O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
XP
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11646
Resumo: As metodologias ágeis vêm despertando interesse da academia e da indústria por apresentarem processos mais flexíveis. Estudos mostram o crescimento da adoção das metodologias ágeis Scrum e XP, no entanto, ainda há uma carência de evidências sobre como a utilização de tais abordagens influencia no desenvolvimento de software. Uma área que ainda apresenta lacunas de pesquisa é referente à satisfação dos stakeholders no projeto de software. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação é identificar o impacto das abordagens Scrum e XP na satisfação dos stakeholders em projetos de software. Para isso se faz necessário responder às seguintes questões de pesquisa: qual é o impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders? Quais as evidências de contexto desses impactos? Com o objetivo de responder a estas perguntas, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que encontrou 22 estudos primários relevantes, cujos dados foram extraídos e sintetizados em um modelo. Os resultados mostraram a identificação dos impactos das metodologias na satisfação dos stakeholders como: (1) aumento da responsabilidade e consciência do cliente; (2) melhora da gestão de risco e acompanhamento do projeto; (3) promoção da melhoria contínua e resolução de conflitos, entre outros.
id UFPE_e7b3cd7e28bf608e6fe83b31935dca2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11646
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholdersMetodologias ágeisSatisfação dos StakeholdersScrumExtreme ProgrammingXPRevisão sistemática da literaturaAs metodologias ágeis vêm despertando interesse da academia e da indústria por apresentarem processos mais flexíveis. Estudos mostram o crescimento da adoção das metodologias ágeis Scrum e XP, no entanto, ainda há uma carência de evidências sobre como a utilização de tais abordagens influencia no desenvolvimento de software. Uma área que ainda apresenta lacunas de pesquisa é referente à satisfação dos stakeholders no projeto de software. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação é identificar o impacto das abordagens Scrum e XP na satisfação dos stakeholders em projetos de software. Para isso se faz necessário responder às seguintes questões de pesquisa: qual é o impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders? Quais as evidências de contexto desses impactos? Com o objetivo de responder a estas perguntas, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que encontrou 22 estudos primários relevantes, cujos dados foram extraídos e sintetizados em um modelo. Os resultados mostraram a identificação dos impactos das metodologias na satisfação dos stakeholders como: (1) aumento da responsabilidade e consciência do cliente; (2) melhora da gestão de risco e acompanhamento do projeto; (3) promoção da melhoria contínua e resolução de conflitos, entre outros.Universidade Federal de PernambucoVASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins deSANTOS, Melquizedequi Cabral dos2015-03-10T14:09:50Z2015-03-10T14:09:50Z2014-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Melquizedequi Cabral dos. O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders. Recife, 2014. 80 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11646porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T16:49:56Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/11646Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T16:49:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
title O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
spellingShingle O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
Metodologias ágeis
Satisfação dos Stakeholders
Scrum
Extreme Programming
XP
Revisão sistemática da literatura
title_short O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
title_full O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
title_fullStr O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
title_full_unstemmed O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
title_sort O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
author SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
author_facet SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ágeis
Satisfação dos Stakeholders
Scrum
Extreme Programming
XP
Revisão sistemática da literatura
topic Metodologias ágeis
Satisfação dos Stakeholders
Scrum
Extreme Programming
XP
Revisão sistemática da literatura
description As metodologias ágeis vêm despertando interesse da academia e da indústria por apresentarem processos mais flexíveis. Estudos mostram o crescimento da adoção das metodologias ágeis Scrum e XP, no entanto, ainda há uma carência de evidências sobre como a utilização de tais abordagens influencia no desenvolvimento de software. Uma área que ainda apresenta lacunas de pesquisa é referente à satisfação dos stakeholders no projeto de software. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação é identificar o impacto das abordagens Scrum e XP na satisfação dos stakeholders em projetos de software. Para isso se faz necessário responder às seguintes questões de pesquisa: qual é o impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders? Quais as evidências de contexto desses impactos? Com o objetivo de responder a estas perguntas, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que encontrou 22 estudos primários relevantes, cujos dados foram extraídos e sintetizados em um modelo. Os resultados mostraram a identificação dos impactos das metodologias na satisfação dos stakeholders como: (1) aumento da responsabilidade e consciência do cliente; (2) melhora da gestão de risco e acompanhamento do projeto; (3) promoção da melhoria contínua e resolução de conflitos, entre outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-31
2015-03-10T14:09:50Z
2015-03-10T14:09:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Melquizedequi Cabral dos. O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders. Recife, 2014. 80 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11646
identifier_str_mv SANTOS, Melquizedequi Cabral dos. O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders. Recife, 2014. 80 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041888237223936