Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ebersol, lsadora
Orientador(a): Bussoletti, Denise Marcos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10216
Resumo: Essa tese se desenvolveu a partir do processo de criação de um filme intitulado Guadalupe e pela proposta de recuperação da experiência narrativa e da dimensão estética do fazer acadêmico, na contramão do empobrecimento da experiência e do desaparecimento da capacidade essencialmente humana de narrar, apontados por Walter Benjamin como característicos da modernidade. Pelo movimento da concepção do filme, busquei a condição da escrita do cinema, seu lugar e tempo próprios de criação, apoiada no pensamento de filósofos e historiadores da imagem como Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. A expressão nican mopohua, que na língua nahuatl significa “aqui se conta” ou “aqui se narra”, nomeia também o famoso relato da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, divindade cristã que representa uma intersecção com outra divindade adorada pelos povos indígenas do México pré-hispânico: Tonantzin. Guadalupe-Tonantzin é uma imagem síntese através da qual defendo a tese de que a escrita do cinema acontece no espaço-tempo-devaneio aberto entre a experiência do olhar, do gesto e do despertar. O que essa tese busca é a escrita das imagens através das aberturas, pelos desvios, vazios e extravios e que, pela via da poética, possibilita o escrever do cinema e o pesquisar em Educação como formas de contar histórias e, assim, superar o vazio de experiência. Este é um desafio que se estabelece no campo ético e estético em que a escrita não se constitui apenas como sobrevivência, mas também e principalmente como uma necessidade de reencantamento do mundo. A escrita de pesquisa transitou pelos espaços de reflexibilidade proporcionados pela prática da etnografia surrealista como metodologia de pesquisa e pelo exercício de surrealização da escrita de pesquisa como proposta por Denise Bussoletti na qual a montagem de inspiração surrealista em associação com a perspectiva benjaminiana de escrita da história surge como princípio organizador da escrita e como fundamento epistêmico.
id UFPL_ed257de38c540295e5748dd53befb6fa
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10216
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-10-04T14:45:19Z2023-10-04T14:45:19Z2023-02-28EBERSOL, Isadora. Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2023. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10216Essa tese se desenvolveu a partir do processo de criação de um filme intitulado Guadalupe e pela proposta de recuperação da experiência narrativa e da dimensão estética do fazer acadêmico, na contramão do empobrecimento da experiência e do desaparecimento da capacidade essencialmente humana de narrar, apontados por Walter Benjamin como característicos da modernidade. Pelo movimento da concepção do filme, busquei a condição da escrita do cinema, seu lugar e tempo próprios de criação, apoiada no pensamento de filósofos e historiadores da imagem como Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. A expressão nican mopohua, que na língua nahuatl significa “aqui se conta” ou “aqui se narra”, nomeia também o famoso relato da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, divindade cristã que representa uma intersecção com outra divindade adorada pelos povos indígenas do México pré-hispânico: Tonantzin. Guadalupe-Tonantzin é uma imagem síntese através da qual defendo a tese de que a escrita do cinema acontece no espaço-tempo-devaneio aberto entre a experiência do olhar, do gesto e do despertar. O que essa tese busca é a escrita das imagens através das aberturas, pelos desvios, vazios e extravios e que, pela via da poética, possibilita o escrever do cinema e o pesquisar em Educação como formas de contar histórias e, assim, superar o vazio de experiência. Este é um desafio que se estabelece no campo ético e estético em que a escrita não se constitui apenas como sobrevivência, mas também e principalmente como uma necessidade de reencantamento do mundo. A escrita de pesquisa transitou pelos espaços de reflexibilidade proporcionados pela prática da etnografia surrealista como metodologia de pesquisa e pelo exercício de surrealização da escrita de pesquisa como proposta por Denise Bussoletti na qual a montagem de inspiração surrealista em associação com a perspectiva benjaminiana de escrita da história surge como princípio organizador da escrita e como fundamento epistêmico.This thesis was developed from the process of creating a film entitled Guadalupe and from the proposal to recover the narrative experience and the aesthetic dimension of academic work against the impoverishment of experience and the disappearance of the essentially human ability to narrate, pointed out by Walter Benjamin as characteristic of modernity. Through the movement of the film's conception, I sought the condition of cinema writing, its own place and time of creation supported by the thought of philosophers and image historians such as Walter Benjamin and Georges Didi- Huberman. The expression nican mopohua, which in the Nahuatl language means “here it is told” or “here it is narrated”, also names the famous account of the apparition of Our Lady of Guadalupe, a Christian deity that represents an intersection with another deity worshiped by the indigenous peoples of pre-hispanic Mexico: Tonantzin. Guadalupe-Tonantzin is a synthesis image through which I defend the thesis that cinema writing takes place in the open space-time-reverie between the experience of the gaze, the gesture and awakening. What this thesis seeks is the writing of images through the openings, through the deviations, voids and misplacements and that, through poetics, makes possible the writing of cinema and research in Education as ways of telling stories and, thus, overcoming the emptiness of experience. This is a challenge that is established in the ethical and aesthetic field in which writing is not only a matter of survival, but also and mainly as a need to reenchant the world. Research writing transited through spaces of reflexivity provided by the practice of surrealist ethnography as a research methodology and the exercise of surrealization of research writing as proposed by Denise Bussoletti, in which the surrealist-inspired montage in associationwith the Benjaminian perspective of writing history emerges as an organizing principle of writing and an epistemic foundation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOEducaçãoEscrita do cinemaEscrita de pesquisaEspaço-tempo-devaneioNarrativaFilm writingResearch writingSpace-time-reverieNarrativeNican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinemaNican mopohua: space-time- reverie in cinema writinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9128137791269670http://lattes.cnpq.br/3000225561008826Bussoletti, Denise MarcosEbersol, lsadorareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALIsadora_Ebersol_Tese.pdfIsadora_Ebersol_Tese.pdfapplication/pdf9782015http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/1/Isadora_Ebersol_Tese.pdfb597e7b0041b94c3c967c221bba287f8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTIsadora_Ebersol_Tese.pdf.txtIsadora_Ebersol_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain300676http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/3/Isadora_Ebersol_Tese.pdf.txte884af73088157972cf219aecacad790MD53open accessTHUMBNAILIsadora_Ebersol_Tese.pdf.jpgIsadora_Ebersol_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1743http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/4/Isadora_Ebersol_Tese.pdf.jpgdd6c95c55315ddf6a6a481773ec01bddMD54open accessprefix/102162023-10-05 03:01:11.776open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-10-05T06:01:11Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Nican mopohua: space-time- reverie in cinema writing
title Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
spellingShingle Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
Ebersol, lsadora
CIENCIAS HUMANAS
Educação
Escrita do cinema
Escrita de pesquisa
Espaço-tempo-devaneio
Narrativa
Film writing
Research writing
Space-time-reverie
Narrative
EDUCACAO
title_short Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
title_full Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
title_fullStr Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
title_full_unstemmed Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
title_sort Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema
author Ebersol, lsadora
author_facet Ebersol, lsadora
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9128137791269670
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3000225561008826
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussoletti, Denise Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ebersol, lsadora
contributor_str_mv Bussoletti, Denise Marcos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
topic CIENCIAS HUMANAS
Educação
Escrita do cinema
Escrita de pesquisa
Espaço-tempo-devaneio
Narrativa
Film writing
Research writing
Space-time-reverie
Narrative
EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escrita do cinema
Escrita de pesquisa
Espaço-tempo-devaneio
Narrativa
Film writing
Research writing
Space-time-reverie
Narrative
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv EDUCACAO
description Essa tese se desenvolveu a partir do processo de criação de um filme intitulado Guadalupe e pela proposta de recuperação da experiência narrativa e da dimensão estética do fazer acadêmico, na contramão do empobrecimento da experiência e do desaparecimento da capacidade essencialmente humana de narrar, apontados por Walter Benjamin como característicos da modernidade. Pelo movimento da concepção do filme, busquei a condição da escrita do cinema, seu lugar e tempo próprios de criação, apoiada no pensamento de filósofos e historiadores da imagem como Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. A expressão nican mopohua, que na língua nahuatl significa “aqui se conta” ou “aqui se narra”, nomeia também o famoso relato da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, divindade cristã que representa uma intersecção com outra divindade adorada pelos povos indígenas do México pré-hispânico: Tonantzin. Guadalupe-Tonantzin é uma imagem síntese através da qual defendo a tese de que a escrita do cinema acontece no espaço-tempo-devaneio aberto entre a experiência do olhar, do gesto e do despertar. O que essa tese busca é a escrita das imagens através das aberturas, pelos desvios, vazios e extravios e que, pela via da poética, possibilita o escrever do cinema e o pesquisar em Educação como formas de contar histórias e, assim, superar o vazio de experiência. Este é um desafio que se estabelece no campo ético e estético em que a escrita não se constitui apenas como sobrevivência, mas também e principalmente como uma necessidade de reencantamento do mundo. A escrita de pesquisa transitou pelos espaços de reflexibilidade proporcionados pela prática da etnografia surrealista como metodologia de pesquisa e pelo exercício de surrealização da escrita de pesquisa como proposta por Denise Bussoletti na qual a montagem de inspiração surrealista em associação com a perspectiva benjaminiana de escrita da história surge como princípio organizador da escrita e como fundamento epistêmico.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-04T14:45:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-04T14:45:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EBERSOL, Isadora. Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2023. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10216
identifier_str_mv EBERSOL, Isadora. Nican mopohua: o espaço-tempo-devaneio na escrita do cinema. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2023. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/1/Isadora_Ebersol_Tese.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/3/Isadora_Ebersol_Tese.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10216/4/Isadora_Ebersol_Tese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b597e7b0041b94c3c967c221bba287f8
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
e884af73088157972cf219aecacad790
dd6c95c55315ddf6a6a481773ec01bdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797770011025080320