Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rocha, Etiene Elayne Meireles da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12890
Resumo: O tratamento de lixiviados de aterros de resíduos sólidos urbanos tornou-se um desafio no planejamento e elaboração de projetos de dimensionamento de sistemas de tratamento de lixiviados a serem implantados. Diante deste fato pertinente, este trabalho propõe-se à avaliação do tratamento de lixiviados provenientes de aterros de resíduos sólidos urbanos, avaliando a precipitação química associada aos processos de biodegradação, eletrocoagulação e radioativos. Neste trabalho avaliou-se o processo de precipitação química com hidróxido de cálcio, no lixiviado proveniente dos Aterros de resíduos Sólidos de Aguazinha/PE e Muribeca/PE; o mesmo tratamento foi avaliado com um biocoagulante natural, tendo em sua composição a moringa. Foi também estudado o efeito da radiação gama no lixiviado proveniente do Aterro de Resíduos Sólidos da Muribeca/PE (com e sem pré-tratamento por coagulação), obtendo reduções de cor em 80% e remoção de turbidez de 95%, assim como o processo de eletrocoagulação no lixiviado do aterro da Terra Dura/SE, obtendo remoções de turbidez de 95%. Foi testado o acoplamento da precipitação química à radiação gama, empregando uma fonte de Cobalto 60. Foram também realizados ensaios de biodegradabilidade aeróbia, após a coagulação. Por fim, foi analisado o efeito da coagulação na microbiota do lixiviado, revelando remoções de 100% da população microbiana.
id UFPE_ed2eda19ea660ef9c6424e9886c94e8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/12890
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviadosLixiviadosCoagulaçãoRadiação gamaColiformesEletrocoagulaçãoO tratamento de lixiviados de aterros de resíduos sólidos urbanos tornou-se um desafio no planejamento e elaboração de projetos de dimensionamento de sistemas de tratamento de lixiviados a serem implantados. Diante deste fato pertinente, este trabalho propõe-se à avaliação do tratamento de lixiviados provenientes de aterros de resíduos sólidos urbanos, avaliando a precipitação química associada aos processos de biodegradação, eletrocoagulação e radioativos. Neste trabalho avaliou-se o processo de precipitação química com hidróxido de cálcio, no lixiviado proveniente dos Aterros de resíduos Sólidos de Aguazinha/PE e Muribeca/PE; o mesmo tratamento foi avaliado com um biocoagulante natural, tendo em sua composição a moringa. Foi também estudado o efeito da radiação gama no lixiviado proveniente do Aterro de Resíduos Sólidos da Muribeca/PE (com e sem pré-tratamento por coagulação), obtendo reduções de cor em 80% e remoção de turbidez de 95%, assim como o processo de eletrocoagulação no lixiviado do aterro da Terra Dura/SE, obtendo remoções de turbidez de 95%. Foi testado o acoplamento da precipitação química à radiação gama, empregando uma fonte de Cobalto 60. Foram também realizados ensaios de biodegradabilidade aeróbia, após a coagulação. Por fim, foi analisado o efeito da coagulação na microbiota do lixiviado, revelando remoções de 100% da população microbiana.FACEPE; CNPq/FINEPUniversidade Federal de PernambucoMotta Sobrinho, Maurício Alves da Jucá, José Fernando Thomé Rocha, Etiene Elayne Meireles da2015-04-10T14:36:24Z2015-04-10T14:36:24Z2013-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROCHA, Etiene Elayne Meireles da. Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados. Recife, 2013. 138 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12890porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T20:47:34Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/12890Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:47:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
title Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
spellingShingle Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
Rocha, Etiene Elayne Meireles da
Lixiviados
Coagulação
Radiação gama
Coliformes
Eletrocoagulação
title_short Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
title_full Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
title_fullStr Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
title_full_unstemmed Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
title_sort Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados
author Rocha, Etiene Elayne Meireles da
author_facet Rocha, Etiene Elayne Meireles da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Motta Sobrinho, Maurício Alves da
Jucá, José Fernando Thomé
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Etiene Elayne Meireles da
dc.subject.por.fl_str_mv Lixiviados
Coagulação
Radiação gama
Coliformes
Eletrocoagulação
topic Lixiviados
Coagulação
Radiação gama
Coliformes
Eletrocoagulação
description O tratamento de lixiviados de aterros de resíduos sólidos urbanos tornou-se um desafio no planejamento e elaboração de projetos de dimensionamento de sistemas de tratamento de lixiviados a serem implantados. Diante deste fato pertinente, este trabalho propõe-se à avaliação do tratamento de lixiviados provenientes de aterros de resíduos sólidos urbanos, avaliando a precipitação química associada aos processos de biodegradação, eletrocoagulação e radioativos. Neste trabalho avaliou-se o processo de precipitação química com hidróxido de cálcio, no lixiviado proveniente dos Aterros de resíduos Sólidos de Aguazinha/PE e Muribeca/PE; o mesmo tratamento foi avaliado com um biocoagulante natural, tendo em sua composição a moringa. Foi também estudado o efeito da radiação gama no lixiviado proveniente do Aterro de Resíduos Sólidos da Muribeca/PE (com e sem pré-tratamento por coagulação), obtendo reduções de cor em 80% e remoção de turbidez de 95%, assim como o processo de eletrocoagulação no lixiviado do aterro da Terra Dura/SE, obtendo remoções de turbidez de 95%. Foi testado o acoplamento da precipitação química à radiação gama, empregando uma fonte de Cobalto 60. Foram também realizados ensaios de biodegradabilidade aeróbia, após a coagulação. Por fim, foi analisado o efeito da coagulação na microbiota do lixiviado, revelando remoções de 100% da população microbiana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
2015-04-10T14:36:24Z
2015-04-10T14:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Etiene Elayne Meireles da. Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados. Recife, 2013. 138 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2013.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12890
identifier_str_mv ROCHA, Etiene Elayne Meireles da. Precipitação química associada aos processos de tratamento de lixiviados. Recife, 2013. 138 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2013.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041999697707008