Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: PINHEIRO, Eline Morais
Orientador(a): COSTA, Marconi Freitas da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47376
Resumo: Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a principal descoberta desta pesquisa a de que o minimalismo se relaciona positivamente com o consumo sustentável de móveis, evidenciando que este estilo de vida impacta o modo de consumir no segmento de mobiliário, potencializando a sustenbilidade. Além disso, foi evidenciado também que a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.
id UFPE_e0f7f5f04c26a263aa47fa17f669aaeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/47376
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling PINHEIRO, Eline Moraishttps://lattes.cnpq.br/9621731308720207http://lattes.cnpq.br/7359522003689133COSTA, Marconi Freitas da2022-11-08T12:27:05Z2022-11-08T12:27:05Z2021-11-26PINHEIRO, Eline Morais. Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47376Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a principal descoberta desta pesquisa a de que o minimalismo se relaciona positivamente com o consumo sustentável de móveis, evidenciando que este estilo de vida impacta o modo de consumir no segmento de mobiliário, potencializando a sustenbilidade. Além disso, foi evidenciado também que a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.CAPESThis study sought to investigate the influence of conscious consumption intention, self-awareness, self-realization and minimalism on the sustainable consumption of residential furniture in the brazilian context. In order to achieve this objective, a descriptive quantitative research was carried out, using a non-probabilistic sampling. Data collection was carried out through an online survey, distributed using the snowball technique. The sample had 300 respondents and used structural equation modeling for data analysis. The results obtained highlight that the sustainable consumption of furniture is influenced by the minimalist lifestyle and the intention of conscious consumption. Additionally, the role of influence of the intention of conscious consumption and self-awareness in the adoption of the minimalist lifestyle stands out. Among the results achieved, the main finding of this research is that minimalism positively influences the sustainable consumption of furniture, showing that the way of understanding and practicing consumption has been rethought, and that sustainability can be enhanced with everyday practices that prioritize the quality of life, well-being, and self-knowledge, in addition to demonstrating that the intention of conscious consumption and self-awareness of individuals contribute to significant changes in their ways of living and consuming. Furthermore, this study raises theoretical and practical contributions. With regard to theoretical contributions, it appears that the study presents itself as unprecedented as it correlates, with a focus on sustainability, theories arising from the field of psychology and topics still little explored within the area of marketing and consumption, such as the minimalism. Thus, the research supports the expansion of knowledge about new ways of life and consumption, and contributes to the expansion of literature and the advancement of research on sustainability. Regarding practical contributions, companies will be able to use this information to adapt their production and marketing programs, encompassing pro- environmental design and product development processes, with the opportunity to improve their positioning, gain competitive advantage and profitability.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBens e consumoSustentabilidadeVidaComportamento do consumidorAutorrealizaçãoAutoconsciênciaConsumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdfDISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdfapplication/pdf862330https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eline%20Morais%20Pinheiro.pdf08d0f9f2880526347c235629861dee9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdf.txtDISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain184289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eline%20Morais%20Pinheiro.pdf.txtc7c3c1a7b6c6b15d9b85f6499d601a24MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Eline Morais Pinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eline%20Morais%20Pinheiro.pdf.jpg8e7e22cb236ced3381179348e651aac6MD55123456789/473762022-11-09 02:24:32.42oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-11-09T05:24:32Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
title Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
spellingShingle Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
PINHEIRO, Eline Morais
Bens e consumo
Sustentabilidade
Vida
Comportamento do consumidor
Autorrealização
Autoconsciência
title_short Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
title_full Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
title_fullStr Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
title_full_unstemmed Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
title_sort Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais
author PINHEIRO, Eline Morais
author_facet PINHEIRO, Eline Morais
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/9621731308720207
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7359522003689133
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Eline Morais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COSTA, Marconi Freitas da
contributor_str_mv COSTA, Marconi Freitas da
dc.subject.por.fl_str_mv Bens e consumo
Sustentabilidade
Vida
Comportamento do consumidor
Autorrealização
Autoconsciência
topic Bens e consumo
Sustentabilidade
Vida
Comportamento do consumidor
Autorrealização
Autoconsciência
description Esse estudo buscou investigar a influência da intenção de consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo sobre o consumo sustentável de móveis residenciais no contexto brasileiro. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra obteve 300 respondentes e utilizou a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que o consumo sustentável de móveis é influenciado pelo estilo de vida minimalista e pela intenção de consumo consciente. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da intenção de consumo consciente e autoconsciência na adoção do estilo de vida minimalista. Dentre os resultados alcançados, considera-se a principal descoberta desta pesquisa a de que o minimalismo se relaciona positivamente com o consumo sustentável de móveis, evidenciando que este estilo de vida impacta o modo de consumir no segmento de mobiliário, potencializando a sustenbilidade. Além disso, foi evidenciado também que a intenção de consumo consciente e autoconsciência dos indivíduos contribuem para mudanças significativas nos seus modos de viver e consumir. Ademais, esse estudo suscita contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito à medida que correlaciona, com foco na sustentabilidade, teorias advindas do campo da psicologia e temas ainda pouco explorados dentro da área de marketing e consumo, a exemplo do minimalismo. Sendo assim, a pesquisa corrobora com a ampliação dos conhecimentos sobre novos modos de vida e consumo, e contribui para a expansão da literatura e o avanço das pesquisas sobre sustentabilidade. Em relação as contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para adaptação de seus programas de produção e marketing, englobando processos pró-ambientais de design e desenvolvimento de produtos, com a oportunidade de melhorarem seu posicionamento, ganharem vantagem competitiva e lucratividade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T12:27:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T12:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Eline Morais. Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47376
identifier_str_mv PINHEIRO, Eline Morais. Consumo consciente, autoconsciência, autorrealização e minimalismo no consumo sustentável de móveis residenciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eline%20Morais%20Pinheiro.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eline%20Morais%20Pinheiro.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47376/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eline%20Morais%20Pinheiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 08d0f9f2880526347c235629861dee9d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
c7c3c1a7b6c6b15d9b85f6499d601a24
8e7e22cb236ced3381179348e651aac6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1801858560956563456