A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Veleda, Vinicius Carvalho
Orientador(a): Vargas, Jonas Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5558
Resumo: Esta dissertação de mestrado em História tem como objetivo estudar a trajetória do pianista, compositor, maestro e arranjador João Adelino Leal Brito, conhecido popularmente como “Britinho” - sobretudo entre os anos de 1941-1966 - período em que atuou na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro. João Brito nasceu na cidade de Pelotas/RS em 05 de maio de 1917. Houveram ainda outros musicistas em sua família, em Pelotas: João (pai), Henrique, José (tios) e Rubens (irmão), todos eles carregaram também o nome “Brito”. Em sua terra natal, Britinho iniciou sua trajetória profissional aos 18 anos, em 1935, como pianista da Rádio Cultura; foi contratado pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre em 1936; e três anos mais tarde atuou em rádios e boates da cidade de São Paulo. Até que, em meados de 1941, Britinho mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesta cidade exerceu diversas atividades artísticas até seu falecimento, em 1966, aos 49 anos de idade. Para fins deste trabalho, privilegiei dois aspectos principais de sua trajetória profissional: primeiro Britinho enquanto “pianista da noite”, ou seja, sua participação nas boates da Zona Sul do Rio de Janeiro entre 1951-1954; e, segundo, sua “fase fonográfica”, que se inicia em 1951 até 1965, com pelo menos 120 discos lançados. Britinho compôs ainda mais de uma centena de canções, escritas solo ou em parcerias. Como fontes utilizei: os discos lançados pelo pianista, as matérias ou colunas de periódicos impressos a seu respeito e as composições de sua autoria.
id UFPL_05089f855610ca043eb62b8e96df6de6
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5558
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-27T23:17:46Z2020-05-252020-05-27T23:17:46Z2018-12-23VELEDA, Vinicius Carvalho. A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito - “Britinho” (1917-1966). 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5558Esta dissertação de mestrado em História tem como objetivo estudar a trajetória do pianista, compositor, maestro e arranjador João Adelino Leal Brito, conhecido popularmente como “Britinho” - sobretudo entre os anos de 1941-1966 - período em que atuou na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro. João Brito nasceu na cidade de Pelotas/RS em 05 de maio de 1917. Houveram ainda outros musicistas em sua família, em Pelotas: João (pai), Henrique, José (tios) e Rubens (irmão), todos eles carregaram também o nome “Brito”. Em sua terra natal, Britinho iniciou sua trajetória profissional aos 18 anos, em 1935, como pianista da Rádio Cultura; foi contratado pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre em 1936; e três anos mais tarde atuou em rádios e boates da cidade de São Paulo. Até que, em meados de 1941, Britinho mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesta cidade exerceu diversas atividades artísticas até seu falecimento, em 1966, aos 49 anos de idade. Para fins deste trabalho, privilegiei dois aspectos principais de sua trajetória profissional: primeiro Britinho enquanto “pianista da noite”, ou seja, sua participação nas boates da Zona Sul do Rio de Janeiro entre 1951-1954; e, segundo, sua “fase fonográfica”, que se inicia em 1951 até 1965, com pelo menos 120 discos lançados. Britinho compôs ainda mais de uma centena de canções, escritas solo ou em parcerias. Como fontes utilizei: os discos lançados pelo pianista, as matérias ou colunas de periódicos impressos a seu respeito e as composições de sua autoria.This dissertation aims to study the trajectory of the pianist, composer, conductor and arranger João Adelino Leal Brito, popularly known as "Britinho" - especially between the years of 1941-1966 - during which time he worked in the then Federal Capital, the city of Rio de Janeiro. João Brito was born in the city of Pelotas / RS on May 5, 1917. There were also other musicians in his family in Pelotas: João (father), Henrique, José (uncles) and Rubens (brother), all of them also carried the name "Brito". In his city, Britinho began his professional career at age 18, in 1935, as a pianist of Radio Cultura; was hired by Radio Farroupilha, in Porto Alegre in the year 1936; and three years later he worked in radio and clubs of São Paulo. Until, in mid-1941, Britinho moved to Rio de Janeiro. In this city he exercised several artistic activities until his death, in 1966, at 49 years of age. For the purpose of this paper, I have focused on two main aspects of his professional career: first Britinho as "pianist of the night", that is, his participation in the nightclubs of the “Zona Sul” of Rio de Janeiro between 1951-1954; and, secondly, his "phonographic phase", which began in 1951 until 1965, with at least 120 records released. Britinho composed even more than a hundred songs, written solo or in partnerships. As sources I used: the discs released by the pianist, the materials or columns of periodicals printed about him and the compositions of his own.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaJoão Adelino Leal BritoTrajetóriaBoatesMúsica popular brasileiraTrajectoryNightclubsPopular brazilian musicA vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).Life is a samba: the pianistic trajectory of João Leal Brito: “Britinho” (1917-1966).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6963833785674256http://lattes.cnpq.br/6511913807881617Vargas, Jonas MoreiraVeleda, Vinicius Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTVINICIUS CARVALHO VELEDA_Dissertacao.pdf.txtVINICIUS CARVALHO VELEDA_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain481123http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/6/VINICIUS%20CARVALHO%20VELEDA_Dissertacao.pdf.txt8bff79248533c6d948a42a5fb9c9483bMD56open accessTHUMBNAILVINICIUS CARVALHO VELEDA_Dissertacao.pdf.jpgVINICIUS CARVALHO VELEDA_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/7/VINICIUS%20CARVALHO%20VELEDA_Dissertacao.pdf.jpgdf4c2bebad7f067c90ea02e95a815b08MD57open accessORIGINALVINICIUS CARVALHO VELEDA_Dissertacao.pdfVINICIUS CARVALHO VELEDA_Dissertacao.pdfapplication/pdf3913207http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/1/VINICIUS%20CARVALHO%20VELEDA_Dissertacao.pdfa79288d07eff3448ff14247d6d12e57cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/55582023-07-13 04:28:45.63open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:28:45Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Life is a samba: the pianistic trajectory of João Leal Brito: “Britinho” (1917-1966).
title A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
spellingShingle A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
Veleda, Vinicius Carvalho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
João Adelino Leal Brito
Trajetória
Boates
Música popular brasileira
Trajectory
Nightclubs
Popular brazilian music
title_short A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
title_full A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
title_fullStr A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
title_full_unstemmed A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
title_sort A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito: "Britinho" (1917-1966).
author Veleda, Vinicius Carvalho
author_facet Veleda, Vinicius Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6963833785674256
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6511913807881617
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Jonas Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Veleda, Vinicius Carvalho
contributor_str_mv Vargas, Jonas Moreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
João Adelino Leal Brito
Trajetória
Boates
Música popular brasileira
Trajectory
Nightclubs
Popular brazilian music
dc.subject.por.fl_str_mv História
João Adelino Leal Brito
Trajetória
Boates
Música popular brasileira
Trajectory
Nightclubs
Popular brazilian music
description Esta dissertação de mestrado em História tem como objetivo estudar a trajetória do pianista, compositor, maestro e arranjador João Adelino Leal Brito, conhecido popularmente como “Britinho” - sobretudo entre os anos de 1941-1966 - período em que atuou na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro. João Brito nasceu na cidade de Pelotas/RS em 05 de maio de 1917. Houveram ainda outros musicistas em sua família, em Pelotas: João (pai), Henrique, José (tios) e Rubens (irmão), todos eles carregaram também o nome “Brito”. Em sua terra natal, Britinho iniciou sua trajetória profissional aos 18 anos, em 1935, como pianista da Rádio Cultura; foi contratado pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre em 1936; e três anos mais tarde atuou em rádios e boates da cidade de São Paulo. Até que, em meados de 1941, Britinho mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesta cidade exerceu diversas atividades artísticas até seu falecimento, em 1966, aos 49 anos de idade. Para fins deste trabalho, privilegiei dois aspectos principais de sua trajetória profissional: primeiro Britinho enquanto “pianista da noite”, ou seja, sua participação nas boates da Zona Sul do Rio de Janeiro entre 1951-1954; e, segundo, sua “fase fonográfica”, que se inicia em 1951 até 1965, com pelo menos 120 discos lançados. Britinho compôs ainda mais de uma centena de canções, escritas solo ou em parcerias. Como fontes utilizei: os discos lançados pelo pianista, as matérias ou colunas de periódicos impressos a seu respeito e as composições de sua autoria.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-27T23:17:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-25
2020-05-27T23:17:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VELEDA, Vinicius Carvalho. A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito - “Britinho” (1917-1966). 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5558
identifier_str_mv VELEDA, Vinicius Carvalho. A vida é um samba: a trajetória pianística de João Leal Brito - “Britinho” (1917-1966). 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/6/VINICIUS%20CARVALHO%20VELEDA_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/7/VINICIUS%20CARVALHO%20VELEDA_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/1/VINICIUS%20CARVALHO%20VELEDA_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5558/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bff79248533c6d948a42a5fb9c9483b
df4c2bebad7f067c90ea02e95a815b08
a79288d07eff3448ff14247d6d12e57c
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801847118628913152