Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: PEREIRA, Cândido de Souza
Orientador(a): ROCHA, Enivaldo Carvalho da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40404
Resumo: O principal objetivo da dissertação é analisar a distribuição longitudinal e espacial da mortalidade por Acidente de Transporte Terrestre – ATT em Pernambuco (1996-2018). Em específico, objetiva-se: estimar a quantidade esperada de óbitos por ATT até 2020; prever se os estados do Nordeste brasileiro alcançarão a meta do ODS 3.6, que consiste na redução de 50% das mortes por acidentes de trânsito até 2020; e traçar o perfil das vítimas. A metodologia é composta por análise exploratória e descritiva de dados, modelos de séries temporais (ARIMA e suavização exponencial) e análise de correlação espacial. A base de dados secundários é oriunda das seguintes fontes: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os principais resultados indicam que: (1) Pernambuco perderá 2.920 vidas no trânsito entre 2019 e 2020; (2) existe uma pequena autocorrelação espacial para a mortalidade por ATT (I de Moran Global = 0,113, p-valor 0,05); (3) nenhum estado do Nordeste brasileiro alcançará a meta do ODS 3.6; e (4) o perfil principal das vítimas por ATT caracteriza-se por homem, de 20 a 40 anos, com o meio de locomoção de motocicleta. Este trabalho servirá como diagnóstico sobre os ATT e a mortalidade no trânsito pernambucano e como insumo para os formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão.
id UFPE_cfa8ba496786d448ae1b5269fe41d440
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40404
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling PEREIRA, Cândido de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3217650324131394http://lattes.cnpq.br/3629594575120398ROCHA, Enivaldo Carvalho da2021-07-02T16:35:27Z2021-07-02T16:35:27Z2020-02-28PEREIRA, Cândido de Souza. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018): análise de risco, no espaço e tempo. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40404O principal objetivo da dissertação é analisar a distribuição longitudinal e espacial da mortalidade por Acidente de Transporte Terrestre – ATT em Pernambuco (1996-2018). Em específico, objetiva-se: estimar a quantidade esperada de óbitos por ATT até 2020; prever se os estados do Nordeste brasileiro alcançarão a meta do ODS 3.6, que consiste na redução de 50% das mortes por acidentes de trânsito até 2020; e traçar o perfil das vítimas. A metodologia é composta por análise exploratória e descritiva de dados, modelos de séries temporais (ARIMA e suavização exponencial) e análise de correlação espacial. A base de dados secundários é oriunda das seguintes fontes: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os principais resultados indicam que: (1) Pernambuco perderá 2.920 vidas no trânsito entre 2019 e 2020; (2) existe uma pequena autocorrelação espacial para a mortalidade por ATT (I de Moran Global = 0,113, p-valor 0,05); (3) nenhum estado do Nordeste brasileiro alcançará a meta do ODS 3.6; e (4) o perfil principal das vítimas por ATT caracteriza-se por homem, de 20 a 40 anos, com o meio de locomoção de motocicleta. Este trabalho servirá como diagnóstico sobre os ATT e a mortalidade no trânsito pernambucano e como insumo para os formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão.The main objective of the dissertation is to analyze the longitudinal and spatial distribution of mortality due to Land Transport Accident – LTT in Pernambuco (1996-2018). In particular, the objective is to: estimate the expected number of deaths due to LTT by 2020; predict whether the states of Northeast Brazil will reach the SDG 3.6 target, which consists of a 50% reduction in deaths from traffic accidents by 2020; and profile the victims. The methodology consists of exploratory and descriptive data analysis, time series models (ARIMA and exponential smoothing) and spatial correlation analysis. The secondary database comes from the following sources: Mortality Information System, available on the platform of the Informatics Department of the Unified Health System and the Land Transport Accident Information System, provided by the State Health Secretariat. The main results indicate that: (1) Pernambuco will lose 2,920 lives in traffic between 2019 and 2020; (2) there is a small spatial autocorrelation for mortality by LTT (Moran´s I = 0.113, p-value = 0.05); (3) no state in the Brazilian Northeast will achieve the goal of SDG 3.6; and (4) the main profile of victims by LTT is characterized by men, aged 20 to 40, with mobility on a motorcycle. This work will serve as a diagnosis of LTT and mortality in Pernambuco traffic and as an input for public policy makers and decision makers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Politicas PublicasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência PolíticaMortalidade – EstatísticaMortes no trânsitoAcidentes de trânsitoMotoristas embriagados – Características das vítimasMortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Cândido de Souza Pereira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cândido de Souza Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain110518https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a2ndido%20de%20Souza%20Pereira.pdf.txtd7748f0bfd7bd1afd102fbd6a8a1b1d0MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Cândido de Souza Pereira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cândido de Souza Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a2ndido%20de%20Souza%20Pereira.pdf.jpgd0e3e8a6012a4b1c04968253b84b6475MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Cândido de Souza Pereira.pdfDISSERTAÇÃO Cândido de Souza Pereira.pdfapplication/pdf2025534https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a2ndido%20de%20Souza%20Pereira.pdfe099cf8f07781ba1f75bb09faaf8c958MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/404042021-07-03 02:17:15.871oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-07-03T05:17:15Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
title Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
spellingShingle Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
PEREIRA, Cândido de Souza
Ciência Política
Mortalidade – Estatística
Mortes no trânsito
Acidentes de trânsito
Motoristas embriagados – Características das vítimas
title_short Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
title_full Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
title_fullStr Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
title_full_unstemmed Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
title_sort Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018) : análise de risco, no espaço e tempo
author PEREIRA, Cândido de Souza
author_facet PEREIRA, Cândido de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3217650324131394
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3629594575120398
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Cândido de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROCHA, Enivaldo Carvalho da
contributor_str_mv ROCHA, Enivaldo Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
Mortalidade – Estatística
Mortes no trânsito
Acidentes de trânsito
Motoristas embriagados – Características das vítimas
topic Ciência Política
Mortalidade – Estatística
Mortes no trânsito
Acidentes de trânsito
Motoristas embriagados – Características das vítimas
description O principal objetivo da dissertação é analisar a distribuição longitudinal e espacial da mortalidade por Acidente de Transporte Terrestre – ATT em Pernambuco (1996-2018). Em específico, objetiva-se: estimar a quantidade esperada de óbitos por ATT até 2020; prever se os estados do Nordeste brasileiro alcançarão a meta do ODS 3.6, que consiste na redução de 50% das mortes por acidentes de trânsito até 2020; e traçar o perfil das vítimas. A metodologia é composta por análise exploratória e descritiva de dados, modelos de séries temporais (ARIMA e suavização exponencial) e análise de correlação espacial. A base de dados secundários é oriunda das seguintes fontes: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e do Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt), fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os principais resultados indicam que: (1) Pernambuco perderá 2.920 vidas no trânsito entre 2019 e 2020; (2) existe uma pequena autocorrelação espacial para a mortalidade por ATT (I de Moran Global = 0,113, p-valor 0,05); (3) nenhum estado do Nordeste brasileiro alcançará a meta do ODS 3.6; e (4) o perfil principal das vítimas por ATT caracteriza-se por homem, de 20 a 40 anos, com o meio de locomoção de motocicleta. Este trabalho servirá como diagnóstico sobre os ATT e a mortalidade no trânsito pernambucano e como insumo para os formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-02T16:35:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-02T16:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Cândido de Souza. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018): análise de risco, no espaço e tempo. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40404
identifier_str_mv PEREIRA, Cândido de Souza. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre em Pernambuco (1996-2018): análise de risco, no espaço e tempo. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a2ndido%20de%20Souza%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a2ndido%20de%20Souza%20Pereira.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a2ndido%20de%20Souza%20Pereira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40404/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d7748f0bfd7bd1afd102fbd6a8a1b1d0
d0e3e8a6012a4b1c04968253b84b6475
e099cf8f07781ba1f75bb09faaf8c958
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802311041722351616