A constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Viero, Tatiane Vedoin
Orientador(a): Arriada, Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7689
Resumo: Esta tese teve como foco de pesquisa a constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos-NUME da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. O NUME teve sua gênese em 1994, quando da comemoração dos 25 anos de fundação da FURG, através de um Projeto de Extensão que realizou uma exposição com documentos e objetos que contavam a história da instituição. Veio a se constituir em um museu histórico da Universidade em 1999, quando da passagem dos seus 30 anos. Sua criação foi ancorada na motivação de alguns servidores, entre ativos e aposentados. O NUME tem por objetivo preservar a memória e a História da FURG. Desse modo, a tese objetivou analisar tanto a gênese do Núcleo de Memória, como projeto de extensão, quanto seu processo de institucionalização na forma de um museu histórico da Universidade e também investigar como o seu espaço contribui para a memória, a história e a identidade da FURG (1994-2014). A pesquisa compreendeu um corpus documental constituído por documentos oficiais da FURG e por entrevistas com os servidores envolvidos na criação do NUME. Os documentos oficiais pesquisados foram: Resoluções, Deliberações, Projetos de Extensão das exposições comemorativas do 25º e 30º aniversário da Universidade, Atas do Conselho Universitário e o Plano de Desenvolvimento Institucional (2015-2018). As entrevistas realizadas totalizaram sete e foram produzidas com base na metodologia da História Oral. A análise do corpus documental possibilitou conferir três categorias: memória, identidade e cultura material escolar. A partir das análises realizadas, constatei a relevância da existência de gatilhos comemorativos, ou seja, datas comemorativas como motivação para a preocupação com a preservação da memória. Em relação aos servidores que criaram o NUME, foi possível constatar a aspiração de compartilhamento dos anos de sua carreira universitária vivida na instituição, bem como o sentimento de anseio de preservar a memória da Universidade para as futuras gerações. Os mesmos possuem laços de identidade com a instituição, o que não ocorre com os mais jovens, pois entre outros motivos o teor simbólico da memória não foi repassado para as gerações mais recentes. A identidade está rigorosamente vinculada à memória, aos objetos, aos documentos, e estes estão relacionados aos lugares de memória que também evocam a identidade individual ou coletiva. O NUME pode ser considerado um exemplo disso. Isso ficou evidente nas narrativas dos entrevistados, quando rememoraram acontecimentos passados (memória), significando-os com a sua identidade individual com base no grupo a que pertencem. É possível afirmar que, embora haja um discurso, uma intencionalidade de memória na FURG, na prática não há uma política de memória institucional implementada e, desta forma, o museu não cumpre com seu objetivo de criação.
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O NUME tem por objetivo preservar a memória e a História da FURG. Desse modo, a tese objetivou analisar tanto a gênese do Núcleo de Memória, como projeto de extensão, quanto seu processo de institucionalização na forma de um museu histórico da Universidade e também investigar como o seu espaço contribui para a memória, a história e a identidade da FURG (1994-2014). A pesquisa compreendeu um corpus documental constituído por documentos oficiais da FURG e por entrevistas com os servidores envolvidos na criação do NUME. Os documentos oficiais pesquisados foram: Resoluções, Deliberações, Projetos de Extensão das exposições comemorativas do 25º e 30º aniversário da Universidade, Atas do Conselho Universitário e o Plano de Desenvolvimento Institucional (2015-2018). As entrevistas realizadas totalizaram sete e foram produzidas com base na metodologia da História Oral. A análise do corpus documental possibilitou conferir três categorias: memória, identidade e cultura material escolar. 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NUME is aimed to preserve the memory and the history of FURG. Therefore, this dissertation aims to analyze both the genesis of the Memory Center as an extension project and its institutionalization process as a historical museum of the University, as well as to investigate how its space contributes to the memory, history and identity of FURG (1994-2014). The research included a documental corpus formed by FURG’s official documents and interviews with employees involved in the creation of NUME. The official documents investigated were: Resolutions, Deliberations, Extension Projects of FURG’s 25th and 30th anniversary exhibitions, Records of the University Council, and the Institutional Development Plan (2015- 2018). Seven interviews were conducted, produced with the Oral History Methodology. The documental corpus analysis enabled the assessment of three categories: memory, identity, and school material culture. Analyses showed relevance of celebratory trigger existence, that is, commemorative dates as motivation towards the concern of memory preservation. Regarding the employees who created NUME, the aspiration for sharing their years of university career lived in the institution was observed, as well as the desire to preserve the University memory for future generations. These employees were found to have identity bonds with the institution, but the same was not noticed with regard to the younger employees, since among other reasons the memory nominal content was not transferred to future generations. Identity is strictly associated with the memory, the objects, the documents, and these are related to the memory spaces that also evoke the individual or collective memory. NUME is an example of this, which was evident in the narratives by the interviewed people, when recalling past events (memory) and meaning these with their individual identity based on the group they belong to. In conclusion, it is possible to say that, although there is a discourse, an intentionality of memory at FURG, in practice, however, there is no strategy of institutional memory implemented and thus the museum does not fulfill its purpose of creation.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMuseu Histórico UniversitárioNUMEMemóriaIdentidadeCultura material escolarUniversity Historical MuseumMemoryIdentitySchool material cultureA constituição do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014).The constitution of the Memory Center Engineer Francisco Martins Bastos – NUME (1994-2014).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/6645316324589657http://lattes.cnpq.br/6119476063670594Arriada, EduardoViero, Tatiane Vedoininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdf.txtTese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdf.txtExtracted texttext/plain270983http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7689/6/Tese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdf.txt6c036096439b09144eead285ef0bbbb8MD56open accessTHUMBNAILTese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdf.jpgTese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7689/7/Tese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdf.jpg04adcc30e7040224766e39d0626f02e9MD57open accessORIGINALTese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdfTese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdfapplication/pdf8656095http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7689/1/Tese_Tatiane_Vedoin_Viero.pdff378078387d94719e1d10f07b1d73f36MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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