Territórios da docência: distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no ensino fundamental II na rede municipal de Canguçu-RS
Ano de defesa: | 2022 |
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Instituição de defesa: |
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Programa de Pós-Graduação em Geografia
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Instituto de Ciências Humanas
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | A dissertação tem como objetivo analisar a distribuição do quadro docente por escolas e a relação entre as áreas de atuação e formação nas séries finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Canguçu/RS, nos anos de 2019 a 2021. A busca por atender a esse objetivo encontra-se estruturada na prerrogativa de que a formação inicial, compatível com a área de atuação, contribui para o bom trabalho docente e para a qualidade do ensino. Há, portanto, a intersecção dos eixos trabalho docente, formação de professores e território. Para a viabilidade da execução do estudo adotou-se como caminho metodológico para a coleta de dados a análise de documentos, questionários e entrevistas realizadas com docentes. A análise do material foi feita a partir das categorias condições para o exercício docente, formação continuada e território. Por meio do estudo, foi demonstrado que os componentes de maior carga horária no currículo apresentam menos desvio de função e que as escolas do perímetro urbano se constituem enquanto zonas de maior concentração dos profissionais atuando com maior formação adequada. A pesquisa mostrou, ainda, que o território é um elemento central para pensarmos a distribuição de docentes e as implicâncias decorrentes dessa distribuição. Nele são expressas as negociações, conflitos e jogos de interesse para a atuação em determinada escola e em determinados componentes curriculares. |
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2023-02-13T19:51:20Z2023-02-102023-02-13T19:51:20Z2022-08-04ALVES, Camila Tatiane Silveira. Territórios da docência: Distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no Ensino Fundamental II na rede municipal de Canguçu-RS. Orientadora: Lígia Cardoso Carlos. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9083A dissertação tem como objetivo analisar a distribuição do quadro docente por escolas e a relação entre as áreas de atuação e formação nas séries finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Canguçu/RS, nos anos de 2019 a 2021. A busca por atender a esse objetivo encontra-se estruturada na prerrogativa de que a formação inicial, compatível com a área de atuação, contribui para o bom trabalho docente e para a qualidade do ensino. Há, portanto, a intersecção dos eixos trabalho docente, formação de professores e território. Para a viabilidade da execução do estudo adotou-se como caminho metodológico para a coleta de dados a análise de documentos, questionários e entrevistas realizadas com docentes. A análise do material foi feita a partir das categorias condições para o exercício docente, formação continuada e território. Por meio do estudo, foi demonstrado que os componentes de maior carga horária no currículo apresentam menos desvio de função e que as escolas do perímetro urbano se constituem enquanto zonas de maior concentração dos profissionais atuando com maior formação adequada. A pesquisa mostrou, ainda, que o território é um elemento central para pensarmos a distribuição de docentes e as implicâncias decorrentes dessa distribuição. Nele são expressas as negociações, conflitos e jogos de interesse para a atuação em determinada escola e em determinados componentes curriculares.The dissertation aims to analyze the distribution of the teaching staff by schools and the relationship between the areas of performance and training in the final grades of Elementary School in the municipal network of Canguçu/RS, in the years 2019 to 2021. The quest to meet this The objective is structured on the prerogative that initial training compatible with the area of activity contributes to good teaching work and to the quality of teaching. There is, therefore, the intersection of the axes teaching work, teacher training and territory. For the feasibility of carrying out the study, the analysis of documents, questionnaires and interviews with professors was adopted as a methodological path for data collection. The analysis of the material was based on the categories conditions for teaching, continuing education and territory. Through the study, it was revealed that the components of greater workload in the curriculum present less deviation from function and it was portrayed that schools in the urban perimeter are constituted as the areas with the highest concentration of professionals working with greater adequate training. The research also showed that the territory is a central element for thinking about the distribution of professors and the implications arising from this distribution. It expresses the egotiations, conflicts and games of interest for the performance in a given school and in certain curricular components.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIATerritórioFormação de professoresTrabalho docenteTerritoryTeacher trainingTeaching workTerritórios da docência: distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no ensino fundamental II na rede municipal de Canguçu-RSTeaching territories: distortion between areas of performance and academic training in elementary school II in the municipal network of Canguçu-RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3775800423801868http://lattes.cnpq.br/6058487579514784Carlos, Lígia CardosoAlves, Camila Tatiane Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCamila_Tatiane_Silveira_Alves_Dissertação.pdf.txtCamila_Tatiane_Silveira_Alves_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain212287http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9083/6/Camila_Tatiane_Silveira_Alves_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtf26d70c8d1e27ac2945431be43a34b01MD56open accessTHUMBNAILCamila_Tatiane_Silveira_Alves_Dissertação.pdf.jpgCamila_Tatiane_Silveira_Alves_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9083/7/Camila_Tatiane_Silveira_Alves_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgad4648ba76f766de6a451af28aafa879MD57open accessORIGINALCamila_Tatiane_Silveira_Alves_Dissertação.pdfCamila_Tatiane_Silveira_Alves_Dissertação.pdfapplication/pdf3124624http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9083/1/Camila_Tatiane_Silveira_Alves_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfb6d0f5e2dcfa93116beded6d2dbfa99bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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