O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Almeida, Diana Silveira de
Orientador(a): Chaves, Larissa Patron
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5564
Resumo: No final dos anos 70 e no começo dos anos 80 do século XX, o artista francês Hérve Fischer, o historiador da arte alemão Hans Belting e o filósofo americano Arthur Danto, apresentaram teorias sobre a iminência do fim da arte e de sua história. No mesmo período, encontra-se em voga o pensamento da pós-modernidade e a teoria pós-estruturalista, além das mudanças que estão acontecendo nos âmbitos sociais, políticos e artísticos, as quais contribuíram para o embasamento da noção de “fim”. Por trabalhar com o tema de construções historiográficas, são consideradas teorias que pensam as possibilidades de manipulação através do discurso, as influências do tempo histórico do autor e suas próprias convicções, preferências, ideologias e imaginações que direcionam a escrita da história. Pergunta-se qual o significado de “fim” neste contexto, o que deixa de existir na escrita da história, quais as mudanças na teoria da história e na teoria da arte e, quais seriam suas perspectivas a partir de então. Para a revisão historiográfica acerca do fim da história da arte, essa esta dissertação procura relações e cruzamentos entre os saberes da Arte, da História e outras disciplinas, no intuito de ampliar o conhecimento sobre o tema.
id UFPL_c80fbb1748249d175a2d06ede8b606a9
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5564
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-27T23:23:29Z2020-05-262020-05-27T23:23:29Z2016-06-10ALMEIDA, Diana Silveira de. O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5564No final dos anos 70 e no começo dos anos 80 do século XX, o artista francês Hérve Fischer, o historiador da arte alemão Hans Belting e o filósofo americano Arthur Danto, apresentaram teorias sobre a iminência do fim da arte e de sua história. No mesmo período, encontra-se em voga o pensamento da pós-modernidade e a teoria pós-estruturalista, além das mudanças que estão acontecendo nos âmbitos sociais, políticos e artísticos, as quais contribuíram para o embasamento da noção de “fim”. Por trabalhar com o tema de construções historiográficas, são consideradas teorias que pensam as possibilidades de manipulação através do discurso, as influências do tempo histórico do autor e suas próprias convicções, preferências, ideologias e imaginações que direcionam a escrita da história. Pergunta-se qual o significado de “fim” neste contexto, o que deixa de existir na escrita da história, quais as mudanças na teoria da história e na teoria da arte e, quais seriam suas perspectivas a partir de então. Para a revisão historiográfica acerca do fim da história da arte, essa esta dissertação procura relações e cruzamentos entre os saberes da Arte, da História e outras disciplinas, no intuito de ampliar o conhecimento sobre o tema.In the late 70s and early 80s of the twentieth century, the French artist Hervé Fischer, the German art historian Hans Belting and the American philosopher Arthur Danto, presented theories about the imminence of the end of art and its history. In the same time are in vogue the thought of post-modernity and post-structuralist theory, besides the changes that are happening in the social, political and artistic fields, which contribute to the notion of “end”. By working with the theme of historiographical constructions, theories are considered to think the possibilities of manipulation through the speech, the influences of the author's historical time and their own beliefs, preferences, ideologies and imaginations that direct the writing in history. The question is what is the meaning of "order" in this context, which ceases to exist in the writing of history, what changes in the theory of history and theory of art, and what their prospects from then. For a historiographical review about the end of art history, this dissertation seeks relationships and intersections between the knowledge of art, history and other disciplines, in order to increase knowledge about the subject.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistoriografiaHistória da arteTeoria da históriaPós-modernidadeHistórias relacionaisHistoriographyArt historyTheory of historyPost modernityConnect storiesO fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.The end of history of art: relationship between art and history in the late twentieth century.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1885141762951480http://lattes.cnpq.br/3858201697400054Chaves, Larissa PatronAlmeida, Diana Silveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDiana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdf.txtDiana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain264230http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/6/Diana%20Silveira%20de%20Almeida_Dissertacao.pdf.txt696f53d2a580d0a4dc347a74c4a1e4a5MD56open accessTHUMBNAILDiana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdf.jpgDiana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/7/Diana%20Silveira%20de%20Almeida_Dissertacao.pdf.jpgcf8b88b18369edcdaf3911884f25d931MD57open accessORIGINALDiana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdfDiana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdfapplication/pdf2394012http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/1/Diana%20Silveira%20de%20Almeida_Dissertacao.pdf7f2fa3c5763fc540fb360066efbbee56MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/55642023-07-13 07:05:47.935open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:05:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The end of history of art: relationship between art and history in the late twentieth century.
title O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
spellingShingle O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
Almeida, Diana Silveira de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Historiografia
História da arte
Teoria da história
Pós-modernidade
Histórias relacionais
Historiography
Art history
Theory of history
Post modernity
Connect stories
title_short O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
title_full O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
title_fullStr O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
title_full_unstemmed O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
title_sort O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX.
author Almeida, Diana Silveira de
author_facet Almeida, Diana Silveira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1885141762951480
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3858201697400054
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Larissa Patron
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diana Silveira de
contributor_str_mv Chaves, Larissa Patron
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Historiografia
História da arte
Teoria da história
Pós-modernidade
Histórias relacionais
Historiography
Art history
Theory of history
Post modernity
Connect stories
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia
História da arte
Teoria da história
Pós-modernidade
Histórias relacionais
Historiography
Art history
Theory of history
Post modernity
Connect stories
description No final dos anos 70 e no começo dos anos 80 do século XX, o artista francês Hérve Fischer, o historiador da arte alemão Hans Belting e o filósofo americano Arthur Danto, apresentaram teorias sobre a iminência do fim da arte e de sua história. No mesmo período, encontra-se em voga o pensamento da pós-modernidade e a teoria pós-estruturalista, além das mudanças que estão acontecendo nos âmbitos sociais, políticos e artísticos, as quais contribuíram para o embasamento da noção de “fim”. Por trabalhar com o tema de construções historiográficas, são consideradas teorias que pensam as possibilidades de manipulação através do discurso, as influências do tempo histórico do autor e suas próprias convicções, preferências, ideologias e imaginações que direcionam a escrita da história. Pergunta-se qual o significado de “fim” neste contexto, o que deixa de existir na escrita da história, quais as mudanças na teoria da história e na teoria da arte e, quais seriam suas perspectivas a partir de então. Para a revisão historiográfica acerca do fim da história da arte, essa esta dissertação procura relações e cruzamentos entre os saberes da Arte, da História e outras disciplinas, no intuito de ampliar o conhecimento sobre o tema.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-27T23:23:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-26
2020-05-27T23:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Diana Silveira de. O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5564
identifier_str_mv ALMEIDA, Diana Silveira de. O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/6/Diana%20Silveira%20de%20Almeida_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/7/Diana%20Silveira%20de%20Almeida_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/1/Diana%20Silveira%20de%20Almeida_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5564/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 696f53d2a580d0a4dc347a74c4a1e4a5
cf8b88b18369edcdaf3911884f25d931
7f2fa3c5763fc540fb360066efbbee56
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797770047923421184