O ensino da cartografia a partir das propostas de alfabetização cartográfica nos livros didáticos de geografia para os anos iniciais.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Novack, Suelen Ramos
Orientador(a): Dias, Liz Cristiane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4773
Resumo: O processo de alfabetização cartográfica é fundamental a partir dos anos iniciais para uma aprendizagem significativa da cartografia. É nessa fase que a criança desenvolve-se fisicamente, sentimentalmente e mentalmente, estando, o crescimento espacial vinculado ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, o desenvolvimento da alfabetização cartográfica caracteriza a busca por uma metodologia que proporcione uma aprendizagem geográfica para a cidadania, para a construção de sujeitos leitores com capacidade para interpretar o mundo em que vive. Esta pesquisa investiga como as universidades, as escolas e os professores se articulam em relação ao desenvolvimento da linguagem cartográfica para os anos iniciais. A construção de uma aprendizagem voltada para a aquisição espacial deve ter por finalidade desenvolver na criança a sua descentralização espacial, a percepção em relação aos espaços e, por fim, a representação daquilo que é observado e analisado a partir da aquisição das noções de relação espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas). Os principais objetivos dessa pesquisa são investigar a construção da linguagem cartográfica nos livros didáticos destinados aos anos iniciais, bem como identificar quais coleções são selecionadas pelas instituições pesquisadas, tendo por intuito, analisar o quanto referente ao ensino de cartografia é considerado pelos professores na estruturação dos conteúdos para essa etapa inicial, verificando quais abordagens cartográficas são trazidas pelos autores das coleções didáticas analisadas.Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando como procedimentos: coleta de dados, análise documental (Guia nacional do livro didático – PNLD, Diretrizes e pareceres referentes a lei do ensino de nove anos, PCN’s), entrevistas com professores de cinco (5) escolas da rede estadual de Pelotas/RS e avaliação de cinco (5) livros didáticos, 4 coleções de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013 e 1 livro didático regional aprovado pelo PNLD 2010. Apesar da linguagem cartográfica, ou até mesmo a proposta de “alfabetização cartográfica” estar inserida como um objetivo a ser desenvolvido nos anos iniciais pelas diretrizes e pareceres do Ministério da Educação, esse tema ainda é tratado de forma superficial e fragmentado em uma proposta de ensino de Geografia. Diante disso, é fundamental o debate sobre o desenvolvimento da alfabetização cartográfica para os anos iniciais e buscar construir e defender propostas que assegurem práticas didáticas que abordem o espaço e a sua totalidade a partir da cartografia como um instrumento metodológico para aprender Geografia.
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spelling 2019-10-09T18:13:02Z2019-10-082019-10-09T18:13:02Z2016-05-31NOVACK, Suelen Ramos. O Ensino da Cartografia a partir das propostas de Alfabetização Cartográfica nos Livros Didáticos de Geografia para os Anos Iniciais. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4773O processo de alfabetização cartográfica é fundamental a partir dos anos iniciais para uma aprendizagem significativa da cartografia. É nessa fase que a criança desenvolve-se fisicamente, sentimentalmente e mentalmente, estando, o crescimento espacial vinculado ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, o desenvolvimento da alfabetização cartográfica caracteriza a busca por uma metodologia que proporcione uma aprendizagem geográfica para a cidadania, para a construção de sujeitos leitores com capacidade para interpretar o mundo em que vive. Esta pesquisa investiga como as universidades, as escolas e os professores se articulam em relação ao desenvolvimento da linguagem cartográfica para os anos iniciais. A construção de uma aprendizagem voltada para a aquisição espacial deve ter por finalidade desenvolver na criança a sua descentralização espacial, a percepção em relação aos espaços e, por fim, a representação daquilo que é observado e analisado a partir da aquisição das noções de relação espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas). Os principais objetivos dessa pesquisa são investigar a construção da linguagem cartográfica nos livros didáticos destinados aos anos iniciais, bem como identificar quais coleções são selecionadas pelas instituições pesquisadas, tendo por intuito, analisar o quanto referente ao ensino de cartografia é considerado pelos professores na estruturação dos conteúdos para essa etapa inicial, verificando quais abordagens cartográficas são trazidas pelos autores das coleções didáticas analisadas.Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando como procedimentos: coleta de dados, análise documental (Guia nacional do livro didático – PNLD, Diretrizes e pareceres referentes a lei do ensino de nove anos, PCN’s), entrevistas com professores de cinco (5) escolas da rede estadual de Pelotas/RS e avaliação de cinco (5) livros didáticos, 4 coleções de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013 e 1 livro didático regional aprovado pelo PNLD 2010. Apesar da linguagem cartográfica, ou até mesmo a proposta de “alfabetização cartográfica” estar inserida como um objetivo a ser desenvolvido nos anos iniciais pelas diretrizes e pareceres do Ministério da Educação, esse tema ainda é tratado de forma superficial e fragmentado em uma proposta de ensino de Geografia. Diante disso, é fundamental o debate sobre o desenvolvimento da alfabetização cartográfica para os anos iniciais e buscar construir e defender propostas que assegurem práticas didáticas que abordem o espaço e a sua totalidade a partir da cartografia como um instrumento metodológico para aprender Geografia.The cartographic literacy process is critical from the early years for a significant learning of cartography. The early years include the most important phase of the child’s growth: physically, emotionally and mentally, with the spatial growth linked to child development. It is at this stage that the child develops physically, emotionally and mentally, with the spatial growth linked to child development. In this sense, the development of cartographic literacy characterizes the search for a methodology that provides geographic learning for citizenship, for building subject readers with ability to interpret the world in which they live in. This research investigates how universities, schools and teachers are articulated in relation to the cartographic language for the initial years. Building learning focused on spatial acquisition should aim at developing the child’s spatial decentralization, the perception concerning spaces and, finally, the representation of what is observed and analyzed from the acquisition of spatial relationship notions (topological, projective and Euclidean). The main objectives of this research are to investigate the construction of cartographic language in textbooks for the early years, as well as identify which collections are selected by the surveyed institutions, with the aim to analyze how related the mapping of teaching is taken into consideration by teachers in structuring content for this initial step, checking which cartographic approaches are brought by the authors of the textbook collections analyzed. To achieve these goals, a qualitative research was carried out, using as following: data collection, document analysis (National Guide textbook - PNLD, guidelines and advice concerning the law of education of nine years, PCN's), interviews with five teachers (5) from state schools in Pelotas / RS and evaluation of five (5) textbooks, 4 collections of textbooks approved by PNLD 2013 and one (1) regional textbook approved by PNLD 2010.Despite the cartographic language, or even the proposal of "cartographic literacy" is inserted as an objective to be developed in the early years by the guidelines and opinions of the Ministry of Education, this issue is still treated in a superficial and fragmented manner in an educational proposal for Geography. Thus, the debate on the development of cartographic literacy for early years and seek to build and defend proposals to ensure teaching practices that address space and its wholeness from the mapping is fundamental as a methodological tool for learning geography.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIALivros didáticosAnos iniciaisAlfabetização cartográficaEnsinoTextbooksEarly yearsCartographyTeachingO ensino da cartografia a partir das propostas de alfabetização cartográfica nos livros didáticos de geografia para os anos iniciais.The Cartography teaching from the proposed cartographic literacy in geography textbooks for early years.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1891876385063609http://lattes.cnpq.br/2974384756028670Dias, Liz CristianeNovack, Suelen Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSuelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf.txtSuelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain249254http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4773/6/Suelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf.txta5e2edabc006e16e3349c8a20c600398MD56open accessTHUMBNAILSuelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf.jpgSuelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4773/7/Suelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf.jpg7f39c4392bcf7d5570fb03343a404325MD57open accessORIGINALSuelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdfSuelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdfapplication/pdf4542245http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4773/1/Suelen_Ramos_Novack_Dissertacao.pdf270f0c5f96e32ecb4564e84928e1d315MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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