As representações rupestres dos adornos de cabeça nos antropomorfos na área arqueológica do Seridó - RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Nathalia Cristiny Silva
Orientador(a): CISNEIROS, Daniela
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Arqueologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25771
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo segregar as morfologias dos adornos de cabeça dos antropomorfos nas cenas reconhecíveis nos sítios de pinturas rupestres na bacia do rio Carnaúba-RN. Com propósito na identificação de padrões gráficos nas representações a partir das estruturas tipológicas adorno-cena e se esses possíveis padrões estariam próximos espacialmente demonstrando ligações culturais, considerando neste trabalho o corpo como suporte de atributos que reflete, visualmente, aspectos culturais e conceitos individuais dos indivíduos. Desta maneira, utilizou-se a abordagem analítica das dimensões do fenômeno gráfico: temática, cenográfica e técnica, para obter dados sobre a estrutura gráfica de realização; no viés teórico foram aplicadas informações concernentes aos estudos antropológicos que relacionam a utilização do corpo refletindo a cultura a que está atrelado; e buscou confrontar a abordagem analítica com as conjecturas dos dados teóricos através do método hipotético-dedutivo para alcançar prováveis repostas e, assim, confirmar ou refutar a hipótese proposta na pesquisa. Para tanto, foram analisadas 30 cenas com a identificação de 17 tipos de adornos de cabeça vinculados a 4 temáticas diferentes, como: hermética, violência, sexo e caça, resultando no reconhecimento de similaridades e diferenças evidenciadas entre os adornos de cabeça inter e intra cenas, demonstrando possíveis identidades e alteridades entre os grupos a partir da localização geográfica dos sítios e das representações gráficas.
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Desta maneira, utilizou-se a abordagem analítica das dimensões do fenômeno gráfico: temática, cenográfica e técnica, para obter dados sobre a estrutura gráfica de realização; no viés teórico foram aplicadas informações concernentes aos estudos antropológicos que relacionam a utilização do corpo refletindo a cultura a que está atrelado; e buscou confrontar a abordagem analítica com as conjecturas dos dados teóricos através do método hipotético-dedutivo para alcançar prováveis repostas e, assim, confirmar ou refutar a hipótese proposta na pesquisa. Para tanto, foram analisadas 30 cenas com a identificação de 17 tipos de adornos de cabeça vinculados a 4 temáticas diferentes, como: hermética, violência, sexo e caça, resultando no reconhecimento de similaridades e diferenças evidenciadas entre os adornos de cabeça inter e intra cenas, demonstrando possíveis identidades e alteridades entre os grupos a partir da localização geográfica dos sítios e das representações gráficas.CAPESThis work aims to segregate the morphologies of the head adornments of anthropomorphic figures present in recognizable rock art scenes found in sites located in the sub-drainage basin of the Carnaúba river. The purpose of this segregation is to identify graphic patterns in these representations, based on adornment-scene typological structures, and to verify if such patterns would be temporally close to each other, revealing cultural connections. It is also taken into account the body as a support for attributes, which reflects, visually, some cultural aspects and the individual’s personal concepts. Thus, an analytical approach has been developed to scrutinize the thematic, scenic and technical dimensions of this graphic phenomenon in order to collect data about the graphic structure of realization. In the theoretical field, information from anthropological studies that show the use of the body as a reflection of an individual’s culture has been applied to the data. Results from the analytical approach and conjectures from theoretical considerations have been compared using the hypothetico-deductive method, aiming at finding possible answers to then confirm or refute the hypothesis proposed in this research. In order to achieve this, 30 rock art scenes have been analysed, which included 17 types of head adornment associated to 4 different themes: Hermetic, violence, sex and hunt, this study resulted in an acknowledgement of inter-scene and intra-scene similarities and differences evidenced between the head adornments, demonstrating possible identities and alterities between groups, considering the geographic location of the sites and the graphic representations.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ArqueologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArqueologiaSítios arqueológicosPinturas rupestresAtributos culturaisAs representações rupestres dos adornos de cabeça nos antropomorfos na área arqueológica do Seridó - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Nathalia Cristiny Silva Nogueira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Nathalia Cristiny Silva Nogueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1496https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25771/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nathalia%20Cristiny%20Silva%20Nogueira.pdf.jpgd7a9dfaa18cfe4c2412496aa2016a6bcMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Nathalia Cristiny Silva Nogueira.pdfDISSERTAÇÃO Nathalia Cristiny Silva Nogueira.pdfapplication/pdf10041275https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25771/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nathalia%20Cristiny%20Silva%20Nogueira.pdf1535cc7e547a544d741542d78837aeeaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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