Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: MARQUES, Emanuel Gomes
Orientador(a): SICSU, Abraham Benzaquen
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195
Resumo: Nos últimos anos a concorrência entre as empresas tem aumentado consideravelmente, isto tem impulsionado as organizações a melhorar seus processos, produtos e serviços a fim de reduzir seus custos e aperfeiçoar suas práticas com o objetivo de conquistar o cliente. Mas, não basta querer agradar o cliente, é necessário conhecer suas solicitações, prioridades e níveis de expectativas para investir nas características e atividades que o cliente está disposto a pagar, evitando assim, o desperdício de recursos. O presente estudo abordou os fatores competitivos que definem as exigências dos clientes em relação ao negócio e teve por objetivo identificar os fatores competitivos que são os ganhadores de pedido e qualificadores do curso de Administração do CESMAC, na percepção dos graduandos da Instituição. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa aplicada aos alunos ingressantes, na qual se questionou os motivos que o levaram a optar pelo curso de Administração do CESMAC e acerca do grau de importância que envolve os serviços educacionais da Instituição. Outro objetivo da pesquisa foi comparar os fatores competitivos, obtidos através da percepção do cliente, com a estratégia organizacional do CESMAC, obtida através de um levantamento junto à liderança. O trabalho verificou também a imagem da organização na percepção do seu entorno. As empresas que contrataram alunos do CESMAC também foram investigadas visando conhecer a percepção relativa à atuação destes. Os critérios ganhadores de pedido do curso de Administração foram, dentre outros, reconhecimento da instituição pelo mercado, ter os melhores profissionais de ensino, que sejam atenciosos e que saibam resolver conflitos e possuir bibliotecas e laboratórios bem equipados
id UFPE_d864c7d5e5a7dcc9f962cf9d48113161
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5195
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling MARQUES, Emanuel GomesSICSU, Abraham Benzaquen2014-06-12T17:36:59Z2014-06-12T17:36:59Z2008-01-31Gomes Marques, Emanuel; Benzaquen Sicsu, Abraham. Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195Nos últimos anos a concorrência entre as empresas tem aumentado consideravelmente, isto tem impulsionado as organizações a melhorar seus processos, produtos e serviços a fim de reduzir seus custos e aperfeiçoar suas práticas com o objetivo de conquistar o cliente. Mas, não basta querer agradar o cliente, é necessário conhecer suas solicitações, prioridades e níveis de expectativas para investir nas características e atividades que o cliente está disposto a pagar, evitando assim, o desperdício de recursos. O presente estudo abordou os fatores competitivos que definem as exigências dos clientes em relação ao negócio e teve por objetivo identificar os fatores competitivos que são os ganhadores de pedido e qualificadores do curso de Administração do CESMAC, na percepção dos graduandos da Instituição. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa aplicada aos alunos ingressantes, na qual se questionou os motivos que o levaram a optar pelo curso de Administração do CESMAC e acerca do grau de importância que envolve os serviços educacionais da Instituição. Outro objetivo da pesquisa foi comparar os fatores competitivos, obtidos através da percepção do cliente, com a estratégia organizacional do CESMAC, obtida através de um levantamento junto à liderança. O trabalho verificou também a imagem da organização na percepção do seu entorno. As empresas que contrataram alunos do CESMAC também foram investigadas visando conhecer a percepção relativa à atuação destes. Os critérios ganhadores de pedido do curso de Administração foram, dentre outros, reconhecimento da instituição pelo mercado, ter os melhores profissionais de ensino, que sejam atenciosos e que saibam resolver conflitos e possuir bibliotecas e laboratórios bem equipadosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFatores CompetitivosServiços EducacionaisEstratégiasStakeholdersFatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMACinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3686_1.pdf.jpgarquivo3686_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/4/arquivo3686_1.pdf.jpg52b72afe435e554665f46ca61a5931e5MD54ORIGINALarquivo3686_1.pdfapplication/pdf2058597https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/1/arquivo3686_1.pdf853899b85f3f6780c5ca1ca85b7875f5MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3686_1.pdf.txtarquivo3686_1.pdf.txtExtracted texttext/plain223345https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/3/arquivo3686_1.pdf.txtb10d25d74f205f917be9f7756baba56bMD53123456789/51952019-10-25 14:04:46.67oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:04:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
title Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
spellingShingle Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
MARQUES, Emanuel Gomes
Fatores Competitivos
Serviços Educacionais
Estratégias
Stakeholders
title_short Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
title_full Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
title_fullStr Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
title_full_unstemmed Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
title_sort Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC
author MARQUES, Emanuel Gomes
author_facet MARQUES, Emanuel Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Emanuel Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SICSU, Abraham Benzaquen
contributor_str_mv SICSU, Abraham Benzaquen
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores Competitivos
Serviços Educacionais
Estratégias
Stakeholders
topic Fatores Competitivos
Serviços Educacionais
Estratégias
Stakeholders
description Nos últimos anos a concorrência entre as empresas tem aumentado consideravelmente, isto tem impulsionado as organizações a melhorar seus processos, produtos e serviços a fim de reduzir seus custos e aperfeiçoar suas práticas com o objetivo de conquistar o cliente. Mas, não basta querer agradar o cliente, é necessário conhecer suas solicitações, prioridades e níveis de expectativas para investir nas características e atividades que o cliente está disposto a pagar, evitando assim, o desperdício de recursos. O presente estudo abordou os fatores competitivos que definem as exigências dos clientes em relação ao negócio e teve por objetivo identificar os fatores competitivos que são os ganhadores de pedido e qualificadores do curso de Administração do CESMAC, na percepção dos graduandos da Instituição. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa aplicada aos alunos ingressantes, na qual se questionou os motivos que o levaram a optar pelo curso de Administração do CESMAC e acerca do grau de importância que envolve os serviços educacionais da Instituição. Outro objetivo da pesquisa foi comparar os fatores competitivos, obtidos através da percepção do cliente, com a estratégia organizacional do CESMAC, obtida através de um levantamento junto à liderança. O trabalho verificou também a imagem da organização na percepção do seu entorno. As empresas que contrataram alunos do CESMAC também foram investigadas visando conhecer a percepção relativa à atuação destes. Os critérios ganhadores de pedido do curso de Administração foram, dentre outros, reconhecimento da instituição pelo mercado, ter os melhores profissionais de ensino, que sejam atenciosos e que saibam resolver conflitos e possuir bibliotecas e laboratórios bem equipados
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:36:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes Marques, Emanuel; Benzaquen Sicsu, Abraham. Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195
identifier_str_mv Gomes Marques, Emanuel; Benzaquen Sicsu, Abraham. Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/4/arquivo3686_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/1/arquivo3686_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5195/3/arquivo3686_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 52b72afe435e554665f46ca61a5931e5
853899b85f3f6780c5ca1ca85b7875f5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b10d25d74f205f917be9f7756baba56b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793516235140366336