; structured and developed from the systematic observation of schools and the fulfillment of interviews. The data generated in the research were organized from the categories strategy and tactic in the light of Certeau (2014), and their analysis and discussions were guided by Bardin's Content Analysis (2016). This organization allowed us to infer the interrelationship between these categories and their subcategories (evaluation, dissemination, training, bonus, planning, narrowing and training), revealing that there is a relationship of strength and dependence on strategies over tactics as an element to guide behavior and practices in schools. The teachers pointed out the presence of the regulation of educational actions - inspection and monitoring of teaching work, showing the difference between the discourse propagated by the State and the understanding of teachers in practice about SAEPE. In another line of action, training in GREs seeks to align teachers with what is proposed with SAEPE. Schools live in the spotlight of the results of external evaluations, showing positive aspects (recognition, success of results, bonus, exposure in the media) and negative aspects (charges, excessive pressure, subjugation for not reaching the goal). Pointed out by SAEPE when compared to the observation of schools and the statements of the teachers indicate a doubtful improvement in the education offered by the State, that is, the reality shows a pseudo-quality based on numbers and that does not take into account socioeconomic issues in which the school it is inserted, the public that studies it, infrastructure, among other crucial aspects of a good quality education. Schools are under the imperatives of indexes, results, rankings and bonuses that managers use. Thus, in this scenario of accountability, inserted in the management by results, which in turn is aligned with the neoliberal logic, education professionals become hostages to the search for the idea of imposed quality, correlated to the financial incentive of the School Development Bonus (BDE short for Bônus de Desenvolvimento Escolar in portuguese) and internalize anything goes logic. The SAEPE assessment models planning, curricular narrowing and training tactics developed by schools preparing students to achieve high performance with an exhaustive routine of classes, classes and simulations, albeit to the detriment of the curriculum and the overvaluation of descriptors. A game is established between quality public education in Pernambuco and education as a service underlying the neoliberal imperatives.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPolíticas PúblicasEducação – Avaliação ExternaSAEPE – EREM - PernambucoUFPE - Pós-graduaçãoJogando com as regras do jogo : estratégias e táticas utilizadas para a avaliação externa em escolas de referência em ensino médio (EREM) da rede estadual de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46157/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO José Mawison Cândido de Lima.pdfDISSERTAÇÃO José Mawison Cândido de Lima.pdfapplication/pdf3988980https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46157/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jos%c3%a9%20Mawison%20C%c3%a2ndido%20de%20Lima.pdfc32d2118e025c77330fc77a69e87696aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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