A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Insaurriaga, Roberta Pinto
Orientador(a): Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7650
Resumo: Esta dissertação descreve um estudo de caso que teve por finalidade analisar como as propostas do projeto de reformulação dos cursos de Licenciatura, 2005, foram recontextualizadas na institucionalização dos novos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFPel, e como esse processo se relacionou com a constituição de novas identidades profissionais. O estudo constitui-se de uma análise em âmbito nacional (documentos), com um recorte empírico bem delimitado nos cursos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho, que partiu de uma análise política e pedagógica do processo de reformulação curricular, traz a descrição de como aconteceu o encaminhamento da referida reforma nessa instituição de ensino, como foi o envolvimento docente e discente, quais os principais embates e quais instâncias participaram, apresentando as mudanças mais significativas encontradas nos novos currículos e relacionando-as às proposições nos documentos legais de encaminhamento da reforma. Na coleta dos dados foram utilizados os recursos de análise documental, observações e entrevistas semi-estruturadas, na perspectiva de diagnosticar, por intermédio dos contextos macro e micro, as implicações produzidas no currículo escrito e na projeção pedagógica para a constituição das novas identidades profissionais em formação nos cursos de Educação Física (licenciatura/bacharelado) da UFPel. Para tanto, estabelecemos como princípio teóricometodológico a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, no qual é evidenciada a importância da interrelação de contextos (de influência, de produção do texto e da prática) aliada ao conceito de recontextualização de Basil Bernstein a fim de explorar as relações global/local, demonstrando que toda política está sujeita à interpretação e recriação na implicação e nas formas de seu exercício.
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O estudo constitui-se de uma análise em âmbito nacional (documentos), com um recorte empírico bem delimitado nos cursos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho, que partiu de uma análise política e pedagógica do processo de reformulação curricular, traz a descrição de como aconteceu o encaminhamento da referida reforma nessa instituição de ensino, como foi o envolvimento docente e discente, quais os principais embates e quais instâncias participaram, apresentando as mudanças mais significativas encontradas nos novos currículos e relacionando-as às proposições nos documentos legais de encaminhamento da reforma. Na coleta dos dados foram utilizados os recursos de análise documental, observações e entrevistas semi-estruturadas, na perspectiva de diagnosticar, por intermédio dos contextos macro e micro, as implicações produzidas no currículo escrito e na projeção pedagógica para a constituição das novas identidades profissionais em formação nos cursos de Educação Física (licenciatura/bacharelado) da UFPel. Para tanto, estabelecemos como princípio teóricometodológico a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, no qual é evidenciada a importância da interrelação de contextos (de influência, de produção do texto e da prática) aliada ao conceito de recontextualização de Basil Bernstein a fim de explorar as relações global/local, demonstrando que toda política está sujeita à interpretação e recriação na implicação e nas formas de seu exercício.This dissertation describes a case study that analyzes how restructuring of Teacher Education programs (undergraduate), which has been occurring since 2005, had been recontextualized in the process of creation of new courses in Physical Education, at UFPel – Federal University of Pelotas, and how this process is related with new professional identities. The study consisted of a documental analysis of national policies, with a delimited empirical data focused on the courses of the School of Physical Education of the Federal University of Pellets. The work discusses pedagogical and political aspects of this curricular restructuring, and describes how it was constructed in this institution, in terms of teachers and students involvement. This analysis try to understand what kind of involvement, which instances get involved (department, etc), describing and discussing political arenas and battles over curriculum and school knowledge issues. It presents the most significant changing and discusses the proposals of legal documents for this restructurin. The data come from documentary analysis, semi-structured interviews, and the analytical perspective used Ball’s approach through the macro and micro contexts, the implications of the written curriculum and the pedagogical views for the new professional identities in the new Teacher Physical Education program (licenciatura/bacharelado) of the UFPel. In doing so, were established as theoretical and methodological framework the Stephen Ball’s Cycle of Politics, in which the most important thing is the interconnection of the contexts (the contexts of influence, of production of the text and the practical one). It was applied with the concept of Bernstein’s recontextualizing in order to understand professional identities related to the global/local, macro/micro, social relations.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação profissionalCurrículoEducação FísicaProfessional formationCurriculumPhysical EducationA formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel.Professional training and curriculum in interest networks: the curricular reform of the bachelor's degrees - under analysis the Physical Education Course of UFPel.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8888048171317301http://lattes.cnpq.br/7674934224612535Hypolito, Álvaro Luiz MoreiraInsaurriaga, Roberta Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf.txtDissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf.txtExtracted texttext/plain293958http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7650/6/Dissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf.txt59215a322dae3ef29165e94d22bb5545MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf.jpgDissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7650/7/Dissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf.jpgd487daefb4dadfb54e001d75053baf5cMD57open accessORIGINALDissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdfDissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdfapplication/pdf371526http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7650/1/Dissertacao_ROBERTA_PINTO_INSAURRIAGA.pdf0629ae483a03d884e575b2bb3fc20749MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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