Como são veiculados conteúdos por academias de ginástica na cidade de Pelotas-RS em postagens no Instagram?
Ano de defesa: | 2021 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Departamento: |
Escola Superior de Educação Física
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8366 |
Resumo: | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral identificar quais eram os conteúdos veiculados por academias de ginástica no Instagram, na cidade de Pelotas (RS). Como objetivos específicos se buscou classificar quais eram os conteúdos mais frequentes nas postagens de academias na mídia social em questão, e posteriormente problematizar os conteúdos de forma a encontrar nestes, similaridade temática gerando conceitos que explicitassem o que prioritariamente foi revelado a partir dessas análises. Trata-se de uma abordagem exploratória e qualitativa das redes sociais on-line, que utilizou o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). Foram analisadas imagens e legendas, e para extração das postagens foram tiradas capturas de tela das postagens de academias que permite o tratamento das análises em ambiente off-line e também evita perdas. O período escolhido para objeto de análise desse estudo foi de setembro a outubro de 2019, entendendo que este fora, a partir de breve leitura flutuante nos perfis, o período de maior número de postagens. Para tratamento e análise dos dados foi utilizado o software Atlas TI 8.0 que permitiu segmentar, selecionar citações, codificá-las e também criar as categorias. Ao todo, foram analisadas 235 postagens, que após o processo de codificação fizeram emergir 13 códigos orientadores que representam os conteúdos mais frequentes nas postagens. Esses códigos foram discutidos e apresentados no decorrer da pesquisa e posteriormente, agrupados de acordo com sua familiaridade temática em duas grandes categorias: Relações de consumo e marketing; e Informações sobre corpo e saúde. Essas categorias revelam que há uma predominância de conteúdos imbricados em relações de consumo em relação a informações sobre saúde, demonstrando que os conteúdos produzidos pelas academias no Instagram apostam na utilização desse viés mercadológico para se sustentar nessa mídia social. Conclui-se que as práticas de consumo estão presentes nas postagens através de perspectivas que visam o marketing e a produção de capital social, e que por outro lado, os conteúdos sobre saúde emitidos são capazes de produção e reprodução de sentidos não somente na prática profissional nesses ambientes, como nas pautas acerca da saúde geradas em quem é tocado por estes conteúdos. |
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2022-05-05T20:16:36Z2022-05-05T20:16:36Z2021-07-30VICTORIA, Raul. Como são veiculados conteúdos por academias de ginástica na cidade de Pelotas-RS em postagens no Instagram? 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8366A presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral identificar quais eram os conteúdos veiculados por academias de ginástica no Instagram, na cidade de Pelotas (RS). Como objetivos específicos se buscou classificar quais eram os conteúdos mais frequentes nas postagens de academias na mídia social em questão, e posteriormente problematizar os conteúdos de forma a encontrar nestes, similaridade temática gerando conceitos que explicitassem o que prioritariamente foi revelado a partir dessas análises. Trata-se de uma abordagem exploratória e qualitativa das redes sociais on-line, que utilizou o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). Foram analisadas imagens e legendas, e para extração das postagens foram tiradas capturas de tela das postagens de academias que permite o tratamento das análises em ambiente off-line e também evita perdas. O período escolhido para objeto de análise desse estudo foi de setembro a outubro de 2019, entendendo que este fora, a partir de breve leitura flutuante nos perfis, o período de maior número de postagens. Para tratamento e análise dos dados foi utilizado o software Atlas TI 8.0 que permitiu segmentar, selecionar citações, codificá-las e também criar as categorias. Ao todo, foram analisadas 235 postagens, que após o processo de codificação fizeram emergir 13 códigos orientadores que representam os conteúdos mais frequentes nas postagens. Esses códigos foram discutidos e apresentados no decorrer da pesquisa e posteriormente, agrupados de acordo com sua familiaridade temática em duas grandes categorias: Relações de consumo e marketing; e Informações sobre corpo e saúde. Essas categorias revelam que há uma predominância de conteúdos imbricados em relações de consumo em relação a informações sobre saúde, demonstrando que os conteúdos produzidos pelas academias no Instagram apostam na utilização desse viés mercadológico para se sustentar nessa mídia social. Conclui-se que as práticas de consumo estão presentes nas postagens através de perspectivas que visam o marketing e a produção de capital social, e que por outro lado, os conteúdos sobre saúde emitidos são capazes de produção e reprodução de sentidos não somente na prática profissional nesses ambientes, como nas pautas acerca da saúde geradas em quem é tocado por estes conteúdos.The present research, of a qualitative nature, had as a general objective to identify what were the contents disseminated by gyms on Instagram, in the city of Pelotas (RS). As specific objectives it was sought to classify what were the most frequent content in the posts of gyms in the social media in question, and then problematize the content in order to find in these, thematic similarity generating concepts that would clarify what was primarily revealed from these analyzes. This is an exploratory and qualitative approach to online social networks, which used the content analysis method proposedby Bardin (2016). Images and captions ere analyzed, and for extraction of the posts were taken screenshots of the posts of gyms that allows the treatment of the analysis in an offline environment and also avoids losses. The period chosen for the object of analysis of this study was from September to October 2019, understanding that this was, from brief floating reading in the profiles, the period of greatest number of posts. For data treatment and analysis, the Atlas TI 8.0 software was used, which allowed segmenting, selecting quotes, coding them, and also creating categories. In all, 235 posts were analyzed, which after the coding process brought out 13 guiding codes that represent the most frequent contents in the posts. These codes were discussed and presented during the research and then grouped according to their thematic familiarity into two major categories: Consumer relations and marketing; and Information about body and health. These categories reveal that there is a predominance of content imbricated in consumer relations in relation to health information, demonstrating that the content produced by gyms on Instagram bet on the use of this marketing bias to sustain themselves in this social media. It is concluded that consumption practices are present in the pos s through perspectives that aim at marketing and the production of social capital, and that on the other hand, the contents about health issued are capable of production and reproduction of meanings not only in the professional practice in these environments, as in the agendas about health generated in those who are touched by these contents.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICARedes sociaisAcademia de ginástica e consumoSocial networksGymnasium and consumptionComo são veiculados conteúdos por academias de ginástica na cidade de Pelotas-RS em postagens no Instagram?How are contents published by gyms in the city of Pelotas-RS in Instagram posts?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0903786039537899http://lattes.cnpq.br/5583931088198491Knuth, Alan GoularteVictoria, Raulinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Raul_Victoria.pdf.txtDissertacao_Raul_Victoria.pdf.txtExtracted texttext/plain223693http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8366/6/Dissertacao_Raul_Victoria.pdf.txtc413167b40b7333cb7171bab44c8229aMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Raul_Victoria.pdf.jpgDissertacao_Raul_Victoria.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8366/7/Dissertacao_Raul_Victoria.pdf.jpge2b31b28cc80cba5dc52a2cb793f8200MD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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