A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Weizenmann, Mateus
Orientador(a): Santos, Robinson dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5042
Resumo: O presente trabalho visa traçar o diagnóstico de Foucault sobre a constituição objetiva do sujeito moderno, em seu entender erigido como efeito da mútua implicação entre o poder disciplinar e os saberes antropológicos que emergem em paralelo ao discurso iluminista. A questão oferece uma visão alternativa à elucubração da verdade como tema candente, à medida que embota o estatuto do sujeito doador de sentido, núcleo central do conhecimento validado desde fins do século XVIII. Com Foucault a própria noção de verdade é substituída pela composição de discursos contingentes situados na trama histórica, que projetam o verdadeiro e o falso no terreno do conhecimento. Esta disposição é coerente a uma historiografia alheia ao modelo antropológico que pretende colocar em marcha com sua arqueologia e genealogia. No conjunto de seus escritos, a relação que estabelece entre poder e saber com a formação do sujeito se dá tanto como objetivação, quanto sob a forma da subjetivação, uma versando sobre a construção desde um ponto exterior e a outra através de uma elaboração como prática de si. Esta pesquisa se reserva a uma digressão imanente aos conteúdos de formação que incidem exteriormente sobre o homem para constituí-lo na modernidade como sujeito, cuja forma é a do indivíduo dócil, útil e produtivo. Este caminho lhe confere o significado do sujeito como sujeitado, um autômato contraposto ao sujeito transcendental creditado à filosofia de Kant. Para a consecução deste trabalho é discutida a reposição de um tribunal da verdade que demonstra os limites traçados por Foucault aos temas antropológicos, o que imputa a consciência produtora de outrora à condição de produto. Faz-se igualmente o percurso de Foucault enquanto arqueólogo dos saberes que constituíram simultaneamente o homem como seu objeto e sujeito, e do genealogista que investiga a mecânica do poder em sua licenciosa relação com o conhecimento, para definir as condições objetivas que fabricaram o sujeito na leitura que o francês faz da modernidade. O resultado decorre da leitura da obra de Foucault, sobretudo de seus escritos entre 1961 e 1976, e dos comentadores, em especial Gilles Deleuze, Paul Veyne, Hubert Dreyfus, Paul Rabinow, Roberto Machado, César Candiotto e Jürgen Habermas.
id UFPL_0c49b07ee3a5dc798ed8208e9047108b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5042
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-04-24T00:07:12Z2020-04-232020-04-24T00:07:12Z2012-09-03Weizenmann, Mateus. A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2012.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5042O presente trabalho visa traçar o diagnóstico de Foucault sobre a constituição objetiva do sujeito moderno, em seu entender erigido como efeito da mútua implicação entre o poder disciplinar e os saberes antropológicos que emergem em paralelo ao discurso iluminista. A questão oferece uma visão alternativa à elucubração da verdade como tema candente, à medida que embota o estatuto do sujeito doador de sentido, núcleo central do conhecimento validado desde fins do século XVIII. Com Foucault a própria noção de verdade é substituída pela composição de discursos contingentes situados na trama histórica, que projetam o verdadeiro e o falso no terreno do conhecimento. Esta disposição é coerente a uma historiografia alheia ao modelo antropológico que pretende colocar em marcha com sua arqueologia e genealogia. No conjunto de seus escritos, a relação que estabelece entre poder e saber com a formação do sujeito se dá tanto como objetivação, quanto sob a forma da subjetivação, uma versando sobre a construção desde um ponto exterior e a outra através de uma elaboração como prática de si. Esta pesquisa se reserva a uma digressão imanente aos conteúdos de formação que incidem exteriormente sobre o homem para constituí-lo na modernidade como sujeito, cuja forma é a do indivíduo dócil, útil e produtivo. Este caminho lhe confere o significado do sujeito como sujeitado, um autômato contraposto ao sujeito transcendental creditado à filosofia de Kant. Para a consecução deste trabalho é discutida a reposição de um tribunal da verdade que demonstra os limites traçados por Foucault aos temas antropológicos, o que imputa a consciência produtora de outrora à condição de produto. Faz-se igualmente o percurso de Foucault enquanto arqueólogo dos saberes que constituíram simultaneamente o homem como seu objeto e sujeito, e do genealogista que investiga a mecânica do poder em sua licenciosa relação com o conhecimento, para definir as condições objetivas que fabricaram o sujeito na leitura que o francês faz da modernidade. O resultado decorre da leitura da obra de Foucault, sobretudo de seus escritos entre 1961 e 1976, e dos comentadores, em especial Gilles Deleuze, Paul Veyne, Hubert Dreyfus, Paul Rabinow, Roberto Machado, César Candiotto e Jürgen Habermas.This paper aims to outline the diagnosis of Foucault on the objective constitution of the modern subject, erected in his opinion as the effect of mutual implication between disciplinary power and anthropological knowledge that emerge in parallel to the Enlightenment discourse. The issue offers an alternate vision to the digression of the truth as important issue, as it dulls the status of the subject of donor direction, main core of knowledge validated since the late eighteenth century. With Foucault the notion of truth is replaced by the composition of contingent speeches located in a historical plot, which project the true and false in the field of knowledge. This is consistent with a historiography unrelated to the anthropological model that has the intention to put in motion with its archeology and genealogy. In all his writings, the relationship he establishes between power and knowledge with the formation of the subject as much as the objectification occurs, as in the form of subjectivity, one dealing on the construction from an external point and the other through a drawing of oneself as a practice. This research reserves itself to a digression immanent to the content of construction focused on the outward man in order to set him as a subject in modernity, whose form is that of a docile, useful and productive individual. This path gives the meaning of the subject as subjected, an automaton opposed to the transcendental subject credited to the philosophy of Kant. To achieve this work, it is discussed the replacement of a tribunal of fact that demonstrates the limits set by Foucault to anthropological themes, which imputed producer consciousness once the condition of product. It is also shown in this issue the route of Foucault as an archaeologist of the knowledge which constituted both the man as his object and subject, and the genealogist who investigates the mechanics of power in his licentious relationship with knowledge, so to define the objective conditions which made the subject interpreted by the French philosopher about modernity. The result is gathered from reading the work of Foucault, especially his writings between 1961 and 1976, and commentators, especially Gilles Deleuze, Paul Veyne, Hubert Dreyfus, Paul Rabinow, Roberto Machado, César Candiotto and Jürgen Habermas.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaSujeitoPoderSaberCrítica antropológicaArqueologiaGenealogiaSubjectPowerKnowledgeCriticism of the anthropologicalArchaeologyGenealogyA constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.The objective constitution of the modern subject in Michel Foucault's diagnosis: a digression between power and knowledge in the discourse of arche-genealogy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4043258479258184http://lattes.cnpq.br/2673552821924828Santos, Robinson dosWeizenmann, Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.txtMATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain415832http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/6/MATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.txtc5fb1506d5546b8aac6c4a026dea0710MD56open accessTHUMBNAILMATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.jpgMATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1427http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/7/MATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.jpgce636917423d500b0031b9956dd160e1MD57open accessORIGINALMATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdfMATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdfapplication/pdf941717http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/1/MATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf67f9cff88afb1d729de30ca7954bb7caMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/50422023-07-13 06:59:02.165open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:59:02Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The objective constitution of the modern subject in Michel Foucault's diagnosis: a digression between power and knowledge in the discourse of arche-genealogy.
title A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
spellingShingle A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
Weizenmann, Mateus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Filosofia
Sujeito
Poder
Saber
Crítica antropológica
Arqueologia
Genealogia
Subject
Power
Knowledge
Criticism of the anthropological
Archaeology
Genealogy
title_short A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
title_full A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
title_fullStr A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
title_full_unstemmed A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
title_sort A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia.
author Weizenmann, Mateus
author_facet Weizenmann, Mateus
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4043258479258184
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2673552821924828
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Robinson dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Weizenmann, Mateus
contributor_str_mv Santos, Robinson dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Filosofia
Sujeito
Poder
Saber
Crítica antropológica
Arqueologia
Genealogia
Subject
Power
Knowledge
Criticism of the anthropological
Archaeology
Genealogy
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Sujeito
Poder
Saber
Crítica antropológica
Arqueologia
Genealogia
Subject
Power
Knowledge
Criticism of the anthropological
Archaeology
Genealogy
description O presente trabalho visa traçar o diagnóstico de Foucault sobre a constituição objetiva do sujeito moderno, em seu entender erigido como efeito da mútua implicação entre o poder disciplinar e os saberes antropológicos que emergem em paralelo ao discurso iluminista. A questão oferece uma visão alternativa à elucubração da verdade como tema candente, à medida que embota o estatuto do sujeito doador de sentido, núcleo central do conhecimento validado desde fins do século XVIII. Com Foucault a própria noção de verdade é substituída pela composição de discursos contingentes situados na trama histórica, que projetam o verdadeiro e o falso no terreno do conhecimento. Esta disposição é coerente a uma historiografia alheia ao modelo antropológico que pretende colocar em marcha com sua arqueologia e genealogia. No conjunto de seus escritos, a relação que estabelece entre poder e saber com a formação do sujeito se dá tanto como objetivação, quanto sob a forma da subjetivação, uma versando sobre a construção desde um ponto exterior e a outra através de uma elaboração como prática de si. Esta pesquisa se reserva a uma digressão imanente aos conteúdos de formação que incidem exteriormente sobre o homem para constituí-lo na modernidade como sujeito, cuja forma é a do indivíduo dócil, útil e produtivo. Este caminho lhe confere o significado do sujeito como sujeitado, um autômato contraposto ao sujeito transcendental creditado à filosofia de Kant. Para a consecução deste trabalho é discutida a reposição de um tribunal da verdade que demonstra os limites traçados por Foucault aos temas antropológicos, o que imputa a consciência produtora de outrora à condição de produto. Faz-se igualmente o percurso de Foucault enquanto arqueólogo dos saberes que constituíram simultaneamente o homem como seu objeto e sujeito, e do genealogista que investiga a mecânica do poder em sua licenciosa relação com o conhecimento, para definir as condições objetivas que fabricaram o sujeito na leitura que o francês faz da modernidade. O resultado decorre da leitura da obra de Foucault, sobretudo de seus escritos entre 1961 e 1976, e dos comentadores, em especial Gilles Deleuze, Paul Veyne, Hubert Dreyfus, Paul Rabinow, Roberto Machado, César Candiotto e Jürgen Habermas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-24T00:07:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-23
2020-04-24T00:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Weizenmann, Mateus. A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5042
identifier_str_mv Weizenmann, Mateus. A constituição objetiva do sujeito moderno no diagnóstico de Michel Foucault: uma digressão entre poder e saber no discurso da arque-genealogia. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2012.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/6/MATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/7/MATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/1/MATEUS_WEIZENMANN_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5042/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5fb1506d5546b8aac6c4a026dea0710
ce636917423d500b0031b9956dd160e1
67f9cff88afb1d729de30ca7954bb7ca
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797770046807736320