Amor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Moscareli, Louise Azevedo
Orientador(a): Rubira, Luis Eduardo Xavier
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5527
Resumo: O propósito deste trabalho é demonstrar os efeitos do amor fati sobre a afirmação de si pelo estímulo, por parte do mesmo, sobre a expressão da diferença humana a partir de sua singularidade, pela coragem e autenticidade de tornar-se quem se é. A necessidade de segurança leva o homem a acreditar no mundo ideal, à Moral estabelecida bem como às promessas cristãs que, na concepção do filósofo, são meramente ilusórias, na medida em que não concedem ao homem as certezas que ele de fato quer. Contrapondo-se fortemente aos fundamentos epistêmicos da metafísica e da Moral, com relação à tentativa de generalizar os homens, associados aos apelos cristãos de estabelecer uma moral de rebanho, Nietzsche oferece uma crítica implacável, na medida em que eles inibem a expressão da diferença, pois a singularidade é suprimida pela generalização. Nas obras Gaia Ciência (1882) e Assim Falou Zaratustra (1883 -1885) o filósofo propugna que o homem tem o poder criador (vis creativa) e não somente o poder de contemplação (vis contemplativa). O mesmo pode ser constatado ao longo das missivas que Nietzsche escreve durante o período da elaboração de Zaratustra, obra que o levará, de fato, a consolidar o amor fati, na medida em que também irá testá-lo da forma mais extrema, com o pensamento do Eterno Retorno, conduzindo o próprio Nietzsche à superação, como defendemos a partir tanto da análise de suas correspondências pessoais redigidas paralelamente à criação dos três primeiros livros de Zaratustra, como do estudo destes. Dessa forma, a partir da verificação da busca humana por segurança e do aparente paradoxo que implica amar um destino que envolva, ainda que potencialmente, algum tipo de dor, procuramos desvendar como o amor fati pode ser, ao mesmo tempo, um presente de Nietzsche à humanidade e uma defesa para enfrentar as incertezas da vida, a fim de libertar o homem de suas amarras. Para tanto serão abordadas questões relativas aos tipos de amor e à capacidade de afirmar aquilo que nos repele, como também abordaremos o sofrimento e a superação. Dessa forma, a partir de um sentimento de gratidão sobre a vida que é possível se estabelecer o amor fati, o qual propicia ao homem ter coragem de afirmar a si mesmo, mediante a expressão de sua diferença no mundo, de forma autêntica.
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Para tanto serão abordadas questões relativas aos tipos de amor e à capacidade de afirmar aquilo que nos repele, como também abordaremos o sofrimento e a superação. Dessa forma, a partir de um sentimento de gratidão sobre a vida que é possível se estabelecer o amor fati, o qual propicia ao homem ter coragem de afirmar a si mesmo, mediante a expressão de sua diferença no mundo, de forma autêntica.The purpose of this work is to demonstrate the effects of amor fati on the affirmation of oneself from its stimulus, on the expression of human difference from its uniqueness, on the courage and authenticity of becoming who you are. The need for security leads man to believe in the ideal world, the established Morality as well as the Christian promises which, in the philosopher's conception, are merely illusory insofar as they do not give man the certainties he really wants. In stark contrast to the epistemic foundations of metaphysics and morals with regard to the attempt to generalize men, coupled with Christian appeals to establish herd morals, Nietzsche offers a relentless critique as they inhibit the expression of difference, for uniqueness is suppressed by generalization. At Gaia Ciência (1882) and Assim Falou Zarathustra (1883 -1885) the philosopher argues that man has the creative power (vis creative) and not only the power of contemplation (the contemplative). The same can be seen throughout the missives Nietzsche writes during the period of Zaratustra's elaboration, a work that will, in fact, lead him to consolidate amor fati, in that he will also test it in the most extreme way with thought of the “Eternal Return”, leading Nietzsche oneself to overcoming, as we argue from both the analysis of his personal correspondences written in parallel with the creation of the first three books of Zarathustra and their study. Through verification of the human search for security and the apparent paradox that implies loving a destiny that involves, albeit potentially, some kind of pain, we seek to unveil how amor fati can be, at the same time, a gift from Nietzsche to humanity and a defense to face the uncertainties of life in order to free man from its bonds. This issues of love and the ability to say what repels us, as well as suffering and overcoming. Through a feeling of gratitude about life, it is possible to establish amor fati, which gives man the courage to affirm oneself, by expressing his difference in the world in an authentic way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaAmor FatiDiferençaAfirmaçãoSi mesmoSuperaçãoPhilosophyDifferenceAffirmationOneselfOvercomingAmor fati: a expressão da diferença como afirmação de si mesmo.Amor fati: the expression of difference as an affirmation of oneself.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7658490939461797http://lattes.cnpq.br/9798875695341483Rubira, Luis Eduardo XavierMoscareli, Louise Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLOUISE AZEVEDO MOSCARELI_Dissertacao.pdf.txtLOUISE AZEVEDO MOSCARELI_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain467520http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5527/6/LOUISE%20AZEVEDO%20MOSCARELI_Dissertacao.pdf.txt49e32ea4f6d09ac967e5e50bce4e9df1MD56open accessTHUMBNAILLOUISE AZEVEDO MOSCARELI_Dissertacao.pdf.jpgLOUISE AZEVEDO MOSCARELI_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5527/7/LOUISE%20AZEVEDO%20MOSCARELI_Dissertacao.pdf.jpg24ea948e3a89d7872ba62bd469e6d739MD57open accessORIGINALLOUISE AZEVEDO MOSCARELI_Dissertacao.pdfLOUISE AZEVEDO MOSCARELI_Dissertacao.pdfapplication/pdf1451748http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5527/1/LOUISE%20AZEVEDO%20MOSCARELI_Dissertacao.pdf69795b55b5923218870f20597d35e2edMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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