Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2802 |
Resumo: | O universo encantado do cinema nos convida a adentrá-lo de maneira sutil e, através da imagem, nos leva a questionar o que está ao nosso redor e também a repensar nosso papel enquanto indivíduos sociais. Nos rastros de Walter Benjamin, neste trabalho questionamos justamente o aparato técnico cinematográfico, investigando suas potencialidades educacionais e inquirindo o lugar ocupado pela infância, pela morte e pela guerra dentro das películas. Posicionando os conflitos da Segunda Guerra Mundial e os regimes totalitário europeus como contextos históricos, analisamos aqui os filmes "O Labirinto do Fauno" (2006), "O Tambor" (1979) e "Vítimas da Tormenta" (1946), para pensarmos as alegorias presentes nas mortes dos personagens infantis desses filmes, bem como posicionamos e questionamos a imagem enquanto uma importante via de diálogo com o aluno contemporâneo. Por meio dos trabalhos com Walter Benjamin, Marcel Martin, Henry Giroux, Neil Postman, Solange Jobim e Souza, Sandra Jovchelovitch e Jorge Larrosa, discutimos os conceitos de infância, representação, morte, alegoria e cinema educador. Nos apropriando de técnicas próprias ao campo cinematográfico, utilizamos do processo de decupagem como principal caminho metodológico, já que o mesmo nos permite estudar as estruturas do filme e também abre um amplo campo para coleta de dados. Ao fim de nossa análise concluímos que, como defendia Walter Benjamin, a morte e a destruição não representam o fim, mas abrem possibilidades de recomeço. Na alegoria dessas mortes fica o desassossego ao espectador adulto, que pode refletir sobre sua relação com a infância e sobre suas próprias guerras cotidianas. |
id |
UFPL_f11f812573451ae9fbd8aa7fc9ebad2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:ri/2802 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414774J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342Z8Bussoletti, Denise MarcosAlves, Joice do Prado2016-04-11T14:04:28Z2016-04-11T14:04:28Z2014-02-14ALVES, Joice do Prado. Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra. 2014. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2802O universo encantado do cinema nos convida a adentrá-lo de maneira sutil e, através da imagem, nos leva a questionar o que está ao nosso redor e também a repensar nosso papel enquanto indivíduos sociais. Nos rastros de Walter Benjamin, neste trabalho questionamos justamente o aparato técnico cinematográfico, investigando suas potencialidades educacionais e inquirindo o lugar ocupado pela infância, pela morte e pela guerra dentro das películas. Posicionando os conflitos da Segunda Guerra Mundial e os regimes totalitário europeus como contextos históricos, analisamos aqui os filmes "O Labirinto do Fauno" (2006), "O Tambor" (1979) e "Vítimas da Tormenta" (1946), para pensarmos as alegorias presentes nas mortes dos personagens infantis desses filmes, bem como posicionamos e questionamos a imagem enquanto uma importante via de diálogo com o aluno contemporâneo. Por meio dos trabalhos com Walter Benjamin, Marcel Martin, Henry Giroux, Neil Postman, Solange Jobim e Souza, Sandra Jovchelovitch e Jorge Larrosa, discutimos os conceitos de infância, representação, morte, alegoria e cinema educador. Nos apropriando de técnicas próprias ao campo cinematográfico, utilizamos do processo de decupagem como principal caminho metodológico, já que o mesmo nos permite estudar as estruturas do filme e também abre um amplo campo para coleta de dados. Ao fim de nossa análise concluímos que, como defendia Walter Benjamin, a morte e a destruição não representam o fim, mas abrem possibilidades de recomeço. Na alegoria dessas mortes fica o desassossego ao espectador adulto, que pode refletir sobre sua relação com a infância e sobre suas próprias guerras cotidianas.The enchanted world of film invites us to enter it in subtle ways and through image, leads us to question what is around us and also to rethink our role as social individuals. Working with Walter Benjamin, this work rightly questioned the cinematic technical apparatus, investigating their educational potential and inquiring the place occupied by children, by death and by war in this films. Positioning the conflicts of World War II and European totalitarian regimes such as historical contexts, we analyze here the films "Pan's Labyrinth" (2006), "The Tin Drum" (1979) and "Victims of the Storm" (1946), to understand the allegories present in the deaths of children's characters of these films, as well as positioned and question the image as an important channel of dialogue with the contemporary student. Through the work of Walter Benjamin, Marcel Martin, Henry Giroux, Neil Postman, Solange Jobim and Souza, Sandra Jovchelovitch and Jorge Larrosa, we discuss the concepts of childhood, representation, death, allegory and educator cinema. In appropriating own technical field on film, use of the process of découpage main methodological way, since it allowed us to study the structure of the film and then collect our data. At the end of our analysis we concluded, as Walter Benjamin argued, death and destruction are not the end, but open possibilities of resumption. In the allegory of these deaths is restlessness to the adult viewer, who can reflect on their relationship with the children and about their own daily wars.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::OUTROSInfânciaEducaçãoMorteCinemaCinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCinema, educação e morte.pdf.txtCinema, educação e morte.pdf.txtExtracted texttext/plain434984http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/10/Cinema%2c%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20morte.pdf.txt7585868c753d214185cb6bdeb6910ea2MD510open accessTHUMBNAILCinema, educação e morte.pdf.jpgCinema, educação e morte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/11/Cinema%2c%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20morte.pdf.jpg402e8d16ffe982f105211a0be4960aa9MD511open accessORIGINALCinema, educação e morte.pdfCinema, educação e morte.pdfapplication/pdf4227995http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/5/Cinema%2c%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20morte.pdfff2ef4075d2cff79ede61a16a52179a6MD55open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/9/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD59open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/6/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD56open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-822064http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/7/license_textef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2fafMD57open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/8/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD58open accessri/28022023-07-13 03:37:15.256open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:37:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
title |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
spellingShingle |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra Alves, Joice do Prado CNPQ::OUTROS Infância Educação Morte Cinema |
title_short |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
title_full |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
title_fullStr |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
title_full_unstemmed |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
title_sort |
Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra |
author |
Alves, Joice do Prado |
author_facet |
Alves, Joice do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414774J6 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727342Z8 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bussoletti, Denise Marcos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Joice do Prado |
contributor_str_mv |
Bussoletti, Denise Marcos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS Infância Educação Morte Cinema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Educação Morte Cinema |
description |
O universo encantado do cinema nos convida a adentrá-lo de maneira sutil e, através da imagem, nos leva a questionar o que está ao nosso redor e também a repensar nosso papel enquanto indivíduos sociais. Nos rastros de Walter Benjamin, neste trabalho questionamos justamente o aparato técnico cinematográfico, investigando suas potencialidades educacionais e inquirindo o lugar ocupado pela infância, pela morte e pela guerra dentro das películas. Posicionando os conflitos da Segunda Guerra Mundial e os regimes totalitário europeus como contextos históricos, analisamos aqui os filmes "O Labirinto do Fauno" (2006), "O Tambor" (1979) e "Vítimas da Tormenta" (1946), para pensarmos as alegorias presentes nas mortes dos personagens infantis desses filmes, bem como posicionamos e questionamos a imagem enquanto uma importante via de diálogo com o aluno contemporâneo. Por meio dos trabalhos com Walter Benjamin, Marcel Martin, Henry Giroux, Neil Postman, Solange Jobim e Souza, Sandra Jovchelovitch e Jorge Larrosa, discutimos os conceitos de infância, representação, morte, alegoria e cinema educador. Nos apropriando de técnicas próprias ao campo cinematográfico, utilizamos do processo de decupagem como principal caminho metodológico, já que o mesmo nos permite estudar as estruturas do filme e também abre um amplo campo para coleta de dados. Ao fim de nossa análise concluímos que, como defendia Walter Benjamin, a morte e a destruição não representam o fim, mas abrem possibilidades de recomeço. Na alegoria dessas mortes fica o desassossego ao espectador adulto, que pode refletir sobre sua relação com a infância e sobre suas próprias guerras cotidianas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-11T14:04:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-11T14:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Joice do Prado. Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra. 2014. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2802 |
identifier_str_mv |
ALVES, Joice do Prado. Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra. 2014. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/10/Cinema%2c%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20morte.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/11/Cinema%2c%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20morte.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/5/Cinema%2c%20educa%c3%a7%c3%a3o%20e%20morte.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/9/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/6/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/7/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2802/8/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7585868c753d214185cb6bdeb6910ea2 402e8d16ffe982f105211a0be4960aa9 ff2ef4075d2cff79ede61a16a52179a6 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f ef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2faf 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1793510775317331968 |