Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Conceição, Daiane Leal da
Orientador(a): Zamperetti, Maristani Polidori
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4359
Resumo: O avanço tecnológico tem possibilitado a disseminação do uso dos smartphones (celulares inteligentes) ao redor do mundo, entre crianças, jovens e adultos. No espaço escolar , essa tecnologia está indo para além da diversão e distração, pois o fácil acesso à internet tem possibilitado a busca por informações em tempo real. Essa disseminação em países desenvolvidos ocasionou um crescimento no mercado empresarial de criação de aplicativos educacionais (softwares com funcionalidades específicas executadas em sistemas operacionais criados para os dispositivos móveis), pois, ao reconhecerem o potencial dessas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, passaram a desenvolver produtos a partir de uma visão comercial, com uma intencionalidade lucrativa, carecendo assim, de uma proposta pedagógica relevante. Desta forma, esse estudo teve como objetivo principal investigar as concepções dos docentes sobre as potencialidades do uso de Aplicativos Educacionais no ensino da Matemática, em um contexto educacional em que o uso dessas tecnologias digitais móveis vem sendo proibido ou restrito ao uso pedagógico. Em decorrência disso, a seguinte pergunta norteou o desenrolar da pesquisa. Nas concepções dos docentes, em que aspectos o uso de Apps Educacionais podem vir a contribuir para o ensino da Matemática, no contexto da Mobile Learning? A pesquisa tem apoio teórico no campo da Mobile Learning nas concepções de Traxler (2005) e Moura (2010) e nas discussões acerca do uso dos Apps na educação nos estudos de Saccol e Schlemmer (2011), Dias e Araújo Jr (2012) e Figueiredo (2005). Com uma abordagem qualitativa, a investigação foi desenvolvida durante a realização do minicurso “O uso de smartphones no ensino da Matemática”, pelo projeto de extensão Rede Colabora, da Universidade Federal de Pelotas, que utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) para promover cursos de formação docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Os sujeitos da pesquisa foram 31 professores de Matemática em atuação na educação básica, da rede pública de ensino de diferentes regiões do Brasil. Os participantes realizaram o minicurso ,organizado em quatro módulos, no período de cinco semanas, no qual exerci a função de professora ministrante. Em cada módulo, uma atividade foi proposta com o intuito de produzir dados que pudessem responder à questão norteadora da pesquisa e, assim, atingir o objetivo proposto. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com os docentes por meio de questionários online, a observação das interações no fórum de discussões, a análise do conteúdo dos planos de aula e as narrativas digitais produzidas pelos docentes a partir de uma prática de ensino desenvolvida com o Aplicativo Photomath. Na análise dos dados, três categorias foram concebidas: A relação dos docentes com as Tecnologias Digitais Móveis; os Apps Educacionais em avaliações docentes; e as práticas docentes com Apps Educacionais. A partir de nove potencialidades identificadas pelos docentes na avaliação e na prática realizada, os resultados evidenciaram as c ontribuições do uso desses softwares educacionais no ensino da matemática em cincos aspectos: pedagógico, social, comportamental, físico e avaliativo.
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Essa disseminação em países desenvolvidos ocasionou um crescimento no mercado empresarial de criação de aplicativos educacionais (softwares com funcionalidades específicas executadas em sistemas operacionais criados para os dispositivos móveis), pois, ao reconhecerem o potencial dessas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, passaram a desenvolver produtos a partir de uma visão comercial, com uma intencionalidade lucrativa, carecendo assim, de uma proposta pedagógica relevante. Desta forma, esse estudo teve como objetivo principal investigar as concepções dos docentes sobre as potencialidades do uso de Aplicativos Educacionais no ensino da Matemática, em um contexto educacional em que o uso dessas tecnologias digitais móveis vem sendo proibido ou restrito ao uso pedagógico. Em decorrência disso, a seguinte pergunta norteou o desenrolar da pesquisa. Nas concepções dos docentes, em que aspectos o uso de Apps Educacionais podem vir a contribuir para o ensino da Matemática, no contexto da Mobile Learning? A pesquisa tem apoio teórico no campo da Mobile Learning nas concepções de Traxler (2005) e Moura (2010) e nas discussões acerca do uso dos Apps na educação nos estudos de Saccol e Schlemmer (2011), Dias e Araújo Jr (2012) e Figueiredo (2005). Com uma abordagem qualitativa, a investigação foi desenvolvida durante a realização do minicurso “O uso de smartphones no ensino da Matemática”, pelo projeto de extensão Rede Colabora, da Universidade Federal de Pelotas, que utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) para promover cursos de formação docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Os sujeitos da pesquisa foram 31 professores de Matemática em atuação na educação básica, da rede pública de ensino de diferentes regiões do Brasil. Os participantes realizaram o minicurso ,organizado em quatro módulos, no período de cinco semanas, no qual exerci a função de professora ministrante. Em cada módulo, uma atividade foi proposta com o intuito de produzir dados que pudessem responder à questão norteadora da pesquisa e, assim, atingir o objetivo proposto. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com os docentes por meio de questionários online, a observação das interações no fórum de discussões, a análise do conteúdo dos planos de aula e as narrativas digitais produzidas pelos docentes a partir de uma prática de ensino desenvolvida com o Aplicativo Photomath. Na análise dos dados, três categorias foram concebidas: A relação dos docentes com as Tecnologias Digitais Móveis; os Apps Educacionais em avaliações docentes; e as práticas docentes com Apps Educacionais. A partir de nove potencialidades identificadas pelos docentes na avaliação e na prática realizada, os resultados evidenciaram as c ontribuições do uso desses softwares educacionais no ensino da matemática em cincos aspectos: pedagógico, social, comportamental, físico e avaliativo.The technological advance has made possible the dissemination of the use of smartphones around the world among children, young people and adults. At school, this technology is going beyond fun and distraction, because easy access to the internet has been making it possible to search for information in real time. This spread in developed countries has occasioned a growth in the enterprise market of creation of educational applications (software with specific functionalities performed on operational systems created for mobile devices), because when recognizing the potential of these technologies in teaching and learning processes, they started to develop products from a commercial vision with a lucrative intentionality, lacking a re levant pedagogical proposal. Thus, this study had as main objective the investigation of teachers' conceptions about the potentialities of the use of Educational Applications in Mathematics teaching, in an educational context in which the use of these digital mobile technologies is prohibited or restricted to pedagogical use. As a result, the following question guided this study: In teachers' conceptions, in what aspects can the use of Educational Apps contribute to Mathematics teaching in the context of Mo bile Learning? The study has its theoretical support in the field of Mobile Learning in the conceptions of Traxler (2005) and Moura (2010), as well as in the discussions about the use of Apps in education in the studies of Saccol and Schlemmer (2011), Dias and Araújo Jr (2012) and Figueiredo (2005). With a qualitative approach, the research was developed during the mini-course "The use of smartphones in Mathematics teaching", by the extension project Rede Colabora, Universidade Federal de Pelotas, which uses the Virtual Learning Environment (Moodle) to promote courses of teacher education for the use of Information and Communication Technologies (ICT), in Distance Education (EAD). The subjects of the research were 31 Mathematics teachers who work in basic edu cation of public school system in different regions of Brazil. The participants conducted the mini -course, which was organized in four modules, during a five-week period, and I worked there as a teacher. In each module, an activity was proposed with the intention of producing data that could answer the guiding question of the research and reach the proposed objective. The data were produced from interviews with the teachers through online questionnaires, observation of the interactions in the discussion forum, analysis of the contents of the lesson plans and the digital narratives produced by the teachers from a developed teaching practice with the Photomath Application. In the analysis, three categories were considered: The relation of the teachers with the Digital Mobile Technologies; Educational Apps on teacher assessments; and teaching practices with Educational Apps. From the nine potentialities identified by the teachers in the evaluation and in the practice, the results evidenced the contributions of t he use of this educational software in the Mathematics teaching in five aspects: pedagogical, social, behavioral, physical and evaluative.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoTecnologias digitais móveisAplicativos educacionaisEnsino da matemáticaFormação de professoresEducationDigital mobile technologiesEducational appsMathematics teachingTeacher educationAplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0358626175101256http://lattes.cnpq.br/8058990518394490Zamperetti, Maristani PolidoriConceição, Daiane Leal dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDaiane Leal da Conceição.pdf.txtDaiane Leal da Conceição.pdf.txtExtracted texttext/plain222161http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4359/6/Daiane%20Leal%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtd70f396e0eafeaf5c67f39a50592355bMD56open accessTHUMBNAILDaiane Leal da Conceição.pdf.jpgDaiane Leal da Conceição.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4359/7/Daiane%20Leal%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgb24245f29f6767e9e42276989d03d4f2MD57open accessORIGINALDaiane Leal da Conceição.pdfDaiane Leal da Conceição.pdfapplication/pdf2717215http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4359/1/Daiane%20Leal%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdfd0320e8c630f093ebb4370f8bcb3c241MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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