A travessia urbana de idosos nas vias requalificadas de Pelotas/RS: comportamento e percepção de risco.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rotta, Mariana Porto
Orientador(a): Medvedovski, Nirce Saffer
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8116
Resumo: O trabalho trata da percepção e do comportamento de risco de pedestres idosos, em cruzamentos urbanos requalificados e dos conflitos existentes nesse espaço. As calçadas com más condições, obstáculos, travessias longas, inseguras e o desrespeito na faixa de segurança pelos motoristas, são fatores que dificultam o deslocamento seguro e com autonomia dessa parcela da população. Diversas instituições e organizações mundiais enfatizam que a qualidade e as condições de deslocamento deveriam ser prioridade e oportunizar acessibilidade e boas condições de deslocamento e cruzamentos seguros. Esses aspectos são fundamentais para o deslocamento a pé dos indivíduos com idade avançada e, pelo exposto, a pesquisa torna-se pertinente devido a carência de estudos que abordam e identificam as ações e a compreensão de risco dos pedestres que realizam o cruzamento, especificamente em vias que passaram por um processo de reestruturação. A investigação apresenta como objetivo geral identificar o comportamento e a percepção de risco dos pedestres idosos nas travessias. O estudo de caso desta pesquisa foi realizado na cidade de Pelotas/RS, em cinco cruzamentos de uma das vias requalificadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento de 2015 – 2016, a Rua General Osório, que possui grande importância história na formação da malha urbana e no sistema de mobilidade do município. Os procedimentos metodológicos utilizados estão inseridos na área das Relações Ambiente Comportamento e estudos realizados na Percepção Ambiental, com abordagem qualitativas e quantitativas, com base em métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação. Nesta pesquisa foram utilizados métodos de coleta de dados como levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, observações, registros fotográficos, mapas comportamentais centrados no indivíduo, entrevistas semiestruturada in loco, por telefone/celular e poema dos desejos. De modo geral, os pedestres demonstram sentirem-se mais seguros quando os cruzamentos apresentaram componentes de regularização semafórica, mesmo que estes sejam direcionados para os veículos, a presença de sinalização vertical e o prolongamento da calçada que reduz a distância da travessia, entre as esquinas. Quanto ao comportamento observado, percebe-se que os trajetos adotados eram coerentes com os relatos expostos sobre as condutas da amostra participante. Concluiu-se que os elementos presentes nas áreas estudadas e as características que possuem, influenciam na avaliação dos riscos existentes nos cruzamentos. No entanto, o entendimento de risco, insegurança e perigo variam entre os pedestres idosos, que apontam o desrespeito dos motoristas e a falta de educação no trânsito, entre outros aspectos que agravam e influenciam essa percepção. O estudo refere-se ao comportamento e a percepção ambiental em áreas de intenso risco e conflito entre os modais, com a peculiaridade de observar as percepções dos idosos, e pode contribuir com subsídios teóricos para diretrizes e ações em cruzamentos seguros de ruas que serão requalificadas.
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Os procedimentos metodológicos utilizados estão inseridos na área das Relações Ambiente Comportamento e estudos realizados na Percepção Ambiental, com abordagem qualitativas e quantitativas, com base em métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação. Nesta pesquisa foram utilizados métodos de coleta de dados como levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, observações, registros fotográficos, mapas comportamentais centrados no indivíduo, entrevistas semiestruturada in loco, por telefone/celular e poema dos desejos. De modo geral, os pedestres demonstram sentirem-se mais seguros quando os cruzamentos apresentaram componentes de regularização semafórica, mesmo que estes sejam direcionados para os veículos, a presença de sinalização vertical e o prolongamento da calçada que reduz a distância da travessia, entre as esquinas. Quanto ao comportamento observado, percebe-se que os trajetos adotados eram coerentes com os relatos expostos sobre as condutas da amostra participante. 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Sidewalks in bad conditions, obstacles, long and unsafe crossings, and the disregard in the urban crossings by drivers, are factors that hinder the safe and autonomous displacement of this portion of the population. Various institutions and worldwide organizations emphasize that the quality and the conditions of the displacement should be priority and provide accessibility, good walking conditions and safe crossings on urban streets. Those aspects are fundamental for the walking displacement of advanced age individuals. With that the exposed, the research becomes pertinent, given the lack of studies that approach and identify the actions and the comprehension of risk by the pedestrians that realize the crossings, specifically on streets that have been through a process of reconstruction. The investigation presents as main goal to identify the behavior and perception of risk by the elderly pedestrians on urban crossings. The case study of this research was realized in the city of Pelotas/RS, on five crossings of one of the requalified streets by the Programa de Aceleração do Crescimento (Growth Acceleration Program) from 2015 to 2016: the General Osório Street, which has big historical importance on the city’s urban mash formation and mobility system. The utilized methodological processes are inserted on the Relations of the Environment- Behavior and studies realized on the Environment Perception, with qualitative and quantity approach, with basis on methods and techniques of the Post-Occupancy Evaluation. On this research were utilized data collecting methods, as file survey, physical survey, observations, photographic records, behavior maps centered on the individual, semi-structured interviews in loco, by phone and poems of wishes. On a general way, the pedestrian demonstrated to feel themselves safer when the crossings have components of semaphoric regularization (even if those are directed to the vehicles), the presence of vertical signalization and the extension of the sidewalk that reduces the distance of the crossings between the street corners. About the observed behavior, it’s noticed that the adopted actions were coherent with the exposed reports about the conducts of the participant sample. It was conclude that the present elements on the studied areas and the characteristics that they have influence on the evaluation of the existent risks on the crossings. However, the risk knowledge, insecurity and danger vary to some pedestrians, who point the disrespect of the vehicle drivers, lack of transit education, among other aspects that aggravate and influence that perception. The study refers to the behavior and environment perception in high risk areas and conflicts between modals, with the peculiarity of observing the elderly perceptions, and can contribute with theoretical subsides to directress and actions in safe urban crossings on streets that will be requalified.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOIdososComportamento de riscoCruzamentos/Travessias urbanasParticipação do UsuárioPercepçãoElderlyRisk behaviorUrban crossingsUser participationPerceptionA travessia urbana de idosos nas vias requalificadas de Pelotas/RS: comportamento e percepção de risco.Elderly crossings on requalified urban streets in Pelotas/RS: behaviour and risk perception.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2885738659563825http://lattes.cnpq.br/7704750589872182Jorge, Liziane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9337220113834468Medvedovski, Nirce SafferRotta, Mariana Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf.txtDissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf.txtExtracted texttext/plain800913http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8116/6/Dissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf.txteff7d09a1e6e961fb84a27e384bcd423MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf.jpgDissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8116/7/Dissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf.jpg32b520063525bc633b9c99e5dad55ff8MD57open accessORIGINALDissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdfDissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdfapplication/pdf23122715http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8116/1/Dissertacao_Mariana_Porto_Rotta.pdf43b60afef59e9599121c267be5381ff2MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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