Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola. |
id |
UFPL_63757cdf3f57dcad4bdaed90886efb8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1732 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4025693555658344Kieling, José FernandoAndrade, Rubya Mara Munhóz de2014-08-20T13:48:21Z2012-05-102014-08-20T13:48:21Z2009-08-06ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoIntegraçãoCidadaniaDiálogoPaulo FreirePedagogia cidadãIntegrationCitizenshipDialogPaulo FreireCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPor uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdfapplication/pdf490661http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/1/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdff2cd1e52bf2aecc174d6edbf8e736aa1MD51open accessTEXTRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txtRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain183614http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/2/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txt506c446bbf84df176ea21dd279b07dadMD52open accessTHUMBNAILRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpgRubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/3/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpgea94aa5fad52f0c9e5666011335f8434MD53open access123456789/17322023-03-28 20:09:05.477open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T23:09:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
title |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
spellingShingle |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade Andrade, Rubya Mara Munhóz de Integração Cidadania Diálogo Paulo Freire Pedagogia cidadã Integration Citizenship Dialog Paulo Freire CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
title_full |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
title_fullStr |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
title_full_unstemmed |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
title_sort |
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
author |
Andrade, Rubya Mara Munhóz de |
author_facet |
Andrade, Rubya Mara Munhóz de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4025693555658344 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kieling, José Fernando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Rubya Mara Munhóz de |
contributor_str_mv |
Kieling, José Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Cidadania Diálogo Paulo Freire Pedagogia cidadã |
topic |
Integração Cidadania Diálogo Paulo Freire Pedagogia cidadã Integration Citizenship Dialog Paulo Freire CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Integration Citizenship Dialog Paulo Freire |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-10 2014-08-20T13:48:21Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/1/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/2/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1732/3/Rubya_Mara_Munhoz_Andrade_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2cd1e52bf2aecc174d6edbf8e736aa1 506c446bbf84df176ea21dd279b07dad ea94aa5fad52f0c9e5666011335f8434 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801847076600938496 |