Exclusão digital, uma avaliação de políticas públicas municipais - o caso da cidade de Bonito, PE
Ano de defesa: | 2003 |
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Universidade Federal de Pernambuco
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Resumo: | À medida que o mundo se dirige à consolidação da Sociedade do Conhecimento e da Informação, ele vai assumindo novo perfil econômico e social. Neste novo cenário mundial, já ocorreu uma profunda mudança de valores. Mas, embora empolgante, o mundo do conhecimento e da informação tem um lado perigoso: o de marginalizar, com facilidade, os indivíduos do processo econômico. E isso traz péssimas conseqüências sociais, que se avolumam pelo ininterrupto criar de novas tecnologias, a uma velocidade que forja um novo tipo de analfabeto, não mais o das letras, mas o da informática e das línguas estrangeiras. Neste instante vem à tona, de forma pujante, a questão da interiorização do conhecimento, ou seja, a ação de levar o conhecimento de ponta para o interior da Nação. O conhecimento levado aos municípios gera neles a possibilidade de seus cidadãos caminharem com as próprias pernas, serem cidadãos de fato, poderem sonhar por dias melhores para si e para os seus. Esta dissertação busca contribuir com o entendimento de como os gestores municipais das cidades de pequeno porte podem melhor formular e implementar políticas públicas que visem o ensino das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Foi escolhido o município de Bonito, em Pernambuco, cuja atual Prefeitura tem um projeto de criar um ambiente favorável à instalação de um pólo tecnológico, com incentivos para a vinda de empresas de TICs, e assim formar no município uma conscientização da importância dessas tecnologias para a população. Além do pólo tecnológico, a alfabetização digital das crianças da rede municipal e o acesso gratuito à internet para a população também fazem parte do programa de governo. Foram realizadas viagens ao município com o objetivo de acompanhar o andamento das políticas, conhecer a realidade local através de reuniões com os diversos gestores municipais e, por final, aferir o grau de dificuldade para implementação do projeto. Por último, foram realizadas entrevistas com os vereadores municipais e com as principais forças políticas locais, de quem se procurou saber o que achavam do projeto da atual gestão, especificamente do pólo tecnológico e da alfabetização digital, e qual a saída econômica que acreditavam existir para o município de Bonito. Ficou comprovado que, mesmo sem ter havido a implantação de todas as políticas da atual gestão até o encerramento deste trabalho, a população local e, principalmente, todos os atores políticos, independentemente de grupos, entendem a importância e a necessidade da alfabetização digital. Ou seja, o projeto da atual gestão contribuiu para que o acesso da população às TICs faça parte de qualquer projeto de governo, independente da facção política |
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E isso traz péssimas conseqüências sociais, que se avolumam pelo ininterrupto criar de novas tecnologias, a uma velocidade que forja um novo tipo de analfabeto, não mais o das letras, mas o da informática e das línguas estrangeiras. Neste instante vem à tona, de forma pujante, a questão da interiorização do conhecimento, ou seja, a ação de levar o conhecimento de ponta para o interior da Nação. O conhecimento levado aos municípios gera neles a possibilidade de seus cidadãos caminharem com as próprias pernas, serem cidadãos de fato, poderem sonhar por dias melhores para si e para os seus. Esta dissertação busca contribuir com o entendimento de como os gestores municipais das cidades de pequeno porte podem melhor formular e implementar políticas públicas que visem o ensino das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Foi escolhido o município de Bonito, em Pernambuco, cuja atual Prefeitura tem um projeto de criar um ambiente favorável à instalação de um pólo tecnológico, com incentivos para a vinda de empresas de TICs, e assim formar no município uma conscientização da importância dessas tecnologias para a população. Além do pólo tecnológico, a alfabetização digital das crianças da rede municipal e o acesso gratuito à internet para a população também fazem parte do programa de governo. Foram realizadas viagens ao município com o objetivo de acompanhar o andamento das políticas, conhecer a realidade local através de reuniões com os diversos gestores municipais e, por final, aferir o grau de dificuldade para implementação do projeto. Por último, foram realizadas entrevistas com os vereadores municipais e com as principais forças políticas locais, de quem se procurou saber o que achavam do projeto da atual gestão, especificamente do pólo tecnológico e da alfabetização digital, e qual a saída econômica que acreditavam existir para o município de Bonito. Ficou comprovado que, mesmo sem ter havido a implantação de todas as políticas da atual gestão até o encerramento deste trabalho, a população local e, principalmente, todos os atores políticos, independentemente de grupos, entendem a importância e a necessidade da alfabetização digital. 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