Uso de jogos digitais como artefatos para o ensino de função do primeiro e segundo graus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gama, Rodrigo Farias
Orientador(a): Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3625
Resumo: A presente investigação estuda o uso de jogos digitais e o aplicativo de rede social WhatsApp como artefatos digitais no aprendizado dos conteúdos de função do primeiro e segundo graus. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma do primeiro ano do curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Ibirubá. A questão norteadora da investigação é: “de que forma o uso de jogos digitais podem contribuir para o ensino de funções do primeiro e segundo graus?”. O objetivo do trabalho foi o de utilizar as possibilidades educativas oferecidas pelos jogos em situações de lazer, podendo ser associados com conteúdos matemáticos, bem como promover outros modos de interações entre alunos e professor, propiciadas através do jogo e as redes sociais. A metodologia é de cunho qualitativo, referindo-se em alguns aspectos à pesquisa participante, e da etnografia virtual. Buscou-se aporte teórico sobre os temas juventude, subjetividade, jogos e aprendizagem, cibercultura, redes sociais, mobilidade e aprendizagem ubíqua. A análise dos dados apontou como o uso dos jogos em atividades de sala de aula e provas favorecem o aprendizado de funções do primeiro e segundo graus. Percebeu-se a importância do uso de redes sociais como ambientes virtuais de aprendizagem para estabelecer debates e trocas de ideias, discussões e interação alunos/alunos e alunos/professor. Destacamos os grupos do WhatsApp como uma ferramenta dinâmica e eficiente. Por fim, a exploração de funcionalidades do software GeoGebra resultou em um “manual de utilização deste software aliado a um jogo digital” para auxiliar na produção de material didático e de aprendizagem
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spelling http://lattes.cnpq.br/7839647442766854http://lattes.cnpq.br/1436864977165746Sperotto, Rosária IlgenfritzGama, Rodrigo Farias2017-07-11T20:19:10Z2017-07-102017-07-11T20:19:10Z2016-06-27GAMA, Rodrigo Farias. Uso de jogos digitais como artefatos para o ensino de função do primeiro e segundo graus. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2016.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3625A presente investigação estuda o uso de jogos digitais e o aplicativo de rede social WhatsApp como artefatos digitais no aprendizado dos conteúdos de função do primeiro e segundo graus. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma do primeiro ano do curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Ibirubá. A questão norteadora da investigação é: “de que forma o uso de jogos digitais podem contribuir para o ensino de funções do primeiro e segundo graus?”. O objetivo do trabalho foi o de utilizar as possibilidades educativas oferecidas pelos jogos em situações de lazer, podendo ser associados com conteúdos matemáticos, bem como promover outros modos de interações entre alunos e professor, propiciadas através do jogo e as redes sociais. A metodologia é de cunho qualitativo, referindo-se em alguns aspectos à pesquisa participante, e da etnografia virtual. Buscou-se aporte teórico sobre os temas juventude, subjetividade, jogos e aprendizagem, cibercultura, redes sociais, mobilidade e aprendizagem ubíqua. A análise dos dados apontou como o uso dos jogos em atividades de sala de aula e provas favorecem o aprendizado de funções do primeiro e segundo graus. Percebeu-se a importância do uso de redes sociais como ambientes virtuais de aprendizagem para estabelecer debates e trocas de ideias, discussões e interação alunos/alunos e alunos/professor. Destacamos os grupos do WhatsApp como uma ferramenta dinâmica e eficiente. Por fim, a exploração de funcionalidades do software GeoGebra resultou em um “manual de utilização deste software aliado a um jogo digital” para auxiliar na produção de material didático e de aprendizagemThis research studies the use of digital games and social networking application WhatsApp as digital artifacts in learning the function of the first and second degrees. The research subjects are students of a class of the first year of the Technical Course in Integrated Mechanical to high school IFRS - Campus Ibirubá. The guiding research question is: "how the use of digital games can contribute to learning the functions of the first and second degree?". The objective was to show students the educational opportunities offered by the games in leisure situations and may be associated with mathematical content and promote other modes of interaction between students and teacher, propitiated through play and social networks. The methodology is qualitative, referring in some ways the participatory research, and virtual ethnography. He sought theoretical contribuition about youth, subjectivity, games and learning, cyberculture, social networks, mobility and ubiquitous learning. Data analysis showed how the game use in classroom activities and assessments favor the learning of functions of first and second degree. It was noted the importance of using social networks as virtual learning environments to establish debates and exchange of ideas, discussion and interaction between students / students and students / teacher. We highlight the WhatsApp groups as a dynamic and efficient tool. Finally , the operation of GeoGebra software functionality resulted in a "user's manual of this software combined with a digital game" to assist in the production of teaching materialsporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAprendizagem ubíquaFunçõesJogos digitaisRedes sociaisUbiquitous learningFunctionsDigital gamesSocial networksUso de jogos digitais como artefatos para o ensino de função do primeiro e segundo grausUse of digital games as artifacts to learning a function of the first and second degreesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTRodrigo_Farias_Gama_Dissertação.pdf.txtRodrigo_Farias_Gama_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain130996http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3625/7/Rodrigo_Farias_Gama_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt8c83f469f7c8e571e0fb441dbf8b45bdMD57open accessRodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf.txtRodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf.txtExtracted texttext/plain19846http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3625/9/Rodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf.txt49fc95c804bd27f106f7e80407b53716MD59open accessTHUMBNAILRodrigo_Farias_Gama_Dissertação.pdf.jpgRodrigo_Farias_Gama_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3625/8/Rodrigo_Farias_Gama_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg2cc48f7409eb0214b0813fdabd8aa22bMD58open accessRodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf.jpgRodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3625/10/Rodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf.jpg61fefde221ef57104b766148de766167MD510open accessORIGINALRodrigo_Farias_Gama_Dissertação.pdfRodrigo_Farias_Gama_Dissertação.pdfapplication/pdf5435129http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3625/1/Rodrigo_Farias_Gama_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf14901528187c4737e907f03ab649fea6MD51open accessRodrigo_Farias_Gama_Produto.pdfRodrigo_Farias_Gama_Produto.pdfapplication/pdf1831322http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3625/2/Rodrigo_Farias_Gama_Produto.pdf263f8f04d6de665d3706b48d121287dbMD52open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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