A fenomenologia da angústia como via de superação da metafísica da subjetividade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: SANTANA, Thayna Mirele dos Santos de
Orientador(a): SENA, Sandro Márcio Moura de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Filosofia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37996
Resumo: Este trabalho tem como intuito, através da exposição da tarefa fenomenológica de destruição proposta por Martin Heidegger à tradição filosófica em Ser e tempo [1927], voltarse ao desdobramento de seu questionamento acerca de conceitos fundamentais que perpassam a história da filosofia desde seu surgimento, visando reconstruí-los a partir de seus âmbitos originários, a exemplo do sentido dos termos “filosofia” e “verdade”. Constata-se, portanto, um afastamento da concreção da existência em benefício de determinações pré-concebidas – é a crítica principal que Heidegger direciona à dita “metafísica da tradição” (desde Platão) e que haveria se cristalizado na Modernidade, com Descartes e seu cogito ergo sum. Assim, tendo em vista esse contexto originário, anterior a qualquer conceituação, o meio escolhido para demonstrar tal intento, foi o levantamento das estruturas que remetem às disposições afetivas, a saber, do papel crucial que a angústia manifesta na análise existencial heideggeriana, sendo colocada, inclusive, como anterior à própria compreensão em algumas interpretações.
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spelling SANTANA, Thayna Mirele dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/3085002974214911http://lattes.cnpq.br/4020907438721922SENA, Sandro Márcio Moura de2020-09-15T18:05:13Z2020-09-15T18:05:13Z2019-09-26SANTANA, Thayna Mirele dos Santos de. A fenomenologia da angústia como via de superação da metafísica da subjetividade. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37996Este trabalho tem como intuito, através da exposição da tarefa fenomenológica de destruição proposta por Martin Heidegger à tradição filosófica em Ser e tempo [1927], voltarse ao desdobramento de seu questionamento acerca de conceitos fundamentais que perpassam a história da filosofia desde seu surgimento, visando reconstruí-los a partir de seus âmbitos originários, a exemplo do sentido dos termos “filosofia” e “verdade”. Constata-se, portanto, um afastamento da concreção da existência em benefício de determinações pré-concebidas – é a crítica principal que Heidegger direciona à dita “metafísica da tradição” (desde Platão) e que haveria se cristalizado na Modernidade, com Descartes e seu cogito ergo sum. Assim, tendo em vista esse contexto originário, anterior a qualquer conceituação, o meio escolhido para demonstrar tal intento, foi o levantamento das estruturas que remetem às disposições afetivas, a saber, do papel crucial que a angústia manifesta na análise existencial heideggeriana, sendo colocada, inclusive, como anterior à própria compreensão em algumas interpretações.Cette recherche a pour but, en exposant la tâche phénoménologique de destruction proposée par Martin Heidegger de la tradition philosophique dans Être et temps [1927], de se pencher sur le développement de son questionnement à propos des concepts fondamentaux qui imprègnent l‟histoire de la philosophie depuis ses débuts, visant à les reconstruire à partir de leur portée d'origine, comme par exemple, la signification des termes “philosophie” et “vérité”. On s'éloigne donc du concret de l'existence au profit des déterminations préconçues - c'est la principale critique que Heidegger adresse à la prétendue “métaphysique de la tradition” (depuis Platon) et qui se serait cristallisée dans la Modernité avec Descartes et son cogito. Ainsi, compte tenu de ce contexte original, avant toute conceptualisation, le moyen choisi pour démontrer cette intention fut le relevé des structures faisant référence aux dispositions affectives, à savoir le rôle crucial que l'angoisse joue dans l'analyse existentielle de Heidegger, même avant la propre compréhension, dans certaines interprétations.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaHeidegger, Martin, 1889-1976MetafísicaAngústiaSubjetividadeA fenomenologia da angústia como via de superação da metafísica da subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37996/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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