Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Felix, Adriani Mello
Orientador(a): Fonseca, Márcia Souza da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913
Resumo: This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality.
id UFPL_58b4e6f48211022624fb4e1df4ef4a7a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1913
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/5020185796277344http://lattes.cnpq.br/7950804967345359Vieira, Jarbas Santoshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533Fonseca, Márcia Souza daFelix, Adriani Mello2014-08-20T13:57:34Z2014-01-172014-08-20T13:57:34Z2013-12-20FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality.Este trabalho analisou as condições históricas e discursivas que possibilitaram as reformas curriculares para o Ensino Médio no Brasil, com um olhar mais atento ao Ensino Médio Politécnico no RS. O trabalho teve o objetivo de compreender, nos discursos curriculares oficiais, como a matemática tornou-se um importante dispositivo na condução dos sujeitos através do currículo e das políticas públicas endereçadas à educação. Estudou-se as articulações entre contextualização, saber estatístico e matemática, problematizando suas (im)possibilidades neste modelo de currículo. Para esta analítica, utilizou-se o conceito de práticas discursivas e governamentalidade em Foucault. O espaço de análise se constituiu dos documentos curriculares para o ensino médio e de sua materialização em Projetos Vivenciais, do seminário integrado no RS. Para tanto, foi realizada inferência ao conceito de politecnia, para abordar estes projetos e suas possibilidades discursivas em relação à governamentalidade neoliberal.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBRFaculdade de EducaçãoPolíticas de currículoGovernamentalidadeSaber estatísticoEnsino politécnicoCurricular policiesGovernmentalityStatistical knowledgePolytechnicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPráticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdfapplication/pdf976089http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/1/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdfc94038fdabb47bb7ce25e6b0e03a74e0MD51open accessTEXTAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.txtAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain203203http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/2/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.txte4ef61cae6ab807f74956bf678ff4f3bMD52open accessTHUMBNAILAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.jpgAdriani Mello Felix_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/3/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.jpgd6b4009321430e98cb1e9d194a679d2aMD53open access123456789/19132021-12-22 19:04:47.986open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-22T22:04:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
title Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
spellingShingle Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
Felix, Adriani Mello
Políticas de currículo
Governamentalidade
Saber estatístico
Ensino politécnico
Curricular policies
Governmentality
Statistical knowledge
Polytechnics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
title_full Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
title_fullStr Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
title_full_unstemmed Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
title_sort Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
author Felix, Adriani Mello
author_facet Felix, Adriani Mello
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5020185796277344
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7950804967345359
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Vieira, Jarbas Santos
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7490451482911533
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Márcia Souza da
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Adriani Mello
contributor_str_mv Fonseca, Márcia Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de currículo
Governamentalidade
Saber estatístico
Ensino politécnico
topic Políticas de currículo
Governamentalidade
Saber estatístico
Ensino politécnico
Curricular policies
Governmentality
Statistical knowledge
Polytechnics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curricular policies
Governmentality
Statistical knowledge
Polytechnics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-17
2014-08-20T13:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913
identifier_str_mv FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/1/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/2/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1913/3/Adriani%20Mello%20Felix_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c94038fdabb47bb7ce25e6b0e03a74e0
e4ef61cae6ab807f74956bf678ff4f3b
d6b4009321430e98cb1e9d194a679d2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801847103012470784