Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Neumann, Márcia Knabah
Orientador(a): Peres, Lúcia Maria Vaz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604
Resumo: This qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figure
id UFPL_18a041092653d86fd8560423278f57c4
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1604
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/4599430254032392http://lattes.cnpq.br/5496470672226677Sperotto, Rosária IlgenfritzSPEROTTO, Rosária IlgenfritzPeres, Lúcia Maria VazNeumann, Márcia Knabah2014-08-20T13:47:40Z2012-05-042014-08-20T13:47:40Z2010-06-14NEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604This qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figureEsta dissertação de Mestrado, de abordagem qualitativa, objetiva apresentar, às escolas e aos educadores de Ensino Fundamental, uma reflexão sobre a minha prática como professora, potencializada nos estudos realizados no Mestrado, cujo foco foi a valoração dos vínculos afetivos entre professores (as) e estudantes das séries finais do ensino fundamental. Autores como Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva, Marcel Postic foram adotados como referencial teórico por apresentarem rigor e zelo epistemológico à dimensão afetiva nas relações pedagógicas e aos aspectos relativos às contribuições do Imaginário à Educação. A matéria-prima da pesquisa tem como essência a voz de estudantes da Escola Municipal Afonso Vizeu, localizada no município de Pelotas RS, com a representação destes sobre o que pensam a respeito dos vínculos afetivos entre estudantes e professores(as). Os dados empíricos da dissertação resultaram da aplicação do uso das técnicas Associação Livre de Palavras , desenho livre e fragmentos de escrita . Através da análise foi desvelada a importância que os estudantes atribuem aos vínculos afetivos no cotidiano escolar, principalmente, na figura de um professor amigo, divertido, alegre, companheiro, que toca, que está próximoapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoImaginárioVínculos afetivosRepresentações de estudantesEducaçãoImaginaryBonds of affectionStudents representationsEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do ImaginárioBonds of affection in elementary classroom: an educator s readings through the lenses of the Imaginaryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdfapplication/pdf4596988http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/1/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf0abaad446eab3a28f7d22b357c6c17a1MD51open accessTEXTMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txtMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain142868http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/2/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txtd7543595bf90307bea6d07c7bc9e6b6fMD52open accessTHUMBNAILMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpgMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/3/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpg501d77cef800d3120021eab03609880dMD53open access123456789/16042021-12-09 13:24:47.644open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-09T16:24:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Bonds of affection in elementary classroom: an educator s readings through the lenses of the Imaginary
title Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
spellingShingle Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
Neumann, Márcia Knabah
Imaginário
Vínculos afetivos
Representações de estudantes
Educação
Imaginary
Bonds of affection
Students representations
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
title_full Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
title_fullStr Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
title_full_unstemmed Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
title_sort Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
author Neumann, Márcia Knabah
author_facet Neumann, Márcia Knabah
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4599430254032392
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496470672226677
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sperotto, Rosária Ilgenfritz
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv SPEROTTO, Rosária Ilgenfritz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumann, Márcia Knabah
contributor_str_mv Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Vínculos afetivos
Representações de estudantes
Educação
topic Imaginário
Vínculos afetivos
Representações de estudantes
Educação
Imaginary
Bonds of affection
Students representations
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Imaginary
Bonds of affection
Students representations
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figure
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-14
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-04
2014-08-20T13:47:40Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604
identifier_str_mv NEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/1/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/2/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/3/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0abaad446eab3a28f7d22b357c6c17a1
d7543595bf90307bea6d07c7bc9e6b6f
501d77cef800d3120021eab03609880d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769999723528192