Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Albuquerque, Mauricio da Cunha
Orientador(a): Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5581
Resumo: A Idade Média está em alta no universo pop atual. No cinema, na literatura, nas séries de TV, nos jogos eletrônicos e de tabuleiro, no Heavy Metal, ou em feiras e eventos culturais, a temática medieval está presente em todas as formas, estilos e cores que se possa imaginar. Nesta segunda década do século XXI, pesquisadores vinculados ao Studies in Medievalism – corrente anglo-americana voltada ao estudo dos usos e apropriações do passado medieval – propuseram-se a (re)formular um conceito teórico capaz de abarcar e explicar as nuances destas novas interfaces do medievo com a cultura do entretenimento – o chamado neomedievalismo. À luz deste referencial, estudamos a série em quadrinhos “Prince Valiant – In the Days of King Arthur”, criada pelo ilustrador canadense Harold Foster, em 1937. A proposta consiste em analisar como a Idade Média é representada no contexto de transição dos anos 1930 para 1940, momento em que os EUA ainda não haviam se recuperado dos danos econômicos e psicológicos causados pela Grande Depressão e os regimes totalitários avançacam a passos largos sobre o velho continente. Além das influências artístico-literárias advindas do romantismo, da ilustração comercial e da literatura infantil, destacamos que as aventuras do Príncipe Valente, ambientadas numa versão fantástica do século V, são repletas de referências à cultura e ao imaginário nacional estadunidense, como o mito da fronteira e do self-made man. Já entre os anos de 1939 e 1940, a série toma uma nova direção, tornando-se ainda mais engajada com os acontecimentos da época. Neste período de um ano, Foster narra a “Guerra Contra os Hunos”, arco de história que pode ser lido como uma crítica ao regime nacional-socialista alemão. Buscamos aqui esmiuçar as estratégias criativas e os jogos de referências histórico-culturais utilizadas pelo autor para engendrar tal discurso, explorando, assim, as relações existentes entre a produção de uma ficção histórica com vistas ao lucro e a inserção de elementos de cunho ideológico em tal processo.
id UFPL_c469874e0264cec158955442373e13f8
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5581
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-27T23:37:16Z2020-05-262020-05-27T23:37:16Z2019-03-20ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente”, de Hal Foster (1939 – 1940). 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5581A Idade Média está em alta no universo pop atual. No cinema, na literatura, nas séries de TV, nos jogos eletrônicos e de tabuleiro, no Heavy Metal, ou em feiras e eventos culturais, a temática medieval está presente em todas as formas, estilos e cores que se possa imaginar. Nesta segunda década do século XXI, pesquisadores vinculados ao Studies in Medievalism – corrente anglo-americana voltada ao estudo dos usos e apropriações do passado medieval – propuseram-se a (re)formular um conceito teórico capaz de abarcar e explicar as nuances destas novas interfaces do medievo com a cultura do entretenimento – o chamado neomedievalismo. À luz deste referencial, estudamos a série em quadrinhos “Prince Valiant – In the Days of King Arthur”, criada pelo ilustrador canadense Harold Foster, em 1937. A proposta consiste em analisar como a Idade Média é representada no contexto de transição dos anos 1930 para 1940, momento em que os EUA ainda não haviam se recuperado dos danos econômicos e psicológicos causados pela Grande Depressão e os regimes totalitários avançacam a passos largos sobre o velho continente. Além das influências artístico-literárias advindas do romantismo, da ilustração comercial e da literatura infantil, destacamos que as aventuras do Príncipe Valente, ambientadas numa versão fantástica do século V, são repletas de referências à cultura e ao imaginário nacional estadunidense, como o mito da fronteira e do self-made man. Já entre os anos de 1939 e 1940, a série toma uma nova direção, tornando-se ainda mais engajada com os acontecimentos da época. Neste período de um ano, Foster narra a “Guerra Contra os Hunos”, arco de história que pode ser lido como uma crítica ao regime nacional-socialista alemão. Buscamos aqui esmiuçar as estratégias criativas e os jogos de referências histórico-culturais utilizadas pelo autor para engendrar tal discurso, explorando, assim, as relações existentes entre a produção de uma ficção histórica com vistas ao lucro e a inserção de elementos de cunho ideológico em tal processo.The Middle Ages are high in the current pop universe. The medieval theme is present in every imaginable form, style and color in film, literature, TV series, electronic and board games, Heavy Metal, or cultural fairs and events. In this second decade of the twenty-first century, researchers of the Studies in Medievalism - the Anglo-American scholarship devoted to the study of the uses and appropriations of the medieval past - proposed to (re) formulate a theoretical concept capable of covering and explaining the nuances of these new interfaces of the Middle Ages with entertainment culture - the so-called neomedievalism. Based on this reference, we study the comic series "Prince Valiant - In the Days of King Arthur", created by the Canadian illustrator Harold Foster in 1937. The proposal consists of analyzing how the Middle Ages is represented in the transition context of the 1930s by 1940, when the United States had not yet recovered from the economic and psychological damage caused by the Great Depression, and totalitarian regimes were striding forward over the old continent. In addition to the artistic and literary influences of Romanticism, commercial illustration and children's literature, we highlight that the adventures of Prince Valiant, set in a fantastic version of the fifth century, are replete with references to the culture and the American national imaginary, so as the myth of frontier and the self-made man. Already between the years of 1939 and 1940, the series takes a new direction, becoming even more engaged with the events of it's time. In this one-year period, Foster chronicles the "Hunen Wars", an arc of history that can be read as a critique of the German national-socialist regime. We seek here to explore the creative strategies and sets of historical-cultural references used by the author to engender such discourse, thus exploring the relations between the production of a historical fiction for profit and the insertion of ideological elements in such process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaNeomedievalismoRecepção do MedievoQuadrinhosPríncipe ValenteStudies in MedievalismHistoryNeomedievalismReception of the Middle AgesComicsPrince ValiantPor Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.Behind the Cloak and Dagger: the newmedievalism in “Prince Valiant”, of Hal Foster (1939 – 1940).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1907799704133657http://lattes.cnpq.br/8072197385675534Silva, Daniele Gallindo GonçalvesAlbuquerque, Mauricio da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.txtMAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain360623http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/6/MAURICIO%20DA%20CUNHA%20ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.txte8bbe108954b24afd0c5f82cb1d2fa8dMD56open accessTHUMBNAILMAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.jpgMAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/7/MAURICIO%20DA%20CUNHA%20ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.jpg8f08b400cd566aa206ebaf8e35af7c05MD57open accessORIGINALMAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdfMAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdfapplication/pdf8056281http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/1/MAURICIO%20DA%20CUNHA%20ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf65e1500636e195105d04a94a5c8b8c57MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/55812023-07-13 03:19:49.593open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:19:49Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Behind the Cloak and Dagger: the newmedievalism in “Prince Valiant”, of Hal Foster (1939 – 1940).
title Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
spellingShingle Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
Albuquerque, Mauricio da Cunha
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Neomedievalismo
Recepção do Medievo
Quadrinhos
Príncipe Valente
Studies in Medievalism
History
Neomedievalism
Reception of the Middle Ages
Comics
Prince Valiant
title_short Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
title_full Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
title_fullStr Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
title_full_unstemmed Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
title_sort Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster.
author Albuquerque, Mauricio da Cunha
author_facet Albuquerque, Mauricio da Cunha
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1907799704133657
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8072197385675534
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Mauricio da Cunha
contributor_str_mv Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Neomedievalismo
Recepção do Medievo
Quadrinhos
Príncipe Valente
Studies in Medievalism
History
Neomedievalism
Reception of the Middle Ages
Comics
Prince Valiant
dc.subject.por.fl_str_mv História
Neomedievalismo
Recepção do Medievo
Quadrinhos
Príncipe Valente
Studies in Medievalism
History
Neomedievalism
Reception of the Middle Ages
Comics
Prince Valiant
description A Idade Média está em alta no universo pop atual. No cinema, na literatura, nas séries de TV, nos jogos eletrônicos e de tabuleiro, no Heavy Metal, ou em feiras e eventos culturais, a temática medieval está presente em todas as formas, estilos e cores que se possa imaginar. Nesta segunda década do século XXI, pesquisadores vinculados ao Studies in Medievalism – corrente anglo-americana voltada ao estudo dos usos e apropriações do passado medieval – propuseram-se a (re)formular um conceito teórico capaz de abarcar e explicar as nuances destas novas interfaces do medievo com a cultura do entretenimento – o chamado neomedievalismo. À luz deste referencial, estudamos a série em quadrinhos “Prince Valiant – In the Days of King Arthur”, criada pelo ilustrador canadense Harold Foster, em 1937. A proposta consiste em analisar como a Idade Média é representada no contexto de transição dos anos 1930 para 1940, momento em que os EUA ainda não haviam se recuperado dos danos econômicos e psicológicos causados pela Grande Depressão e os regimes totalitários avançacam a passos largos sobre o velho continente. Além das influências artístico-literárias advindas do romantismo, da ilustração comercial e da literatura infantil, destacamos que as aventuras do Príncipe Valente, ambientadas numa versão fantástica do século V, são repletas de referências à cultura e ao imaginário nacional estadunidense, como o mito da fronteira e do self-made man. Já entre os anos de 1939 e 1940, a série toma uma nova direção, tornando-se ainda mais engajada com os acontecimentos da época. Neste período de um ano, Foster narra a “Guerra Contra os Hunos”, arco de história que pode ser lido como uma crítica ao regime nacional-socialista alemão. Buscamos aqui esmiuçar as estratégias criativas e os jogos de referências histórico-culturais utilizadas pelo autor para engendrar tal discurso, explorando, assim, as relações existentes entre a produção de uma ficção histórica com vistas ao lucro e a inserção de elementos de cunho ideológico em tal processo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-27T23:37:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-26
2020-05-27T23:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente”, de Hal Foster (1939 – 1940). 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5581
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente”, de Hal Foster (1939 – 1940). 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/6/MAURICIO%20DA%20CUNHA%20ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/7/MAURICIO%20DA%20CUNHA%20ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/1/MAURICIO%20DA%20CUNHA%20ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5581/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e8bbe108954b24afd0c5f82cb1d2fa8d
8f08b400cd566aa206ebaf8e35af7c05
65e1500636e195105d04a94a5c8b8c57
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797769985770127360