Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues
Orientador(a): COVALESKI, Rogério Luiz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217
Resumo: Em meio à pandemia de Covid-19, a crescente popularidade do TikTok permitiu que boa parte de seu conteúdo ultrapassasse os limites da plataforma. Na ocasião, o mundo se deparou com jovens meninas, em sua maioria brancas, dançando em frente às câmeras. Onde quer que as garotas gravassem suas performances, seus cenários frequentemente atestavam a condição socioeconômica privilegiada que elas compartilhavam. Todas as características que mencionamos, em conjunto, integram a identidade tween, uma feminilidade demarcada entre o fim da infância e o início da adolescência e intimamente ligada à cultura do consumo. Esse modelo ideal permeia a mídia contemporânea e interpela jovens garotas a transportarem suas escolhas identitárias para o âmbito do consumo. Dessa forma, no empuxo da maior participação infanto-juvenil na internet, esta pesquisa objetiva compreender de que maneiras o consumo é acionado por influenciadoras digitais jovens no TikTok, para demarcar suas identidades tweens. Para alcançar tal objetivo, uma Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2015) foi realizada, trazendo resultados mais amplos. Identificamos o que parecia demonstrar a transversalidade e a multifuncionalidade do consumo. Bens e práticas associadas a essa atividade podem ser vistos em diversos tipos de conteúdo publicados pelas garotas em seus TikToks. Esses elementos suplantavam seus esforços para expressar diversos atributos que as posicionam dentro do modelo arquetípico tween.
id UFPE_d1979c8bebac5b9e2422401159e870c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/41217
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2620034555592545http://lattes.cnpq.br/8848818321253108COVALESKI, Rogério Luiz2021-09-28T16:56:19Z2021-09-28T16:56:19Z2021-08-20LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues. Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217Em meio à pandemia de Covid-19, a crescente popularidade do TikTok permitiu que boa parte de seu conteúdo ultrapassasse os limites da plataforma. Na ocasião, o mundo se deparou com jovens meninas, em sua maioria brancas, dançando em frente às câmeras. Onde quer que as garotas gravassem suas performances, seus cenários frequentemente atestavam a condição socioeconômica privilegiada que elas compartilhavam. Todas as características que mencionamos, em conjunto, integram a identidade tween, uma feminilidade demarcada entre o fim da infância e o início da adolescência e intimamente ligada à cultura do consumo. Esse modelo ideal permeia a mídia contemporânea e interpela jovens garotas a transportarem suas escolhas identitárias para o âmbito do consumo. Dessa forma, no empuxo da maior participação infanto-juvenil na internet, esta pesquisa objetiva compreender de que maneiras o consumo é acionado por influenciadoras digitais jovens no TikTok, para demarcar suas identidades tweens. Para alcançar tal objetivo, uma Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2015) foi realizada, trazendo resultados mais amplos. Identificamos o que parecia demonstrar a transversalidade e a multifuncionalidade do consumo. Bens e práticas associadas a essa atividade podem ser vistos em diversos tipos de conteúdo publicados pelas garotas em seus TikToks. Esses elementos suplantavam seus esforços para expressar diversos atributos que as posicionam dentro do modelo arquetípico tween.FACEPEAmidst the Covid-19 pandemic, the increasing popularity of TikTok enabled a large part of its content to go beyond the limits of the platform. At that time, the world was confronted with predominantly white young girls dancing in front of their cameras. Wherever they recorded their performances, their backdrops would frequently display their shared social and economic privileges. The above listed characteristics, altogether, constitute the tween, a female identity that takes place between late childhood and early teenhood, an identity also inherently connected with consumer culture. This ideal model of femininity is heavily spread through contemporary media, approaching and encouraging young girls to transport their identity choices to the scope of consumption. Hence, given the growing engagement of young people online, this research aims at understanding how consumption is mobilized by Brazilian young female digital influencers on TikTok to outline and express their tween identities. With the purpose of achieving the mentioned goal, an Analysis of Moving Images (ROSE, 2015) was run, showing broader results. We identified what seemed to demonstrate a transversality and a multifunctionality of consumption. Goods and practices associated with that activity can be seen among different types of content those young influencers post on their TikTok profiles. The former elements supported the efforts the girls made to express several traits that position themselves within the archetypical model labeled as tween.In mezzo alla pandemia di Covid-19, la crescente popolarità di TikTok ha permesso a gran parte dei suoi contenuti di superare i confini della piattaforma. Da quel momento, il mondo si è confrontato con giovani ragazze, principalmente bianche, che ballavano davanti alle loro fotocamere. Ovunque girassero le loro video, gli sfondi delle scene mostravano la loro comune condizione sociale ed economica privilegiata. Le suddette caratteristiche, insieme, formano la tween, un'identità femminile che si sviluppa fra la tarda infanzia e i primi anni dell'adolescenza, un'identità connessa anche alla cultura del consumo. Questo modello ideale di femminilità è diffuso attraverso i media contemporanei e incoraggia giovani ragazze a portare le loro scelte identitarie nell'ambito del consumo. Quindi, data la crescente partecipazione di giovani online, questa ricerca mira a comprendere come il consumo è mobilitato da giovani lavoratrici digitali brasiliane per segnare ed esprimere le loro identità tween. Per raggiungere il dato obiettivo, è stata realizzata un'Analisi di Immagini in Movimento (ROSE, 2015), che ha mostrato ampi risultati. Abbiamo identificato ciò che sembrava dimostrare la trasversalità e la multifunzionalità del consumo. Merci e pratiche relative a questa attività sono state osservate all'interno di differenti tipi di contenuti pubblicati dalle ragazze nei loro profili TikTok. Questi elementi sostengono i loro sforzi di esprimere diverse caratteristiche che le posizionano dentro il modello archetipico tween.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoTweenInfânciaGêneroConsumoIdentidadeTikTokConsumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência femininainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes.pdfDISSERTAÇÃO Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes.pdfapplication/pdf12180314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Phelipe%20Rodrigues%20Lopes.pdf376b3eae097933b42d7cc399f831b17aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain591836https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Phelipe%20Rodrigues%20Lopes.pdf.txt30210609baccb2545a5d69b587f4d2b8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rodrigo Phelipe Rodrigues Lopes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2061https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Phelipe%20Rodrigues%20Lopes.pdf.jpgccc955655d25fa536251f929ac345e9aMD55123456789/412172021-09-29 02:09:04.165oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-09-29T05:09:04Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
title Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
spellingShingle Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues
Comunicação
Tween
Infância
Gênero
Consumo
Identidade
TikTok
title_short Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
title_full Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
title_fullStr Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
title_full_unstemmed Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
title_sort Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
author LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues
author_facet LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2620034555592545
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8848818321253108
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COVALESKI, Rogério Luiz
contributor_str_mv COVALESKI, Rogério Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Tween
Infância
Gênero
Consumo
Identidade
TikTok
topic Comunicação
Tween
Infância
Gênero
Consumo
Identidade
TikTok
description Em meio à pandemia de Covid-19, a crescente popularidade do TikTok permitiu que boa parte de seu conteúdo ultrapassasse os limites da plataforma. Na ocasião, o mundo se deparou com jovens meninas, em sua maioria brancas, dançando em frente às câmeras. Onde quer que as garotas gravassem suas performances, seus cenários frequentemente atestavam a condição socioeconômica privilegiada que elas compartilhavam. Todas as características que mencionamos, em conjunto, integram a identidade tween, uma feminilidade demarcada entre o fim da infância e o início da adolescência e intimamente ligada à cultura do consumo. Esse modelo ideal permeia a mídia contemporânea e interpela jovens garotas a transportarem suas escolhas identitárias para o âmbito do consumo. Dessa forma, no empuxo da maior participação infanto-juvenil na internet, esta pesquisa objetiva compreender de que maneiras o consumo é acionado por influenciadoras digitais jovens no TikTok, para demarcar suas identidades tweens. Para alcançar tal objetivo, uma Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2015) foi realizada, trazendo resultados mais amplos. Identificamos o que parecia demonstrar a transversalidade e a multifuncionalidade do consumo. Bens e práticas associadas a essa atividade podem ser vistos em diversos tipos de conteúdo publicados pelas garotas em seus TikToks. Esses elementos suplantavam seus esforços para expressar diversos atributos que as posicionam dentro do modelo arquetípico tween.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-28T16:56:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-28T16:56:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues. Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217
identifier_str_mv LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues. Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Phelipe%20Rodrigues%20Lopes.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Phelipe%20Rodrigues%20Lopes.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41217/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Phelipe%20Rodrigues%20Lopes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 376b3eae097933b42d7cc399f831b17a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
30210609baccb2545a5d69b587f4d2b8
ccc955655d25fa536251f929ac345e9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797782360402427904