Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: TRINDADE, Ana Carolina de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513
Resumo: Partindo do princípio de que a produção artística de um determinado período pode contribuir para um entendimento mais rico de um período da história de uma cidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre as imagens do Recife por meio das obras dos artistas Cícero Dias (1907-2003) e Paulo Bruscky (1949). Atuantes na disseminação das vanguardas artísticas, os artistas em diferentes temporalidades e modos de expressão/ação – pintura e performance – apresentaram suas percepções sobre os efeitos da modernização na cidade. Os artistas produziram um acervo grande de obras que fazem relações diretas ou indiretas ao cotidiano da cidade e que nos ajuda a apreender melhor a experiência da modernidade na cidade. Eram imagens de um Recife que não seguiam uma linearidade, havia surpresas, interseções, encontros e descompassos entre o tempo e espaço. Uma forma de pensar e de apresentar a cidade que se aproxima daquela elaborada por Walter Benjamin com seus estudos das imagens da modernidade da paris do século XIX, que não apenas buscou regressar e apresentar os fatos e fenômenos que originaram a formação destas imagens, mas apresentou uma outra forma de contar a história. Por meio da coleção de fragmentos de tempos variados, lugares e sobretudo a partir de personagens ordinários da cidade tanto Benjamin como Aby Warburg por meio da comparação e contraste de várias imagens artísticas utilizaram a montagem, técnica, herdada do cinema vanguarda e dos escritos surrealistas e das obras dadaístas, como forma de pensar e sobretudo como proposta de apresentar uma outra história na perspectiva dos anônimos ou vencidos como para descobrir padrões e repetições visuais, respectivamente. Ao aproximarmos artistas de temporalidades diferentes, por meio da montagem, buscamos, assim, investigar similaridades, sobrevivências e mudanças das imagens da modernidade do Recife.
id UFPE_b2a2f85a36257d1519cbee1b5862707f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/58513
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo BrusckyRecifeImagemModernidadeCícero DiasPaulo BrusckyPartindo do princípio de que a produção artística de um determinado período pode contribuir para um entendimento mais rico de um período da história de uma cidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre as imagens do Recife por meio das obras dos artistas Cícero Dias (1907-2003) e Paulo Bruscky (1949). Atuantes na disseminação das vanguardas artísticas, os artistas em diferentes temporalidades e modos de expressão/ação – pintura e performance – apresentaram suas percepções sobre os efeitos da modernização na cidade. Os artistas produziram um acervo grande de obras que fazem relações diretas ou indiretas ao cotidiano da cidade e que nos ajuda a apreender melhor a experiência da modernidade na cidade. Eram imagens de um Recife que não seguiam uma linearidade, havia surpresas, interseções, encontros e descompassos entre o tempo e espaço. Uma forma de pensar e de apresentar a cidade que se aproxima daquela elaborada por Walter Benjamin com seus estudos das imagens da modernidade da paris do século XIX, que não apenas buscou regressar e apresentar os fatos e fenômenos que originaram a formação destas imagens, mas apresentou uma outra forma de contar a história. Por meio da coleção de fragmentos de tempos variados, lugares e sobretudo a partir de personagens ordinários da cidade tanto Benjamin como Aby Warburg por meio da comparação e contraste de várias imagens artísticas utilizaram a montagem, técnica, herdada do cinema vanguarda e dos escritos surrealistas e das obras dadaístas, como forma de pensar e sobretudo como proposta de apresentar uma outra história na perspectiva dos anônimos ou vencidos como para descobrir padrões e repetições visuais, respectivamente. Ao aproximarmos artistas de temporalidades diferentes, por meio da montagem, buscamos, assim, investigar similaridades, sobrevivências e mudanças das imagens da modernidade do Recife.Based on the premise that the artistic production of a specific period can contribute to a richer understanding of a city’s historical period, this study proposes a reflection on the imagery of Recife through the works of artists Cícero Dias (1907-2003) and Paulo Bruscky (1949). As active figures in disseminating artistic avant-gardes, these artists, through different temporalities and modes of expression/action such as painting and performance, presented their perceptions of the effects of modernization on the city. They produced a vast collection of artworks that directly or indirectly relate to the city’s everyday life, providing us with a better grasp of the experience of modernity in the city. These images depicted a non-linear Recife, characterized by surprises, intersections, encounters, and disjunctions between time and space. This way of thinking and presenting the city aligns with Walter Benjamin’s elaboration of the imagery of 19th-century Parisian modernity. Benjamin’s approach not only sought to revisit and present the facts and phenomena that gave rise to the formation of these images but also offered an alternative way of narrating history. Through the collection of fragments from different times, places, and, above all, ordinary city dwellers, both Benjamin and Aby Warburg employed the montage technique inherited from avant-garde cinema, surrealistic writings, and Dadaist works as a means of thinking and, most importantly, as a proposal to present an alternative history from the perspectives of the anonymous or the defeated, aiming to discover visual patterns and repetitions, respectively. By bringing artists from different temporalities together through montage, our objective is to investigate the similarities, survivals, and changes in the imagery of modernity in Recife.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoMOREIRA, Fernando Dinizhttp://lattes.cnpq.br/8060879289083824http://lattes.cnpq.br/6641935263631117TRINDADE, Ana Carolina de Freitas2024-11-05T18:00:33Z2024-11-05T18:00:33Z2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTRINDADE, Ana Carolina de Freitas. Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky.2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2024-11-07T05:40:20Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/58513Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-11-07T05:40:20Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
title Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
spellingShingle Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
TRINDADE, Ana Carolina de Freitas
Recife
Imagem
Modernidade
Cícero Dias
Paulo Bruscky
title_short Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
title_full Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
title_fullStr Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
title_full_unstemmed Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
title_sort Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky
author TRINDADE, Ana Carolina de Freitas
author_facet TRINDADE, Ana Carolina de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Fernando Diniz
http://lattes.cnpq.br/8060879289083824
http://lattes.cnpq.br/6641935263631117
dc.contributor.author.fl_str_mv TRINDADE, Ana Carolina de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Recife
Imagem
Modernidade
Cícero Dias
Paulo Bruscky
topic Recife
Imagem
Modernidade
Cícero Dias
Paulo Bruscky
description Partindo do princípio de que a produção artística de um determinado período pode contribuir para um entendimento mais rico de um período da história de uma cidade, este trabalho propõe uma reflexão sobre as imagens do Recife por meio das obras dos artistas Cícero Dias (1907-2003) e Paulo Bruscky (1949). Atuantes na disseminação das vanguardas artísticas, os artistas em diferentes temporalidades e modos de expressão/ação – pintura e performance – apresentaram suas percepções sobre os efeitos da modernização na cidade. Os artistas produziram um acervo grande de obras que fazem relações diretas ou indiretas ao cotidiano da cidade e que nos ajuda a apreender melhor a experiência da modernidade na cidade. Eram imagens de um Recife que não seguiam uma linearidade, havia surpresas, interseções, encontros e descompassos entre o tempo e espaço. Uma forma de pensar e de apresentar a cidade que se aproxima daquela elaborada por Walter Benjamin com seus estudos das imagens da modernidade da paris do século XIX, que não apenas buscou regressar e apresentar os fatos e fenômenos que originaram a formação destas imagens, mas apresentou uma outra forma de contar a história. Por meio da coleção de fragmentos de tempos variados, lugares e sobretudo a partir de personagens ordinários da cidade tanto Benjamin como Aby Warburg por meio da comparação e contraste de várias imagens artísticas utilizaram a montagem, técnica, herdada do cinema vanguarda e dos escritos surrealistas e das obras dadaístas, como forma de pensar e sobretudo como proposta de apresentar uma outra história na perspectiva dos anônimos ou vencidos como para descobrir padrões e repetições visuais, respectivamente. Ao aproximarmos artistas de temporalidades diferentes, por meio da montagem, buscamos, assim, investigar similaridades, sobrevivências e mudanças das imagens da modernidade do Recife.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28
2024-11-05T18:00:33Z
2024-11-05T18:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, Ana Carolina de Freitas. Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky.2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513
identifier_str_mv TRINDADE, Ana Carolina de Freitas. Imagens da modernidade no Recife. A experiência urbana de Cícero Dias e Paulo Bruscky.2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923148684197888