Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913 |
Resumo: | This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality. |
id |
UFPL_58b4e6f48211022624fb4e1df4ef4a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1913 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/5020185796277344http://lattes.cnpq.br/7950804967345359Vieira, Jarbas Santoshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533Fonseca, Márcia Souza daFelix, Adriani Mello2014-08-20T13:57:34Z2014-01-172014-08-20T13:57:34Z2013-12-20FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality.Este trabalho analisou as condições históricas e discursivas que possibilitaram as reformas curriculares para o Ensino Médio no Brasil, com um olhar mais atento ao Ensino Médio Politécnico no RS. O trabalho teve o objetivo de compreender, nos discursos curriculares oficiais, como a matemática tornou-se um importante dispositivo na condução dos sujeitos através do currículo e das políticas públicas endereçadas à educação. Estudou-se as articulações entre contextualização, saber estatístico e matemática, problematizando suas (im)possibilidades neste modelo de currículo. Para esta analítica, utilizou-se o conceito de práticas discursivas e governamentalidade em Foucault. O espaço de análise se constituiu dos documentos curriculares para o ensino médio e de sua materialização em Projetos Vivenciais, do seminário integrado no RS. Para tanto, foi realizada inferência ao conceito de politecnia, para abordar estes projetos e suas possibilidades discursivas em relação à governamentalidade neoliberal.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBRFaculdade de EducaçãoPolíticas de currículoGovernamentalidadeSaber estatísticoEnsino politécnicoCurricular policiesGovernmentalityStatistical knowledgePolytechnicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdfapplication/pdf976089http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/1/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdfc94038fdabb47bb7ce25e6b0e03a74e0MD51open accessTEXTAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.txtAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain203203http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/2/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.txte4ef61cae6ab807f74956bf678ff4f3bMD52open accessTHUMBNAILAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.jpgAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/3/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.jpgd6b4009321430e98cb1e9d194a679d2aMD53open access123456789/19132021-12-22 19:04:47.986open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-22T22:04:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
title |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
spellingShingle |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento Felix, Adriani Mello Políticas de currículo Governamentalidade Saber estatístico Ensino politécnico Curricular policies Governmentality Statistical knowledge Polytechnics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
title_full |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
title_fullStr |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
title_full_unstemmed |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
title_sort |
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento |
author |
Felix, Adriani Mello |
author_facet |
Felix, Adriani Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5020185796277344 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7950804967345359 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Vieira, Jarbas Santos |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Márcia Souza da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felix, Adriani Mello |
contributor_str_mv |
Fonseca, Márcia Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de currículo Governamentalidade Saber estatístico Ensino politécnico |
topic |
Políticas de currículo Governamentalidade Saber estatístico Ensino politécnico Curricular policies Governmentality Statistical knowledge Polytechnics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curricular policies Governmentality Statistical knowledge Polytechnics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:57:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-17 2014-08-20T13:57:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913 |
identifier_str_mv |
FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/1/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/2/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/3/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c94038fdabb47bb7ce25e6b0e03a74e0 e4ef61cae6ab807f74956bf678ff4f3b d6b4009321430e98cb1e9d194a679d2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801847103012470784 |