Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Souza, Maria da Graça
Orientador(a): Pizzi, Jovino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7684
Resumo: A tese de Doutorado: Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução debate a relação Escola – Vida, onde a ação docente busca transversalizar os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade e as experiências ali desenvolvidas. O objetivo dessa tese é identificar, analisar e compreender como o conhecimento do modo de produção da existência dos camponeses do Assentamento Renascer, em Canguçu- RS, é trabalhado na Escola Oziel Alves Pereira e como contribui para a elaboração de novas sínteses, novos conhecimentos. A escolha da metodologia: Investigação Ação Participativa, como processo de elaborar ciência para a educação, ocorre pelo reconhecimento que nos permite a experiência permanente de conduzir os sujeitos participantes a elaborarem uma análise e compreensão crítica das ações que desenvolvem. Tomei como desfio incluir a Investigação Ação Participativa o tema da Permanência, da continuidade, levando em consideração o vir a ser histórico dos sujeitos. O trabalho está dividido em duas partes: na primeira delas é resgatado uma imersão inicial com os camponeses, onde buscamos analisar os achados bem como os desafios explicitados que vem exigindo uma continuidade da pesquisa. Na segunda parte do texto, com base no que foi tratado na primeira, debate-se como se enraíza a produção de outro conhecimento que possibilite o processo de humanização dos sujeitos de uma dada totalidade. A Investigação Ação Participativa fundamentada em Orlando Fals Borda e Carlos Rodrigues Brandão aponta possibilidades para um conhecimento novo e enraizado. Busca-se, sustentado em Paulo Freire e Karl Marx, estabelecer a relação da luta e da produção com o conhecimento enraizado. Debate-se a luta por uma escola encharcada do seu contexto histórico, que não abre mão dos princípios orientadores da Educação do Campo que é compreender e construir a Reforma Agrária Popular com a ampla distribuição de terras para quem nela vive e trabalha, produzindo alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis para toda a sociedade, além da elaboração do conhecimento que tenha como matriz tecnológica a agroecologia e que o desenvolvimento da agricultura esteja sustentado nos princípios da agrobiodiversidade e da soberania alimentar como forma de Resistência, entendida como possibilidade de mudar o mundo.
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A escolha da metodologia: Investigação Ação Participativa, como processo de elaborar ciência para a educação, ocorre pelo reconhecimento que nos permite a experiência permanente de conduzir os sujeitos participantes a elaborarem uma análise e compreensão crítica das ações que desenvolvem. Tomei como desfio incluir a Investigação Ação Participativa o tema da Permanência, da continuidade, levando em consideração o vir a ser histórico dos sujeitos. O trabalho está dividido em duas partes: na primeira delas é resgatado uma imersão inicial com os camponeses, onde buscamos analisar os achados bem como os desafios explicitados que vem exigindo uma continuidade da pesquisa. Na segunda parte do texto, com base no que foi tratado na primeira, debate-se como se enraíza a produção de outro conhecimento que possibilite o processo de humanização dos sujeitos de uma dada totalidade. A Investigação Ação Participativa fundamentada em Orlando Fals Borda e Carlos Rodrigues Brandão aponta possibilidades para um conhecimento novo e enraizado. Busca-se, sustentado em Paulo Freire e Karl Marx, estabelecer a relação da luta e da produção com o conhecimento enraizado. Debate-se a luta por uma escola encharcada do seu contexto histórico, que não abre mão dos princípios orientadores da Educação do Campo que é compreender e construir a Reforma Agrária Popular com a ampla distribuição de terras para quem nela vive e trabalha, produzindo alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis para toda a sociedade, além da elaboração do conhecimento que tenha como matriz tecnológica a agroecologia e que o desenvolvimento da agricultura esteja sustentado nos princípios da agrobiodiversidade e da soberania alimentar como forma de Resistência, entendida como possibilidade de mudar o mundo.The Doctoral thesis: Knowledge rooted as a tool of struggle and peasant resistance to the reproduction society debates the relationship between School and Life, where the teaching action seeks to mainstream the knowledge historically accumulated by humanity and the experiences developed there. The aim of this thesis is to identify, analyze and understand how the knowledge of the way of production of the existence of the peasants of the Renascer Settlement in Canguçu-RS is worked at the Oziel Alves Pereira School and how it contributes to the elaboration of new syntheses, new knowledge. The choice of methodology: Participatory Action Research, as a process of elaborating science for education, occurs through the recognition that allows us the permanent experience of leading the participating subjects to elaborate an analysis and critical understanding of the actions they develop. I took as a challenge to include the Investigation Participatory Action the theme of Permanence, of continuity, taking into consideration the becoming history of the subjects. The work is divided in two parts: in the first one, an initial immersion with the peasants is rescued, where we seek to analyze the findings as well as the explicit challenges that require a continuity of the research. In the second part of the text, based on what was dealt with in the first part, we debate how the production of other knowledge that roots the humanization process of the subjects of a given totality is rooted. The Participatory Action Research based on Orlando Fals Borda and Carlos Rodrigues Brandão points out possibilities for a new and rooted knowledge. It is sought, sustained in Paulo Freire and Karl Marx, to establish the relation of the struggle and the production with the rooted knowledge. The struggle for a school drenched in its historical context, which does not give up the guiding principles of the Education of the Field, is to understand and construct the Popular Agrarian Reform with the wide distribution of land for those who live and work in it, producing healthy food and environmentally sustainable for all society, in addition to the elaboration of the knowledge that has agroecology as the technological matrix and that the development of agriculture is based on the principles of agrobiodiversity and food sovereignty as a form of resistance, understood as a possibility to change the world.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConhecimentos enraizadosPedagogia do aprendizado pelas bordasProduçãoCamponesesAgroecologiaResistênciaRooted knowledgePedagogy of learning by the edgesProductionPeasantsAgroecologyResistanceConhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução.Knowledge rooted as a tool of struggle and peasant resistance to the reproduction society.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1228028749785553http://lattes.cnpq.br/8367592283546125Pizzi, JovinoSouza, Maria da Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Maria_da_Graca_Souza.pdf.txtTese_Maria_da_Graca_Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain316701http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7684/6/Tese_Maria_da_Graca_Souza.pdf.txt13f436cff3f74127efadb65ecc5b17a7MD56open accessTHUMBNAILTese_Maria_da_Graca_Souza.pdf.jpgTese_Maria_da_Graca_Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7684/7/Tese_Maria_da_Graca_Souza.pdf.jpg760838d08b4d3aceb0df8c0471a11029MD57open accessORIGINALTese_Maria_da_Graca_Souza.pdfTese_Maria_da_Graca_Souza.pdfapplication/pdf2579902http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7684/1/Tese_Maria_da_Graca_Souza.pdfcd1c0edc80f77bafbe3af3e1d5c7090dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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