Concepções de interdisciplinaridade entre docentes de cursos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Spíndola, Cláudia Fabiana Lucena
Orientador(a): Lima, Luciane Soares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12018
Resumo: O ensino de enfermagem no Brasil se iniciou pela necessidade de geração de mão de obra para a saúde e foi modificado ao longo dos anos para atender as exigências do mundo do trabalho e pela mudança na concepção do modelo de assistência à saúde no país. Neste sentido foi desencadeado o processo de reestruturação do ensino, baseado na integralidade da assistência, a qual evocou a necessidade de modificações dos processos de ensinagem, que foram fomentados pela interdisciplinaridade em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, a pergunta norteadora dessa dissertação foi: Quais as concepções de docentes de cursos de Graduação em Enfermagem sobre a interdisciplinaridade? Para responder a questão condutora do estudo, foram construídos dois artigos, um de revisão integrativa e outro, original. O artigo de revisão integrativa teve como objetivo conhecer os modelos de abordagem da interdisciplinaridade na formação de ensino superior em publicações da área de enfermagem. As bases de dados pesquisadas foram MEDLINE, LILACS, COCHRANE, SCIELO, IBECS. Na revisão integrativa foram analisados oito artigos para construção da discussão final. Como resultado da análise, foi verificado que cinco artigos contemplavam uma descrição das possibilidades e limites da interdisciplinaridade na formação profissional em saúde e sete artigos enfocavam o estabelecimento de canais de comunicação e trabalho em equipe, na perspectiva de uma intervenção interdisciplinar. Portanto, concluiu-se que a interdisciplinaridade emerge como uma necessidade concreta para a formação profissional do enfermeiro e a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde, possibilitando a prestação de uma assistência à saúde integral na perspectiva da promoção da saúde. O artigo original teve como objetivo analisar as concepções de interdisciplinaridade entre docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualiquantitativa, realizado em 11 instituições de ensino superior pública e privada do Estado de Pernambuco. Participaram da pesquisa 30 docentes dos cursos de graduação em Enfermagem, que responderam a uma entrevista individual, com duas questões abertas que investigou o entendimento dos docentes sobre interdisciplinaridade e como a mesma está proposta no projeto pedagógico do Curso de Enfermagem ao qual está vinculado. A análise dos discursos foi feita por meio dos operadores do Discurso do Sujeito Coletivo. Foi evidenciado que a concepção dos docentes quanto à interdisciplinaridade está pautada na relação entre as disciplinas, envolve a formação do acadêmico de enfermagem, a prática do cuidado interdisciplinar e o trabalho em equipe; para tanto, é necessário uma nova postura diante do conhecimento. Em relação a abordagem interdisciplinar nos projetos pedagógicos dos cursos foi revelada ser incipiente e apresenta algumas limitações, tais como o desconhecimento dos docentes em relação aos projetos pedagógicos e a prática interdisciplinar. Assim, conclui-se que a interdisciplinaridade emerge da necessidade concreta de inovação da formação do enfermeiro e dos profissionais de saúde para efetivação de novos saberes e fazeres para oferecer ao usuário uma assistencia a saúde integral e de qualidade.
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Para responder a questão condutora do estudo, foram construídos dois artigos, um de revisão integrativa e outro, original. O artigo de revisão integrativa teve como objetivo conhecer os modelos de abordagem da interdisciplinaridade na formação de ensino superior em publicações da área de enfermagem. As bases de dados pesquisadas foram MEDLINE, LILACS, COCHRANE, SCIELO, IBECS. Na revisão integrativa foram analisados oito artigos para construção da discussão final. Como resultado da análise, foi verificado que cinco artigos contemplavam uma descrição das possibilidades e limites da interdisciplinaridade na formação profissional em saúde e sete artigos enfocavam o estabelecimento de canais de comunicação e trabalho em equipe, na perspectiva de uma intervenção interdisciplinar. Portanto, concluiu-se que a interdisciplinaridade emerge como uma necessidade concreta para a formação profissional do enfermeiro e a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde, possibilitando a prestação de uma assistência à saúde integral na perspectiva da promoção da saúde. O artigo original teve como objetivo analisar as concepções de interdisciplinaridade entre docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualiquantitativa, realizado em 11 instituições de ensino superior pública e privada do Estado de Pernambuco. Participaram da pesquisa 30 docentes dos cursos de graduação em Enfermagem, que responderam a uma entrevista individual, com duas questões abertas que investigou o entendimento dos docentes sobre interdisciplinaridade e como a mesma está proposta no projeto pedagógico do Curso de Enfermagem ao qual está vinculado. 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