Uma missão educativa metodista: o Instituto Porto Alegre – Departamento de Jaguarão 1942-1952.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ensslin, Anna Beatriz Ereias
Orientador(a): Arriada, Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7644
Resumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa em Filosofia e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e propõe uma investigação sobre o Instituto Porto Alegre – Departamento de Jaguarão/RS. Esta pesquisa visa a descrever e caracterizar a cultura escolar no IPA – Departamento de Jaguarão (Ipinha), entre 1942 e 1952, focando mais especificamente na cultura escolar dos artefatos e práticas culturais e esportivas transmitidas pelo “Hino”, a “Flâmula”, o “Departamento Esportivo” e o “Grêmio Literário Joaquim Caetano da Silva”. Essa delimitação temporal se dá devido a 1942 ser a data da fundação do referido Colégio e a 1952 ser a data da encampação desse pelo Governo do Estado. Outro ponto relevante é o fato de Jaguarão ter ficado vinte e oito anos sem curso ginasial, este só foi ofertado novamente graças à instalação do IPA – Departamento de Jaguarão, pois desde o fechamento do Colégio Espírito Santo de Jaguarão, no ano de 1914, por não ter conseguido a equiparação com o Colégio Pedro II, a cidade ficou sem opção de curso ginasial, sendo necessário que as famílias enviassem seus filhos para outras cidades a fim de darem continuidade a seus estudos, ficando muitas pessoas sem conseguirem concluir a Educação Básica. A investigação que aqui se apresenta caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que tem uma abordagem na história cultural, mas com muitos aspectos historicistas. Além disso, em virtude de contextualizar o período estudado, apresentam-se reflexões sobre a história da educação metodista no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Jaguarão. Destaca-se que a missão educativa metodista priorizava cidades estratégicas para estabelecer suas escolas pioneiras, tais como o interior da Região Sudeste, devido a acreditar que nessas cidades era decidido o futuro político e econômico do país (Piracicaba, Ribeirão Preto e Juiz de Fora). A missão educativa metodista no Rio Grande do Sul tinha o Colégio Americano como referência para os demais Colégios de educação feminina e o Colégio IPA como referência para os de educação masculina. O Ipinha foi inaugurado oficialmente em 11 de maio de 1942. Este era um Colégio metodista misto com sistema de internato e externato, e o internato era masculino. A ação pedagógica metodista estava embasada no sistema educativo americano que se fundamentava no ideal liberal, nacionalista e de caráter pragmático, visando a formar cidadãos trabalhadores, com espírito de liderança, democráticos, de posicionamento moral firme e que respeitassem a individualidade e o mérito pessoal. A filosofia educativa metodista era centrada nas ideias de liberdade, eficiência, democracia e sucesso pessoal e tinha um caráter útil e prático, pois a educação visava à emancipação. O método de ensino era centrado no aluno, intuitivo, utilizava a observação e a experiência e o fundamento do seu currículo era as ciências naturais, preocupando-se com o rigor cientifico. Os estudos que abordam aspectos da educação metodista foram investigados nas obras dos seguintes autores: Salvador (1982), Rocha (1967), Mesquita (1995, 2001), Mesquida (1993, 1994), Rodrigues (1995), Kennedy (1928), Jaime (1963), Elias (2001), Almeida (2004, 2005a, 2005b), Barbosa (1995), Dreher (1993), Heitzenrater (1996), Betts (2007), Garin (2001), Streck (1995), Mattos (2000) e Buyers (1945).
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Esta pesquisa visa a descrever e caracterizar a cultura escolar no IPA – Departamento de Jaguarão (Ipinha), entre 1942 e 1952, focando mais especificamente na cultura escolar dos artefatos e práticas culturais e esportivas transmitidas pelo “Hino”, a “Flâmula”, o “Departamento Esportivo” e o “Grêmio Literário Joaquim Caetano da Silva”. Essa delimitação temporal se dá devido a 1942 ser a data da fundação do referido Colégio e a 1952 ser a data da encampação desse pelo Governo do Estado. Outro ponto relevante é o fato de Jaguarão ter ficado vinte e oito anos sem curso ginasial, este só foi ofertado novamente graças à instalação do IPA – Departamento de Jaguarão, pois desde o fechamento do Colégio Espírito Santo de Jaguarão, no ano de 1914, por não ter conseguido a equiparação com o Colégio Pedro II, a cidade ficou sem opção de curso ginasial, sendo necessário que as famílias enviassem seus filhos para outras cidades a fim de darem continuidade a seus estudos, ficando muitas pessoas sem conseguirem concluir a Educação Básica. A investigação que aqui se apresenta caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, que tem uma abordagem na história cultural, mas com muitos aspectos historicistas. Além disso, em virtude de contextualizar o período estudado, apresentam-se reflexões sobre a história da educação metodista no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Jaguarão. 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This research is based on the Philosophy and History Education Research of Postgraduate Program of Education Faculty at Federal University of Pelotas, Brazil. It proposes an investigation into Porto Alegre Institute (IPA) – Jaguarão Department / RS. This research aims to describe and characterize the school culture in IPA – Jaguarão Department (called Ipinha), between 1942 - 1952, focusing specifically on school culture of sports and cultural artifacts and practices transmitted by the "Hymn", the "streamer", the "Athletic Department" and " Joaquim Caetano da Silva’s Literary Guild”. This temporal delimitation is due to that 1942 was the date of the College foundation referred and 1952 the date of expropriation by the Government State. Another important point is the fact that Jaguarão has been twenty-eight years without Junior High School. This was only offered again thanks to the IPA’s installation – Jaguarão Department since the closure of Espirito Santo College -Jaguarão, in 1914, because it was not able to equate with the College Pedro II, the city ran out of Junior High School option, requiring families to send their children to other cities in order to give them continuity to their studies and leaving many people without completing the basic education. The research is characterized as a qualitative research, which has a cultural history approach, but with many historicist aspects. In addition, mainly to contextualize the study period, they present reflections on the history of Methodist Education in Brazil, Rio Grande do Sul and specially Jaguarão. It is noteworthy that the Methodist educational mission prioritized strategic cities to establish their pioneering schools, such as the inside of the Southeast Region, believing that these cities were decided the political and economic future of the country (Piracicaba, Ribeirão Preto and Juiz de Fora). The Methodist educational mission in Rio Grande do Sul had the American College as a reference for other female education Colleges and IPA College as male education of the reference. “The Ipinha” was officially opened on 11 May 1942. This was a mixed Methodist College with residential school and male boarding school. The Methodist pedagogical action was grounded in the American education system that was based on the liberal, nationalist and pragmatic ideal, aiming to form working citizens with a spirit of leadership, democratic, firm moral position and to respect individuality and personal merit. The Methodist educational philosophy was focused on the ideas of freedom, efficiency, democracy and personal success and had a useful and practical character, because education was aimed at emancipation. The teaching method was student-centered, intuitive, used observation and experience and the foundation of its curriculum was the natural sciences, concerned with scientific rigor. Studies that address aspects of Methodist education were investigated in the works of the following authors: Salvador (1982), Rocha (1967), Mosque (1995, 2001), Mesquida (1993, 1994), Rodrigues (1995), Kennedy (1928) James (1963), Elias (2001), Adams (2004, 2005a, 2005b), Barbosa (1995), Dreher (1993), Heitzenrater (1996), Betts (2007), Garin (2001), Streck (1995), Mattos (2000) and Buyers (1945).porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação MetodistaInstituição de ensinoJaguarão/RSCultura escolarMethodist EducationEducational institutionSchool CultureUma missão educativa metodista: o Instituto Porto Alegre – Departamento de Jaguarão 1942-1952.A Methodist educational mission: Porto Alegre Institute (IPA) – Jaguarão Departament Education 1942 – 1952.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2030553615772190http://lattes.cnpq.br/6119476063670594Arriada, EduardoEnsslin, Anna Beatriz Ereiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf.txtDissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf.txtExtracted texttext/plain250340http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7644/6/Dissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf.txt9ce10163ac6efadc58b3695800c75e78MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf.jpgDissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7644/7/Dissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf.jpg974312ceb152811eb5865319358c90f0MD57open accessORIGINALDissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdfDissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdfapplication/pdf6519211http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7644/1/Dissertacao_Anna_Beatriz_Ereias.pdf30863ef68740530ac7532c3397b2888fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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