Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8847 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as emoções expressas pelos visitantes no contexto expositivo do Museu Gruppelli, localizado na zona rural da cidade de Pelotas/RS, e os seus significados. Durante pesquisas anteriores realizadas no Museu, percebemos que o público entrevistado ao se relacionar com os objetos tinha não somente memórias e identidades afloradas, mas também emoções. Entre as emoções mencionadas pelos entrevistados podemos citar: saudosismo, nostalgia, esperança, pena, lástima, alegria, tristeza. Essa experiência nos levou a ponderar sobre o que as provocavam e qual a importância das mesmas para o público visitante e para a preservação e difusão do próprio museu. Essa pesquisa partiu da hipótese de que a percepção museal do público visitante é a principal razão contributiva para que aflorem diversas emoções nele mesmo, através da relação que travam com os objetos expostos no contexto do espaço museológico. Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista (presencial) e, igualmente, a observação do pesquisador. Destacamos que as entrevistas foram aplicadas aos frequentadores do Museu, fossem moradores da zona rural ou da urbana, durante a visitação. Por esse caminho, percebemos que o trabalho emocional é facilitado pela fisicalidade dos objetos que guiam a nossa análise, o pilão e o tacho, e pelo entrelaçamento desses com outros objetos expostos. Esta pesquisa teve sua relevância na medida em que possibilita compreender melhor as relações que podem ser e são estabelecidas entre público, emoção, patrimônio e museu, uma vez que o intercâmbio desses conceitos ainda é pouco explorado pelo campo da Memória Social e da Museologia. Ao compreendermos de maneira mais clara as possíveis relações, podemos abrir campo para novas discussões e reflexões e ampliar o conhecimento científico, além de existir a possibilidade de reverter as informações obtidas nesta pesquisa para o próprio público que visita o Museu Gruppelli, por meio de suas diversas linguagens comunicativas. A melhor compreensão da junção desses conceitos também poderá ajudar na elaboração e efetivação de novas políticas públicas no campo do patrimônio cultural, contribuindo ainda mais para a sua salvaguarda e difusão. |
id |
UFPL_e08f54fa2cbdc24270868a08e4e75ff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8847 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-12-19T12:26:20Z2022-12-192022-12-19T12:26:20Z2021-11-29BRAHM, José Paulo Siefert. Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público. 2021. 306 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8847Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as emoções expressas pelos visitantes no contexto expositivo do Museu Gruppelli, localizado na zona rural da cidade de Pelotas/RS, e os seus significados. Durante pesquisas anteriores realizadas no Museu, percebemos que o público entrevistado ao se relacionar com os objetos tinha não somente memórias e identidades afloradas, mas também emoções. Entre as emoções mencionadas pelos entrevistados podemos citar: saudosismo, nostalgia, esperança, pena, lástima, alegria, tristeza. Essa experiência nos levou a ponderar sobre o que as provocavam e qual a importância das mesmas para o público visitante e para a preservação e difusão do próprio museu. Essa pesquisa partiu da hipótese de que a percepção museal do público visitante é a principal razão contributiva para que aflorem diversas emoções nele mesmo, através da relação que travam com os objetos expostos no contexto do espaço museológico. Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista (presencial) e, igualmente, a observação do pesquisador. Destacamos que as entrevistas foram aplicadas aos frequentadores do Museu, fossem moradores da zona rural ou da urbana, durante a visitação. Por esse caminho, percebemos que o trabalho emocional é facilitado pela fisicalidade dos objetos que guiam a nossa análise, o pilão e o tacho, e pelo entrelaçamento desses com outros objetos expostos. Esta pesquisa teve sua relevância na medida em que possibilita compreender melhor as relações que podem ser e são estabelecidas entre público, emoção, patrimônio e museu, uma vez que o intercâmbio desses conceitos ainda é pouco explorado pelo campo da Memória Social e da Museologia. Ao compreendermos de maneira mais clara as possíveis relações, podemos abrir campo para novas discussões e reflexões e ampliar o conhecimento científico, além de existir a possibilidade de reverter as informações obtidas nesta pesquisa para o próprio público que visita o Museu Gruppelli, por meio de suas diversas linguagens comunicativas. A melhor compreensão da junção desses conceitos também poderá ajudar na elaboração e efetivação de novas políticas públicas no campo do patrimônio cultural, contribuindo ainda mais para a sua salvaguarda e difusão.This research has as main objective to analyze the emotions expressed by the visitors in the exhibition context of the Gruppelli Museum, located in the rural area of the city of Pelotas/RS, and their meanings. During previous research carried out at the Museum, we noticed that the audience interviewed when relating to objects had not only memories and identities raised, but also emotions. Among the emotions mentioned by the interviewees we can mention: nostalgia, nostalgia, hope, pity, pity, joy, sadness. This experience led us to ponder what caused them and how important they are for the visiting public and for the preservation and diffusion of the museum itself. This research started from the hypothesis that the museal perception of the visiting public is the main contributory reason for the emergence of various emotions in itself, through the relationship they have with the objects exposed in the context of the museum space. As a methodological procedure, we use, above all, the interview (in person) and, equally, the observation of the researcher. We emphasize that the interviews were applied to Museum visitors, whether they were rural or urban residents, during the visitation. Through this path, we realize that emotional work is facilitated by the physicality of the objects that guide our analysis, the pestle and pot, and by the intertwining of these with other exposed objects. This research had its relevance insofar as it makes it possible to better understand the relationships that can be and are established between public, emotion, heritage and museum, since the exchange of these concepts is still little explored by the field of Social Memory and Museology. By understanding the possible relationships more clearly, we can open the way for new discussions and reflections and expand scientific knowledge, in addition to the possibility of reverting to the information obtained in this research for the public who visits the Gruppelli Museum, through their several communicative languages. A better understanding of the combination of these concepts can also help in the development and implementation of new public policies in the field of cultural heritage, contributing even more to their safeguard and diffusion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIAMuseologiaPatrimônioMusealidadeEmoção patrimonialMuseu GruppelliMuseologyHeritageMusealityHeritage emotionGruppelli MuseumDesvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu públicoUnraveling emotions: the Gruppelli Museum, its objects and its audienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/2669820918283361http://lattes.cnpq.br/2795821152828459Ribeiro, Diego Lemoshttp://lattes.cnpq.br/4967382276076199Serres, Juliane Conceição PrimonBrahm, José Paulo Siefertinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Jose Paulo Siefert Brahm.pdf.txtTese_Jose Paulo Siefert Brahm.pdf.txtExtracted texttext/plain635028http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/6/Tese_Jose%20Paulo%20Siefert%20Brahm.pdf.txtdfbc634d4cca88278fe6c635f7368e3aMD56open accessTHUMBNAILTese_Jose Paulo Siefert Brahm.pdf.jpgTese_Jose Paulo Siefert Brahm.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/7/Tese_Jose%20Paulo%20Siefert%20Brahm.pdf.jpgc6633615be0b6b4992d56cfaadee0148MD57open accessORIGINALTese_Jose Paulo Siefert Brahm.pdfTese_Jose Paulo Siefert Brahm.pdfapplication/pdf11064713http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/1/Tese_Jose%20Paulo%20Siefert%20Brahm.pdf62abdcc06e96ab49aa336cb2d977e216MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/88472023-07-13 04:46:55.85open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:46:55Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Unraveling emotions: the Gruppelli Museum, its objects and its audience |
title |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
spellingShingle |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público Brahm, José Paulo Siefert CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA Museologia Patrimônio Musealidade Emoção patrimonial Museu Gruppelli Museology Heritage Museality Heritage emotion Gruppelli Museum |
title_short |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
title_full |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
title_fullStr |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
title_full_unstemmed |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
title_sort |
Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público |
author |
Brahm, José Paulo Siefert |
author_facet |
Brahm, José Paulo Siefert |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2669820918283361 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2795821152828459 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ribeiro, Diego Lemos |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4967382276076199 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serres, Juliane Conceição Primon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brahm, José Paulo Siefert |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Diego Lemos Serres, Juliane Conceição Primon |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA Museologia Patrimônio Musealidade Emoção patrimonial Museu Gruppelli Museology Heritage Museality Heritage emotion Gruppelli Museum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museologia Patrimônio Musealidade Emoção patrimonial Museu Gruppelli Museology Heritage Museality Heritage emotion Gruppelli Museum |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as emoções expressas pelos visitantes no contexto expositivo do Museu Gruppelli, localizado na zona rural da cidade de Pelotas/RS, e os seus significados. Durante pesquisas anteriores realizadas no Museu, percebemos que o público entrevistado ao se relacionar com os objetos tinha não somente memórias e identidades afloradas, mas também emoções. Entre as emoções mencionadas pelos entrevistados podemos citar: saudosismo, nostalgia, esperança, pena, lástima, alegria, tristeza. Essa experiência nos levou a ponderar sobre o que as provocavam e qual a importância das mesmas para o público visitante e para a preservação e difusão do próprio museu. Essa pesquisa partiu da hipótese de que a percepção museal do público visitante é a principal razão contributiva para que aflorem diversas emoções nele mesmo, através da relação que travam com os objetos expostos no contexto do espaço museológico. Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista (presencial) e, igualmente, a observação do pesquisador. Destacamos que as entrevistas foram aplicadas aos frequentadores do Museu, fossem moradores da zona rural ou da urbana, durante a visitação. Por esse caminho, percebemos que o trabalho emocional é facilitado pela fisicalidade dos objetos que guiam a nossa análise, o pilão e o tacho, e pelo entrelaçamento desses com outros objetos expostos. Esta pesquisa teve sua relevância na medida em que possibilita compreender melhor as relações que podem ser e são estabelecidas entre público, emoção, patrimônio e museu, uma vez que o intercâmbio desses conceitos ainda é pouco explorado pelo campo da Memória Social e da Museologia. Ao compreendermos de maneira mais clara as possíveis relações, podemos abrir campo para novas discussões e reflexões e ampliar o conhecimento científico, além de existir a possibilidade de reverter as informações obtidas nesta pesquisa para o próprio público que visita o Museu Gruppelli, por meio de suas diversas linguagens comunicativas. A melhor compreensão da junção desses conceitos também poderá ajudar na elaboração e efetivação de novas políticas públicas no campo do patrimônio cultural, contribuindo ainda mais para a sua salvaguarda e difusão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-19T12:26:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-19 2022-12-19T12:26:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAHM, José Paulo Siefert. Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público. 2021. 306 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8847 |
identifier_str_mv |
BRAHM, José Paulo Siefert. Desvendando emoções: o Museu Gruppelli, seus objetos e seu público. 2021. 306 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/6/Tese_Jose%20Paulo%20Siefert%20Brahm.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/7/Tese_Jose%20Paulo%20Siefert%20Brahm.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/1/Tese_Jose%20Paulo%20Siefert%20Brahm.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8847/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfbc634d4cca88278fe6c635f7368e3a c6633615be0b6b4992d56cfaadee0148 62abdcc06e96ab49aa336cb2d977e216 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1831478017469186048 |