Diretrizes para implementação da modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior: o caso UFPel.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Mello, Gianine Pivetta
Orientador(a): Schramm, Fábio Kellermann
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5223
Resumo: O Ensino Superior no Brasil passou por uma fase de ampliação a partir da implementação de Programas promovidos pelo Governo Federal, que visaram maior acesso da população às Instituições de Ensino Superior (IES). Nas Instituições Federais, o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), repercutiu no aumento de vagas, criação de novos cursos e campi, implicando no crescimento da infraestrutura física destas Instituições, assim como no aumento da complexidade de seus espaços. Neste contexto, destaca-se a necessidade de buscar novos métodos e tecnologias que contemplem este novo cenário das IFES. A Gestão de Facilidades (GF) é um conjunto de processos e serviços que garantem condições para o desenvolvimento de atividades produtivas. Entre as áreas da GF, a gestão de espaços (GE) pode promover a qualidade e uso racional dos espaços, reduzindo a necessidade de novas construções. A informação é um importante componente da GE e depende de formas adequadas de coleta e gestão de dados. Porém, geralmente as informações estão dispersas entre diferentes setores, sem precisão e uniformidade na atualização. Nesse cenário, a tecnologia da Modelagem da Informação da Construção (BIM) representa uma oportunidade de melhoria no processo de GE, pois permite armazenamento, compartilhamento e recuperação de informações contidas em um modelo virtual da edificação - o modelo BIM. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor diretrizes de implantação da modelagem BIM como apoio aos processos de GE no contexto das IES. Através de um estudo de caso, desenvolvido em duas unidades de análise, o trabalho teve início com a revisão de literatura e dividido em três fases: (a) fase exploratória, que consistiu no aprofundamento da questão da GE em IES e da instituição a ser estudada, em especial com o diagnóstico dos processos de GE existentes. Houve definição de ferramentas e fontes de evidência; (b) fase de desenvolvimento - foi executada a modelagem BIM da primeira unidade de estudo e a configuração do modelo de GE. O processo de modelagem foi avaliado do ponto de vista das dificuldades e potenciais. A segunda unidade de estudo foi executada, a partir de um modelo BIM pré-existente; e (c) fase de análise e reflexão, que apresentou a análise cruzada dos estudos efetuados. A partir dos estudos das unidades e das análises, foram propostas as diretrizes de modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior.
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Neste contexto, destaca-se a necessidade de buscar novos métodos e tecnologias que contemplem este novo cenário das IFES. A Gestão de Facilidades (GF) é um conjunto de processos e serviços que garantem condições para o desenvolvimento de atividades produtivas. Entre as áreas da GF, a gestão de espaços (GE) pode promover a qualidade e uso racional dos espaços, reduzindo a necessidade de novas construções. A informação é um importante componente da GE e depende de formas adequadas de coleta e gestão de dados. Porém, geralmente as informações estão dispersas entre diferentes setores, sem precisão e uniformidade na atualização. Nesse cenário, a tecnologia da Modelagem da Informação da Construção (BIM) representa uma oportunidade de melhoria no processo de GE, pois permite armazenamento, compartilhamento e recuperação de informações contidas em um modelo virtual da edificação - o modelo BIM. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor diretrizes de implantação da modelagem BIM como apoio aos processos de GE no contexto das IES. Através de um estudo de caso, desenvolvido em duas unidades de análise, o trabalho teve início com a revisão de literatura e dividido em três fases: (a) fase exploratória, que consistiu no aprofundamento da questão da GE em IES e da instituição a ser estudada, em especial com o diagnóstico dos processos de GE existentes. Houve definição de ferramentas e fontes de evidência; (b) fase de desenvolvimento - foi executada a modelagem BIM da primeira unidade de estudo e a configuração do modelo de GE. O processo de modelagem foi avaliado do ponto de vista das dificuldades e potenciais. A segunda unidade de estudo foi executada, a partir de um modelo BIM pré-existente; e (c) fase de análise e reflexão, que apresentou a análise cruzada dos estudos efetuados. A partir dos estudos das unidades e das análises, foram propostas as diretrizes de modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior.Higher education in Brazil has undergone a period of expansion through the implementation of programs by the Federal Government, allowing the Brazilian population greater access to Higher Education Institutions (HEIs). At federal institutions, the REUNI - Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (University Restructuring and Expansion Program) has resulted in an increase in vacancies and the creation of new programs and campuses, thus generating the growth of the physical infrastructure of these Institutions and increasing the complexity of their spaces. In this context, the need to seek new methods and technologies that could contemplate this new Federal HEI scenario is highlighted. Facilities Management (FM) is a set of processes and services that guarantee conditions for the development of productive activities. Among FM areas, space management (SM) improves quality and promotes the rational use of spaces, thus reducing the need for new buildings. Information is an important SM component, relying on specific forms of data collection and management. However, information is generally dispersed among different sectors, without definite and uniform updating. Bearing this in mind, the Building Information Modeling (BIM) technology provides an opportunity for improvement of the SM process, as it allows storing, sharing and retrieving information from a virtual building model - the BIM model. This study aimed to propose guidelines for the implementation of BIM modeling as a support tool for SM processes within the HEI context. By means of a case study performed in two study units, the study was initiated by a literature review and was then divided into three phases: (a) exploratory phase, which deepened the HEI SM analysis and, more specifically, that of the institution in focus, with the diagnosis of existing SM processes; also, tools and sources of evidence were defined; (b) development phase - the BIM model of the first study unit and the SM model were set up. The modeling process was evaluated from the difficulties and potentials standpoints. The second study unit was performed from a pre-existing BIM model; (c) analysis and reflection phase, which consisted of a cross-sectional analysis of the studies carried out. From the studies of the units and the analyses performed, BIM modeling guidelines were proposed as a support tool to Space Management in Higher Education Institutions.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoGestão de EspaçosModelagem da Informação da ConstruçãoEspaços AcadêmicosArchitecture and UrbanismSpace ManagementBuilding Information ModelingAcademic SpacesDiretrizes para implementação da modelagem BIM como apoio à Gestão de Espaços em Instituições de Ensino Superior: o caso UFPel.Guidelines for implementing BIM modeling as support for Spaces Management in Higher Education Institutions: the UFPel case.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0993947657534438http://lattes.cnpq.br/7919194064432490Schramm, Fábio KellermannMello, Gianine Pivettainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTGianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf.txtGianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain290833http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5223/6/Gianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf.txt8b9d18207a559438742b56918dba54f8MD56open accessTHUMBNAILGianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf.jpgGianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5223/7/Gianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf.jpg34e4b5287eee783cca0454e604f8a9c8MD57open accessORIGINALGianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdfGianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdfapplication/pdf4293710http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5223/1/Gianine_Pivetta_Mello_Dissertacao.pdf1a8f04e0b8731c999f544106bb10d268MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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