Avaliação da influência da educação em saúde na adesão ao tratamento de usuários polimedicados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: RODRIGUES, Jamilly Fernanda Brito
Orientador(a): RANDAU, Karina Perrelli
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Inovacao Terapeutica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50794
Resumo: A polifarmácia é considerada como um dos fatores de risco à segurança do paciente por favorecer a má adesão ao tratamento. O cuidado farmacêutico, a partir das práticas de educação em saúde, pode contribuir com o processo de adesão. Assim, o objetivo foi avaliar a influência da educação em saúde na adesão ao tratamento de usuários polimedicados de uma Unidade de Saúde da Família. Foi desenvolvido um estudo quali-quantitativo, descritivo e exploratório, do tipo quase experimental e analítico, de intervenção antes e depois. Na pesquisa foram inclusos: indivíduos com faixa etária entre 40 à 70 anos, adscritos na unidade de saúde, que faziam uso de cinco ou mais medicamentos e possuíam baixa adesão. A captação dos usuários ocorreu a partir dos questionários Brief Medication Questionnaire e WHOQOL BREF, que avaliam a adesão e qualidade de vida, respectivamente. Os indivíduos selecionados participaram dos grupos de educação em saúde, operacionalizados a partir de oficinas. Houve aplicação do questionário Condições que Podem Dificultar a Adesão Medicamentosa, a fim de facilitar o desenvolvimento de um dispositivo educativo. A análise da percepção dos usuários sobre a atividade de educação em saúde e uso do dispositivo foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. A reaplicação dos questionários para comparar a adesão e qualidade de vida, antes e após intervenção, foi realizada. A análise dos dados foi realizada a partir da estatística comparativa descritiva, utilização do teste t-pareado, análise de variância (ANOVA), e teste Exato de Fisher. O programa estatístico empregado foi o Statistical Package for the Social Sciences – versão 21.0. E o nível de significância foi de 0,05. A amostra populacional foi constituída por 35 participantes. No momento pré, todos os usuários foram classificados como pouco aderentes, e a média da qualidade de vida foi 11,92, (±1,58). Os grupos estimularam a participação ativa e a construção de novos conhecimentos, e os usuários relataram que a atividade educativa e uso do dispositivo favoreceu a autonomia e compreensão do regime terapêutico, o que corrobora com o descrito na literatura. Pós intervenção, apenas 14,3% dos usuários mantiveram-se com baixa adesão; e a média da qualidade de vida subiu para 13.56, (±1,52). A associação entre adesão e qualidade de vida foi considerável. De modo similar, referências confirmam tal achado. Foi evidenciado que os usuários aderentes possuem um melhor conhecimento sobre a condição de saúde, o que foi remetido à atividade educativa. Demais autores também descrevem essa relação. Assim, o estudo comprova a influência positiva da educação em saúde, e uso de tecnologias leves, na melhora da adesão e qualidade de vida de usuários polimedicados.
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Foi desenvolvido um estudo quali-quantitativo, descritivo e exploratório, do tipo quase experimental e analítico, de intervenção antes e depois. Na pesquisa foram inclusos: indivíduos com faixa etária entre 40 à 70 anos, adscritos na unidade de saúde, que faziam uso de cinco ou mais medicamentos e possuíam baixa adesão. A captação dos usuários ocorreu a partir dos questionários Brief Medication Questionnaire e WHOQOL BREF, que avaliam a adesão e qualidade de vida, respectivamente. Os indivíduos selecionados participaram dos grupos de educação em saúde, operacionalizados a partir de oficinas. Houve aplicação do questionário Condições que Podem Dificultar a Adesão Medicamentosa, a fim de facilitar o desenvolvimento de um dispositivo educativo. A análise da percepção dos usuários sobre a atividade de educação em saúde e uso do dispositivo foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. A reaplicação dos questionários para comparar a adesão e qualidade de vida, antes e após intervenção, foi realizada. A análise dos dados foi realizada a partir da estatística comparativa descritiva, utilização do teste t-pareado, análise de variância (ANOVA), e teste Exato de Fisher. O programa estatístico empregado foi o Statistical Package for the Social Sciences – versão 21.0. E o nível de significância foi de 0,05. A amostra populacional foi constituída por 35 participantes. No momento pré, todos os usuários foram classificados como pouco aderentes, e a média da qualidade de vida foi 11,92, (±1,58). Os grupos estimularam a participação ativa e a construção de novos conhecimentos, e os usuários relataram que a atividade educativa e uso do dispositivo favoreceu a autonomia e compreensão do regime terapêutico, o que corrobora com o descrito na literatura. Pós intervenção, apenas 14,3% dos usuários mantiveram-se com baixa adesão; e a média da qualidade de vida subiu para 13.56, (±1,52). A associação entre adesão e qualidade de vida foi considerável. De modo similar, referências confirmam tal achado. Foi evidenciado que os usuários aderentes possuem um melhor conhecimento sobre a condição de saúde, o que foi remetido à atividade educativa. Demais autores também descrevem essa relação. Assim, o estudo comprova a influência positiva da educação em saúde, e uso de tecnologias leves, na melhora da adesão e qualidade de vida de usuários polimedicados.CAPESPolypharmacy is considered one of the risk factors for patient safety as it favors poor adherence to treatment. Pharmaceutical care, based on health education practices, can contribute to the adherence process. Thus, the objective was to evaluate the influence of health education on adherence to treatment of polymedicated users of a Family Health Unit. A quali-quantitative, descriptive and exploratory study was developed, of the quasi-experimental and analytical type, of intervention before and after. The following were included in the research: individuals aged between 40 and 70 years old, registered at the health unit, who used five or more medications and had low adherence. Users were captured using the Brief Medication Questionnaire and WHOQOL BREF, which assess adherence and quality of life, respectively. The selected individuals participated in health education groups, implemented through workshops. There was application of the Conditions that May Hinder Medication Adherence questionnaire, in order to facilitate the development of an educational device. The analysis of users' perception of health education activities and device use was performed using Bardin's content analysis. The reapplication of the questionnaires to compare adherence and quality of life, before and after the intervention, was carried out. Data analysis was performed using descriptive comparative statistics, using the paired t-test, analysis of variance (ANOVA) and Fisher's exact test. The statistical program used was the Statistical Package for the Social Sciences – version 21.0. And the significance level was 0.05. The population sample consisted of 35 participants. At the pre-moment, all users were classified as low adherent, and the mean quality of life was 11.92, (±1.58). The groups encouraged active participation and the construction of new knowledge, and users reported that the educational activity and use of the device favored autonomy and understanding of the therapeutic regimen, which corroborates what is described in the literature. After the intervention, only 14.3% of users remained with low adherence; and the mean quality of life rose to 13.56, (±1.52). The association between adherence and quality of life was considerable. Similarly, references confirm this finding. It was evidenced that adherent users have better knowledge about the health condition, which was referred to the educational activity. Other authors also describe this relationship. Thus, the study proves the positive influence of health education, and the use of light technologies, in improving adherence and quality of life of polymedicated users.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Inovacao TerapeuticaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAtenção primária à saúdePolifarmáciaCuidado farmacêuticoEducação em saúdeAvaliação da influência da educação em saúde na adesão ao tratamento de usuários polimedicadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50794/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Jamilly Fernanda Brito Rodrigues.pdfDISSERTAÇÃO Jamilly Fernanda Brito Rodrigues.pdfapplication/pdf1724873https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50794/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jamilly%20Fernanda%20Brito%20Rodrigues.pdf2b9e27e6b65010e963ef05eb459ec961MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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