O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vila Nova, Júlio César Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11667
Resumo: Este trabalho enfoca o discurso literomusical brasileiro, com o objetivo central de descrever e analisar a organização linguístico-discursiva do gênero Frevo-Canção, em obras produzidas desde a década de 1930 até a década de 1970. A fundamentação teórica é baseada nas contribuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso; e na concepção dialógica de linguagem, de acordo com Mikhail Bakhtin. Partindo da definição de canção como gênero discursivo, o estudo lança mão de categorias como ethos discursivo, posicionamento e cena enunciativa para identificar os processos de construção de sentido no Frevo-canção. O trabalho analisa, ainda, o contexto sócio-histórico de emergência do Frevo, a partir do final do século XIX, identificando aspectos de sua consolidação como marca da identidade cultural pernambucana. As opções teórico-metodológicas e o recorte histórico definidos para seleção do corpus justificam-se pela importância do Frevo-canção no cenário da música carnavalesca do Brasil, ao longo do período de crescimento da indústria fonográfica no país e de consolidação da popularidade do rádio como meio de comunicação, no século XX. Nesse percurso, são identificados diferentes aspectos do posicionamento do Frevo, através de canções que estabelecem um gesto afirmativo de inserção desse fenômeno cultural no campo do discurso literomusical brasileiro.
id UFPE_b16f08487ff8504bc98a4d69437ef6bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11667
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamentoFrevoDiscurso literomusicalAnálise do discursoGênero do discursoEste trabalho enfoca o discurso literomusical brasileiro, com o objetivo central de descrever e analisar a organização linguístico-discursiva do gênero Frevo-Canção, em obras produzidas desde a década de 1930 até a década de 1970. A fundamentação teórica é baseada nas contribuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso; e na concepção dialógica de linguagem, de acordo com Mikhail Bakhtin. Partindo da definição de canção como gênero discursivo, o estudo lança mão de categorias como ethos discursivo, posicionamento e cena enunciativa para identificar os processos de construção de sentido no Frevo-canção. O trabalho analisa, ainda, o contexto sócio-histórico de emergência do Frevo, a partir do final do século XIX, identificando aspectos de sua consolidação como marca da identidade cultural pernambucana. As opções teórico-metodológicas e o recorte histórico definidos para seleção do corpus justificam-se pela importância do Frevo-canção no cenário da música carnavalesca do Brasil, ao longo do período de crescimento da indústria fonográfica no país e de consolidação da popularidade do rádio como meio de comunicação, no século XX. Nesse percurso, são identificados diferentes aspectos do posicionamento do Frevo, através de canções que estabelecem um gesto afirmativo de inserção desse fenômeno cultural no campo do discurso literomusical brasileiro.Universidade Federal de PernambucoCarvalho, Nelly Vila Nova, Júlio César Fernandes2015-03-10T14:41:41Z2015-03-10T14:41:41Z2012-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVILA NOVA, Júlio Cesar Fernandes. O frevo no discurso literomusical brasileiro: ethos discursivo e posicionamento . Recife, 2012. 224 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11667porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T20:00:52Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/11667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:00:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
title O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
spellingShingle O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
Vila Nova, Júlio César Fernandes
Frevo
Discurso literomusical
Análise do discurso
Gênero do discurso
title_short O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
title_full O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
title_fullStr O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
title_full_unstemmed O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
title_sort O Frevo no discurso literomusical brasileiro: Ethos discursivo e posicionamento
author Vila Nova, Júlio César Fernandes
author_facet Vila Nova, Júlio César Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Nelly
dc.contributor.author.fl_str_mv Vila Nova, Júlio César Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Frevo
Discurso literomusical
Análise do discurso
Gênero do discurso
topic Frevo
Discurso literomusical
Análise do discurso
Gênero do discurso
description Este trabalho enfoca o discurso literomusical brasileiro, com o objetivo central de descrever e analisar a organização linguístico-discursiva do gênero Frevo-Canção, em obras produzidas desde a década de 1930 até a década de 1970. A fundamentação teórica é baseada nas contribuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso; e na concepção dialógica de linguagem, de acordo com Mikhail Bakhtin. Partindo da definição de canção como gênero discursivo, o estudo lança mão de categorias como ethos discursivo, posicionamento e cena enunciativa para identificar os processos de construção de sentido no Frevo-canção. O trabalho analisa, ainda, o contexto sócio-histórico de emergência do Frevo, a partir do final do século XIX, identificando aspectos de sua consolidação como marca da identidade cultural pernambucana. As opções teórico-metodológicas e o recorte histórico definidos para seleção do corpus justificam-se pela importância do Frevo-canção no cenário da música carnavalesca do Brasil, ao longo do período de crescimento da indústria fonográfica no país e de consolidação da popularidade do rádio como meio de comunicação, no século XX. Nesse percurso, são identificados diferentes aspectos do posicionamento do Frevo, através de canções que estabelecem um gesto afirmativo de inserção desse fenômeno cultural no campo do discurso literomusical brasileiro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
2015-03-10T14:41:41Z
2015-03-10T14:41:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILA NOVA, Júlio Cesar Fernandes. O frevo no discurso literomusical brasileiro: ethos discursivo e posicionamento . Recife, 2012. 224 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11667
identifier_str_mv VILA NOVA, Júlio Cesar Fernandes. O frevo no discurso literomusical brasileiro: ethos discursivo e posicionamento . Recife, 2012. 224 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2012.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856042106184794112