Treino de estimulação cognitiva e repercussões no desempenho ocupacional em mulheres idosas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: GOMES, Érika Carla Cavalcanti
Orientador(a): SOUZA, Sandra Lopes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamento
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30997
Resumo: As alterações cognitivas inatas ao processo de envelhecimento constituem um campo relevante para neuropsiquiatria, pois essas mudanças podem comprometer a manutenção de uma vida social e produtiva para o idoso. Sendo assim a referida tese objetivou analisar o efeito de estimulação cognitiva no desempenho cognitivo, ocupacional e de humor em mulheres idosas. Para responder o referido objeto de pesquisa foram elaborados dois artigos: revisão integrativa e original, respectivamente. A revisão integrativa buscou identificar a relação entre o treino de estimulação de memória na funcionalidade do idoso sem comprometimento cognitivo, por meio um levantamento de estudos realizados nos últimos sete anos, publicados nos idiomas inglês, português. Na amostra final foram selecionados 12 artigos. A partir do levantamento realizado foi identificado que o treino estimulação de memória em idosos em idoso sem comprometimento cognitivo pode melhora sua funcionalidade, principalmente, em relação: ao desempenho nas atividades avançadas, instrumentais e básicas de vida diária, nos componentes psicológicos, sociais e de qualidade de vida dos idosos. O artigo original objetivou analisar o efeito do treino de estimulação cognitiva no desempenho cognitivo, ocupacional e de humor em idosas com envelhecimento normal. Trata-se de um ensaio clinico controlado, onde foram convidadas a participar da pesquisas 200 idosas que faziam parte de um programa de educação permanente. Na primeira etapa, da pesquisa, que correspondeu ao recrutamento das idosas para as avaliações inicias, no qual foram excluídas 100 possíveis participantes por não atenderem os critérios de inclusão estabelecidos para pesquisa: ter idade mínima de 60 anos, ser do sexo feminino, não apresentar comprometimento cognitivo e/ou comunicação que impossibilitasse a coleta de dados. Amostra final foi composta por 100 idosas, alocadas dois grupos. No Grupo controle as idosas foram acompanhadas em ambulatório e receberam orientações de estimulação cognitiva a ser realizado em ambiente domiciliar. O de intervenção correspondeu as “oficinas de memória”, que aconteciam semanalmente, com duração de 60 minutos, em 12 sessões. As idosas responderam um formulário semiestruturado sobre condições sócio-demográficas e de saúde e instrumentos utilizados foram: Mini Exame de Estado Mental, Escala de Depressão Geriátrica e pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, no início da pesquisa e após 30, 60 e 90 dias. A pesquisa estava vinculada a um projeto maior intitulado: Treino de estimulação de memória e repercussões no desempenho ocupacional e na qualidade de vida em mulheres idosas, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco e registrada na Plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. De acordo com os resultados, no grupo intervenção as médias aumentaram em todos os momentos das reavaliações, nos testes de comparações múltiplas também indicaram que o grupo intervenção apresentou diferenças significativas entre as avaliações do Mini Exame de Estado Mental, Escala de depressão geriatria e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Concluí-se que as atividades de estimulação cognitiva desenvolvida por meio das “oficinas de memória” indicaram efeitos positivos no desempenho cognitivo, ocupacional e de humor em idosas.
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A revisão integrativa buscou identificar a relação entre o treino de estimulação de memória na funcionalidade do idoso sem comprometimento cognitivo, por meio um levantamento de estudos realizados nos últimos sete anos, publicados nos idiomas inglês, português. Na amostra final foram selecionados 12 artigos. A partir do levantamento realizado foi identificado que o treino estimulação de memória em idosos em idoso sem comprometimento cognitivo pode melhora sua funcionalidade, principalmente, em relação: ao desempenho nas atividades avançadas, instrumentais e básicas de vida diária, nos componentes psicológicos, sociais e de qualidade de vida dos idosos. O artigo original objetivou analisar o efeito do treino de estimulação cognitiva no desempenho cognitivo, ocupacional e de humor em idosas com envelhecimento normal. Trata-se de um ensaio clinico controlado, onde foram convidadas a participar da pesquisas 200 idosas que faziam parte de um programa de educação permanente. Na primeira etapa, da pesquisa, que correspondeu ao recrutamento das idosas para as avaliações inicias, no qual foram excluídas 100 possíveis participantes por não atenderem os critérios de inclusão estabelecidos para pesquisa: ter idade mínima de 60 anos, ser do sexo feminino, não apresentar comprometimento cognitivo e/ou comunicação que impossibilitasse a coleta de dados. Amostra final foi composta por 100 idosas, alocadas dois grupos. No Grupo controle as idosas foram acompanhadas em ambulatório e receberam orientações de estimulação cognitiva a ser realizado em ambiente domiciliar. O de intervenção correspondeu as “oficinas de memória”, que aconteciam semanalmente, com duração de 60 minutos, em 12 sessões. As idosas responderam um formulário semiestruturado sobre condições sócio-demográficas e de saúde e instrumentos utilizados foram: Mini Exame de Estado Mental, Escala de Depressão Geriátrica e pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional, no início da pesquisa e após 30, 60 e 90 dias. A pesquisa estava vinculada a um projeto maior intitulado: Treino de estimulação de memória e repercussões no desempenho ocupacional e na qualidade de vida em mulheres idosas, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco e registrada na Plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. De acordo com os resultados, no grupo intervenção as médias aumentaram em todos os momentos das reavaliações, nos testes de comparações múltiplas também indicaram que o grupo intervenção apresentou diferenças significativas entre as avaliações do Mini Exame de Estado Mental, Escala de depressão geriatria e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Concluí-se que as atividades de estimulação cognitiva desenvolvida por meio das “oficinas de memória” indicaram efeitos positivos no desempenho cognitivo, ocupacional e de humor em idosas.The innate cognitive change in aging process is one relevant field for neuropsychiatry, since these changes can affect the maintenance of a social and productive life for the elderly. To respond to the research object, two articles were elaborated: integrative review and original, respectively. The integrative review aimed to identify the relationship between training of memory stimulation in elderly’s without cognitive impairment, through a survey of studies carried out in the last seven years, published in English, Portuguese and Spanish. The selection was made through descriptors crossings: elderly health, memory and cognition, in the bases of Lilacs, Medline and IBECS. In the final sample, 12 articles were selected. From this, it was identified that the training of memory stimulation in elderly without cognitive impairment can improve their functionality, mainly in relation to: performance in advanced, instrumental and/or basic activities of daily living, in psychological components, social and quality of life of the elderly. The aim of the original article was to analyze the effect of cognitive stimulation training on cognitive, occupational and mood performance in elderly women with normal aging. It is a controlled clinical trial, where 200 elderly women who were part of a permanent education program at Federal University of Pernambuco / Brazil were invited to participate in the research. At the first stage, which corresponded to recruitment of the elderly women to the initial evaluations, in which 100 possible participants were excluded because they did not attempted the inclusion criteria established for research: 60 years old minimum, being female, not presenting cognitive impairment and/or communication that made it impossible to collect data. The final sample was compounded of 100 elderly women, allocated in two groups. In the control group the elderly women were followed up in the outpatient clinic and received cognitive stimulation guidelines to be performed at home. The intervention corresponded to the elderly people who participated in the "memory workshops", which happened weekly, lasting 60 minutes, in 12 sessions. The elderly women in both groups answered a semi structured and were evaluated using the following instruments: Mini-Mental State Examination, Geriatric Depression Scale and the Canadian Occupational Performance Measure at the beginning of the study and after 30, 60 and 90 days. The research was linked to a larger project entitled: Training of memory stimulation and repercussions on occupational performance and quality of life in elderly women, approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco and registered in Brazilian Platform of Clinical Trials. According to the results, the intervention group averages increased at all times of the reevaluations, in the multiple comparison tests also indicated that the intervention group presented significant differences between Mini Mental State Examination, Geriatric Depression Scale, and Canadian Occupational Performance Measure. It was concluded that the activities of cognitive stimulation developed through "memory workshops" indicated positive effects on cognitive, occupational and mood performance in the elderly.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do ComportamentoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTerapia ocupacionalEnvelhecimentoMemóriaTreino de estimulação cognitiva e repercussões no desempenho ocupacional em mulheres idosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Érika Carla Cavalcanti Gomes.pdf.jpgTESE Érika Carla Cavalcanti Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30997/5/TESE%20%c3%89rika%20Carla%20Cavalcanti%20Gomes.pdf.jpgf846b61fefa557c8eb7630721cf04fa4MD55ORIGINALTESE Érika Carla Cavalcanti Gomes.pdfTESE Érika Carla Cavalcanti Gomes.pdfapplication/pdf4570200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30997/1/TESE%20%c3%89rika%20Carla%20Cavalcanti%20Gomes.pdfd0caeb01b9584b6799a991d1e840e695MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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