Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas: uma análise sob a ótica dos instrumentos de avaliação externa de cursos do Sinaes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rippel, Paula de Oliveira Moitinho
Orientador(a): Pinto, Rodrigo Serpa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
Departamento: Faculdade de Administração e Turismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6471
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre as avaliações in loco recebidas pelos cursos da Universidade Federal de Pelotas, capitaneadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, sob a ótica dos Instrumentos de avaliação externa de curso de 2012 e 2015. O período estudado corresponde ao intervalo entre maio de 2012 e dezembro de 2017, quando a UFPel recebeu 77 visitas in loco em processos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento de seus cursos de graduação. Esta dissertação traz um breve referencial teórico, descrevendo o SINAES e seus principais aspectos, e faz uma análise qualitativa sobre as diversas avaliações ocorridas no período estudado, dando uma visão geral de como o processo de regulação e avaliação de cursos se deu na Universidade no período investigado. A partir da análise dos relatórios das 77 avaliações in loco, pode-se concluir que apenas 4 dessas receberam conceito de curso igual a 5, ou seja, “excelente”. Para obter os dados para essas análises, foram tabulados os conceitos nas três dimensões avaliadas pelos Instrumentos – Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura -, além do cumprimento dos Requisitos Legais. A partir desses dados, foram elencadas as principais fragilidades encontradas nas avaliações dos cursos, na visão das comissões de avaliadores do INEP. Como resultado, pode-se concluir que a Dimensão “Infraestrutura” é a que apresenta maior número de indicadores com fragilidades, seguida da Dimensão “Organização Didático-Pedagógica”, tanto para as avaliações sob a ótica do Instrumento de avaliação externa de cursos de 2012, quanto no de 2015. Para complementar os dados obtidos através da análise dos relatórios das avaliações, foram conduzidas entrevistas com os gestores dos setores/pró-reitorias responsáveis pelos indicadores que apresentaram o maior índice de conceitos 1, 2 e 3. A partir dessas interlocuções, buscou-se identificar se e como os resultados das avaliações externas de curso são utilizados no planejamento e tomada de decisão institucionais para melhoria da qualidade de seus cursos de graduação. Inferiu-se que, apesar de haver preocupação da gestão com as avaliações in loco e ações para a melhoria das fragilidades de seus cursos, estas, em sua maioria, são pontuais e não institucionalizadas, ou seja, são postas em prática para contornar problemas encontrados em determinada avaliação não sendo utilizadas para a criação de uma cultura avaliativa na Instituição. Como proposta de intervenção, o presente estudo sugeriu a criação de uma comissão permanente para o acompanhamento dos processos de regulação e avaliação, com foco em ações proativas e de maneira institucionalizada.
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spelling 2020-08-25T01:29:11Z2020-08-25T01:29:11Z2019-04-12RIPPEL, Paula de Oliveira Moitinho. Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas: uma análise sob a ótica dos instrumentos de avaliação externa de cursos do Sinaes. Ano: 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6471Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre as avaliações in loco recebidas pelos cursos da Universidade Federal de Pelotas, capitaneadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, sob a ótica dos Instrumentos de avaliação externa de curso de 2012 e 2015. O período estudado corresponde ao intervalo entre maio de 2012 e dezembro de 2017, quando a UFPel recebeu 77 visitas in loco em processos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento de seus cursos de graduação. Esta dissertação traz um breve referencial teórico, descrevendo o SINAES e seus principais aspectos, e faz uma análise qualitativa sobre as diversas avaliações ocorridas no período estudado, dando uma visão geral de como o processo de regulação e avaliação de cursos se deu na Universidade no período investigado. A partir da análise dos relatórios das 77 avaliações in loco, pode-se concluir que apenas 4 dessas receberam conceito de curso igual a 5, ou seja, “excelente”. Para obter os dados para essas análises, foram tabulados os conceitos nas três dimensões avaliadas pelos Instrumentos – Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura -, além do cumprimento dos Requisitos Legais. A partir desses dados, foram elencadas as principais fragilidades encontradas nas avaliações dos cursos, na visão das comissões de avaliadores do INEP. Como resultado, pode-se concluir que a Dimensão “Infraestrutura” é a que apresenta maior número de indicadores com fragilidades, seguida da Dimensão “Organização Didático-Pedagógica”, tanto para as avaliações sob a ótica do Instrumento de avaliação externa de cursos de 2012, quanto no de 2015. Para complementar os dados obtidos através da análise dos relatórios das avaliações, foram conduzidas entrevistas com os gestores dos setores/pró-reitorias responsáveis pelos indicadores que apresentaram o maior índice de conceitos 1, 2 e 3. A partir dessas interlocuções, buscou-se identificar se e como os resultados das avaliações externas de curso são utilizados no planejamento e tomada de decisão institucionais para melhoria da qualidade de seus cursos de graduação. Inferiu-se que, apesar de haver preocupação da gestão com as avaliações in loco e ações para a melhoria das fragilidades de seus cursos, estas, em sua maioria, são pontuais e não institucionalizadas, ou seja, são postas em prática para contornar problemas encontrados em determinada avaliação não sendo utilizadas para a criação de uma cultura avaliativa na Instituição. Como proposta de intervenção, o presente estudo sugeriu a criação de uma comissão permanente para o acompanhamento dos processos de regulação e avaliação, com foco em ações proativas e de maneira institucionalizada.This paper presents a case study on evaluations in loco received by the courses of the Federal University of Pelotas, headed by the National System of Evaluation of Higher Education - SINAES, from the perspective of the external evaluation instruments of courses of 2012 and 2015. The period studied corresponds to the interval between May 2012 and December 2017, when UFPel received 77 visits in loco in processes for recognition or renewal of recognition of its undergraduate courses. This dissertation brings a theoretical reference, describing the SINAES and its main aspects, and makes a qualitative analysis about the several evaluations that took place during the studied period, giving an overview of how the process of regulation and evaluation of courses occurred in the University in the period under study. From the analysis of the reports of the 77 on-site evaluations, it can be concluded that only 4 of these received a course concept equal to 5, that is, "excellent". To obtain the data for these analyzes, we tabulated the concepts in the three dimensions evaluated by the Instruments - Didactic- Pedagogical Organization; Faculty and Tutorial; and Infrastructure - in addition to complying with the Legal Requirements. Based on these data, the main fragilities found in the course evaluations were highlighted, in the view of the commissions of evaluators of INEP. As a result, it can be concluded that the "Infrastructure" dimension is the one with the greatest number of fragile indicators, followed by the Dimension "Didactic-Pedagogical Organization", both for the evaluations from the perspective of the 2012 External Course Evaluation Instrument, as well as in 2015. In addition to the data obtained through the analysis of the evaluation reports, interviews were conducted with the managers of the sectors / departments responsible for the indicators that presented the highest index of concepts 1, 2 and 3. From these interlocutions, we sought to identify if and how the results of the external evaluations of course are used in institutional planning and decision making to improve the quality of their undergraduate courses. It was inferred that, although there is concern of management with on-site evaluations and actions to improve the weaknesses of their courses, these are mostly punctual and non-institutionalized, that is, they are put into practice to overcome problems encountered in a given evaluation, and are not used for the creation of an evaluation culture in the Institution. As a proposal for intervention, the present study suggested the creation of a permanent committee to follow up the processes of regulation and evaluation, focusing on proactive and institutionalized actions.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPUFPelBrasilFaculdade de Administração e TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAAdministração públicaSINAESAvaliação de cursoEstudo de casoEnsino superiorCourse evaluationCase studyHigher educationAvaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas: uma análise sob a ótica dos instrumentos de avaliação externa de cursos do Sinaesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis http://lattes.cnpq.br/0108160476862326Pinto, Rodrigo SerpaRippel, Paula de Oliveira Moitinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf.txtDissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf.txtExtracted texttext/plain226933http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6471/6/Dissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf.txt81a21032054c40f3dfd444b5b56a1ffcMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf.jpgDissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6471/7/Dissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf.jpgdc7d917c5438b2582da2af0f861ae4aeMD57open accessORIGINALDissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdfDissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdfapplication/pdf825021http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6471/1/Dissertacao_Paula_de_Oliveira_Moitinho_Rippel.pdf0a4ed2538378d973becf0c6a9cce84b8MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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