A Linguagem na Formação de Professores de Química Faculdade de Educação Profissional Dissertação Química: Estudo no um Curso de Licenciatura.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pieper, Quédina
Orientador(a): Sangiogo, Fábio André
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6522
Resumo: A presente pesquisa objetiva entender o papel da linguagem e a sua importância na formação de professores de Química, em especial, no espaço de investigação com licenciandos em Química da Universidade Federal de Pelotas– UFPel, especificamente, no estágio de regência. Tal estudo baseia-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, a qual auxilia no olhar e na analise do contexto investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeira, estudo e sistematização da temática investigada: a linguagem na formação de professores, com pesquisa no portal da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); segunda, leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Química da UFPel e de seus Planos de Ensino dos componentes curriculares; e terceira, o acompanhamento, o planejamento de atividades e a análise do componente curricular de Estágio Supervisionado III do Curso. Cabe destacar que para a segunda etapa da pesquisa, ou seja, para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Documental; para a terceira, a Análise Textual Discursiva (ATD). Com relação a primeira etapa, a revisão da literatura exploratória, os resultados, em função dos descritores, reportam para o fato de que há poucos trabalhos na área de Química que trabalham com o tema relacionado à linguagem na formação de professores de Química. Com relação a segunda etapa, na leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso, não se identificou, nos Planos de Ensino dos componentes curriculares, o ensino explícito sobre a linguagem, com exceção da indicação de referências. Com relação a terceira etapa, trabalhou-se com duas categorias: (i) Linguagem na formação de professores (categoria a priori), com subcategorias – conceito de linguagem e Importância da linguagem na formação do professor e no processo de ensino; e (ii) Linguagem e seus movimentos em sala de aula (categoria a posteriori/emergente). Com base nos resultados da terceira etapa, é possível perceber que os licenciandos concebem a linguagem como forma de expressão e comunicação, mas também expressam a concepção de que a linguagem extrapola a fala, sendo constitutiva do ser humano, é expressada de diferentes formas, como na função de mediadora nos processos de construção e assimilação de conceitos, bem como constitutiva do pensamento. Os resultados enfatizam que os licenciandos entendem que a linguagem tem um papel importante em aulas de Química, destacam o papel do professor como intermediador no processo de ensino e de aprendizagem, bem como os cuidados do professor ao fazer uso da linguagem Química em sala de aula. A segunda categoria enfatiza a ideia da linguagem em movimento, da importância da interação dos licenciandos com o professor formador, que ajuda a pensar e olhar a linguagem, especialmente sobre como percebem a linguagem em seu processo de ministrar aulas e os cuidados para com o uso da linguagem química no contexto das aulas de regência.
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A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeira, estudo e sistematização da temática investigada: a linguagem na formação de professores, com pesquisa no portal da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); segunda, leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Química da UFPel e de seus Planos de Ensino dos componentes curriculares; e terceira, o acompanhamento, o planejamento de atividades e a análise do componente curricular de Estágio Supervisionado III do Curso. Cabe destacar que para a segunda etapa da pesquisa, ou seja, para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Documental; para a terceira, a Análise Textual Discursiva (ATD). Com relação a primeira etapa, a revisão da literatura exploratória, os resultados, em função dos descritores, reportam para o fato de que há poucos trabalhos na área de Química que trabalham com o tema relacionado à linguagem na formação de professores de Química. Com relação a segunda etapa, na leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso, não se identificou, nos Planos de Ensino dos componentes curriculares, o ensino explícito sobre a linguagem, com exceção da indicação de referências. Com relação a terceira etapa, trabalhou-se com duas categorias: (i) Linguagem na formação de professores (categoria a priori), com subcategorias – conceito de linguagem e Importância da linguagem na formação do professor e no processo de ensino; e (ii) Linguagem e seus movimentos em sala de aula (categoria a posteriori/emergente). Com base nos resultados da terceira etapa, é possível perceber que os licenciandos concebem a linguagem como forma de expressão e comunicação, mas também expressam a concepção de que a linguagem extrapola a fala, sendo constitutiva do ser humano, é expressada de diferentes formas, como na função de mediadora nos processos de construção e assimilação de conceitos, bem como constitutiva do pensamento. Os resultados enfatizam que os licenciandos entendem que a linguagem tem um papel importante em aulas de Química, destacam o papel do professor como intermediador no processo de ensino e de aprendizagem, bem como os cuidados do professor ao fazer uso da linguagem Química em sala de aula. A segunda categoria enfatiza a ideia da linguagem em movimento, da importância da interação dos licenciandos com o professor formador, que ajuda a pensar e olhar a linguagem, especialmente sobre como percebem a linguagem em seu processo de ministrar aulas e os cuidados para com o uso da linguagem química no contexto das aulas de regência.The present research has the objective of understanding the role of language and its importance in the formation of Chemistry teachers, especially with undergraduate Chemistry students at the Federal University of Pelotas - UFPel, in the conducting internship. It is based on Vigotski historical-cultural perspective, which helps to look and analyze the investigative context. The research was developed in three stages. Firstly, it was performed a study and a systematization of the investigated theme: language in teachers’ education, with a research in the CAPES Portal of Journals and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Secondly, the Course’s Pedagogical Project (PPC) and the Teaching Plans of the curriculum components from the Chemistry Degree Course were read and analyzed. Thirdly, the curricular component of Supervised Internship III of the UFPel Chemistry Degree Course was monitored, analyzed and also, activities were planned. It is worth noting that for the second stage of the study, the data analysis, Document Analysis was used, and for the third stage, the Textual Discursive Analysis (DTA) was used. Regarding the first stage, the exploratory literature review, the results, according to the descriptors, report that there are few studies in the area of Chemistry that work with the theme related to language in the formation of Chemistry teachers. As to what concerns the second stage, by the reading and analysis of the Course's Pedagogical Project, it was not possible to identify, in the teaching plans, the explicit teaching of language, with the exception of the references. In relation to the third stage, two categories were worked on: (i) Language in teachers’ education (a priori category), with subcategories - concept of language and the importance of language in teachers’ education and in the teaching process; and (ii) Language and its movements in the classroom (a posteriori/emergent category). Based on the results of the third stage, it is possible to perceive that the undergraduate students conceive language as a form of expression and communication. However, they also express the conception that language extrapolates speech, being constitutive of the human being, and is expressed in different ways, such as in the role of mediator in the processes of construction and assimilation of concepts, as well as constitutive of thought. The results emphasize that the undergraduate students understand that language plays an important role in Chemistry classes, and they highlight the role of the teacher as an intermediary in the teaching and learning process, as well as the care of the teacher when using the Chemical language in the classroom. The second category emphasizes the idea of language in motion, of the importance of the interaction between the undergraduate students and the mentor professor, who helps to think and look at the language, especially about how they perceive language in their process of teaching classes and care for the use of chemical language in the context of conducting classes.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICALinguagem químicaFormação inicialEstágio supervisionadoPesquisaEnsino de químicaChemical languageInitial formationSupervised internshipResearchChemistry teachingA Linguagem na Formação de Professores de Química Faculdade de Educação Profissional Dissertação Química: Estudo no um Curso de Licenciatura.Language in Chemistry Teacher’s Education: Study in the Context of a Degree Course.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2241519073749932http://lattes.cnpq.br/3646621320378234Sangiogo, Fábio AndréPieper, Quédinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Quedina_Pieper.pdf.txtDissertacao_Quedina_Pieper.pdf.txtExtracted texttext/plain297866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6522/7/Dissertacao_Quedina_Pieper.pdf.txt61acd811d823d0a6cbae5098568eec76MD57open accessProduto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf.txtProduto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf.txtExtracted texttext/plain42365http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6522/9/Produto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf.txt61e3da9df3618c73a4c1c5ea7ba5e8ceMD59open accessTHUMBNAILDissertacao_Quedina_Pieper.pdf.jpgDissertacao_Quedina_Pieper.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6522/8/Dissertacao_Quedina_Pieper.pdf.jpg2126f66c77febd41888daf81aa5e0d1eMD58open accessProduto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf.jpgProduto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1892http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6522/10/Produto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf.jpgd3dc766eecea1aff50f7515332afc74cMD510open accessORIGINALDissertacao_Quedina_Pieper.pdfDissertacao_Quedina_Pieper.pdfapplication/pdf881790http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6522/1/Dissertacao_Quedina_Pieper.pdfbbc42811b17fc7c16d2a20f1a6b45af7MD51open accessProduto_Educacional_Quedina_Pieper.pdfProduto_Educacional_Quedina_Pieper.pdfapplication/pdf1550319http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6522/2/Produto_Educacional_Quedina_Pieper.pdf8ec01dbbcbe783656146238ab1fac7f4MD52open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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