Arte contemporânea exposta nas bienais : um estudo sobre a percepção do público na 30ª Bienal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: ANDRADE, Renata Almeida de
Orientador(a): MORAES, Jorge Ventura de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Sociologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17492
Resumo: Desde o final do século XIX, o mundo artístico vivenciou uma série de transformações, redefinindo as normas e os valores vigentes nesse espaço. As fronteiras do fazer artístico foram tensionadas para incorporar novas práticas, alterando as lógicas de produção, legitimação e consagração das obras, assim como a definição do valor artístico. A maneira de expor os trabalhos também foi alterada, sendo reinventada através das bienais, que tem sua origem, desenvolvimento e proliferação diretamente relacionados a esse período. Os modelos de agência de artistas, mediadores e públicos também se modificam, acompanhando a passagem do paradigma clássico ao moderno, e deste ao contemporâneo. Fundada em 1951, a Bienal de São Paulo acompanha as principais mudanças no cenário artístico internacional, sendo um objeto de estudo privilegiado para compreender a atual configuração desse espaço. Ao longo de mais de sessenta anos de trajetória, inúmeras discussões e polémicas destacam os dissensos e as tensões que caracterizam as relações desse meio e a cooperação entre os mais diversos setores de atividade para realizar esse evento, considerado um dos mais importantes no Brasil. A pesquisa realizada na 30ª edição teve o objetivo de analisar em particular a percepção do público sobre o mundo artístico e a arte contemporânea, contribuindo para uma sociologia descritiva dos valores. Apesar da heterogeneidade e da imprevisibilidade que definem o conceito de público, a análise das respostas elaboradas pelos visitantes da Bienal é realizada de detalhadamente, enfatizando como as interpretações são construídas a partir da experiência individual e da mobilização de outros valores além do estético.
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Fundada em 1951, a Bienal de São Paulo acompanha as principais mudanças no cenário artístico internacional, sendo um objeto de estudo privilegiado para compreender a atual configuração desse espaço. Ao longo de mais de sessenta anos de trajetória, inúmeras discussões e polémicas destacam os dissensos e as tensões que caracterizam as relações desse meio e a cooperação entre os mais diversos setores de atividade para realizar esse evento, considerado um dos mais importantes no Brasil. A pesquisa realizada na 30ª edição teve o objetivo de analisar em particular a percepção do público sobre o mundo artístico e a arte contemporânea, contribuindo para uma sociologia descritiva dos valores. Apesar da heterogeneidade e da imprevisibilidade que definem o conceito de público, a análise das respostas elaboradas pelos visitantes da Bienal é realizada de detalhadamente, enfatizando como as interpretações são construídas a partir da experiência individual e da mobilização de outros valores além do estético.CAPESDepuis la fin du XIX siècle, le monde de l'art a connu une série de transformations, qui a redéfini les normes et les valeurs qui prévalent dans cet espace. Les frontières de la pratique artistique ont été tendus pour intégrer de nouvelles pratiques, changeant le logique de production, de légitimation et de consécration des oeuvres, ainsi que la définition de la valeur artistique. La façon d'exposer le travail a également été modifié, étant réinventée à travers des biennales, qui a son origine, développement et prolifération directement liée à cette période. Les façons d'agir des artistes, des mediateurs et du publique changent aussi, avec le passage du paradigme artistique classique au moderne, et cela au contemporain. Fondée en 1951, la Biennale de São Paulo suit des changements majeurs dans la scène artistique internationale, représentant un objet d'étude privilégié pour comprendre la configuration actuelle de cet espace. Depuis plus de 60 années d'expérience, de nombreuses discussions et controverses mettent en lumière les désaccords et les tensions qui caractérisent les relations de ce monde et la coopération entre les différents secteurs d'activité pour réaliser cet événement, considéré comme l'un des plus importants au Brésil. Cette recherche a été réalisée à la 30e édition et visait examiner en particulier la perception qu'a le public du monde de l'art et l'art contemporain, contribuant à une sociologie descriptive de valeurs. Malgré l'hétérogénéité et l'imprévisibilité qui définissent le concept de public, l'analyse des réponses élaborées par les visiteurs de la Biennale est effectuée de façon détailléen insistant comment les interprétations sont construits à partir de l'expérience individuelle et la mobilisation d'autres valeurs au-delà de l'esthétique.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaArte e sociedadeArte moderna – Séc. XIXArte Moderna – Séc. XXI.Bienal de São PauloArte contemporânea exposta nas bienais : um estudo sobre a percepção do público na 30ª Bienal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO - Renata Almeida de Andrade.pdfDISSERTAÇÃO - Renata Almeida de Andrade.pdfapplication/pdf2162196https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17492/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20Renata%20Almeida%20de%20Andrade.pdf0075c27548108fc3bc24338e5482b3c4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17492/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17492/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO - Renata Almeida de Andrade.pdf.txtDISSERTAÇÃO - Renata Almeida de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain278892https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17492/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20Renata%20Almeida%20de%20Andrade.pdf.txt3062cbbc2dc0f061af26e89b4535ce77MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO - Renata Almeida de Andrade.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - Renata Almeida de Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17492/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20Renata%20Almeida%20de%20Andrade.pdf.jpga80e136ef02c38afe890cb4aa3dcc95cMD55123456789/174922019-10-25 02:30:56.157oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:30:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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