Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Neves, Ângela Balzano
Orientador(a): Damiani, Magda Floriana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653
Resumo: This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students.
id UFPL_fad1fcc6eca3703505fc0f10d3a3f10a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1653
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:47:54Z2014-01-072014-08-20T13:47:54Z2012-05-14NEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students.Esta investigação teve como objetivo teorizar e analisar acerca de repercussões de um conjunto de Oficinas de Jogos Teatrais do qual participou um grupo de escolares de uma quarta série do ensino fundamental. Mais especificamente as repercussões foram avaliadas em termos do desenvolvimento de funções psicológicas superiores e do desenvolvimento de habilidades sociais. Utilizou-se como referencial teórico a metodologia do ensino de Teatro Jogos Teatrais de Viola Spolin e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com 19 crianças de uma escola pública da cidade de Pelotas no ano de 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professora da turma, de questionário respondido pelos pais, de portfólios elaborados pelos escolares e de observações e registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que os estudantes exercitaram e desenvolveram funções psicológicas superiores, como atenção, concentração, tomada de consciência, abstração, memória sensorial e consciência corporal, assim como habilidades sociais como o respeito ao outro, o trabalho conjunto, a desinibição frente aos colegas e adultos e a relação entre gêneros. O trabalho pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre a importância do ensino de Jogos Teatrais na escola pública concernente ao desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoJogo teatralAprendizagemDesenvolvimentoPsicologia histórico-culturalTheater gameLearningDevelopmentHistorical-cultural psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolaresWorkshops on theater games and its impact on schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1351831131527351http://lattes.cnpq.br/9565345581329474Frison, Lourdes Maria Bragagnolohttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845Damiani, Magda FlorianaNeves, Ângela Balzanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdfapplication/pdf1395916http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/1/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf4c2d137cf152e253aed8a7f775c2b2d5MD51open accessTEXTAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.txtAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain216180http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/2/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.txt54133dd2c1e483a10cfa3611470211d5MD52open accessTHUMBNAILAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.jpgAngela Balzano Neves_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/3/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.jpg935f1ce71fa1c719f1cd76b3a7660b7bMD53open access123456789/16532021-12-03 11:23:18.789open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-03T14:23:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Workshops on theater games and its impact on school
title Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
spellingShingle Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
Neves, Ângela Balzano
Jogo teatral
Aprendizagem
Desenvolvimento
Psicologia histórico-cultural
Theater game
Learning
Development
Historical-cultural psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
title_full Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
title_fullStr Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
title_full_unstemmed Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
title_sort Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
author Neves, Ângela Balzano
author_facet Neves, Ângela Balzano
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1351831131527351
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9565345581329474
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3997773314507845
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ângela Balzano
contributor_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Damiani, Magda Floriana
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo teatral
Aprendizagem
Desenvolvimento
Psicologia histórico-cultural
topic Jogo teatral
Aprendizagem
Desenvolvimento
Psicologia histórico-cultural
Theater game
Learning
Development
Historical-cultural psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater game
Learning
Development
Historical-cultural psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aimed to analyze and theorize about the repercussions of a series of workshops Theater Games which took a group of students from a fourth grade. More specifically the effects were evaluated in terms of development of higher mental functions and the development of social skills. It was used as a theoretical methodology of teaching Theater Games of Viola Spolin and Historical-Cultural Psychology of Vygotsky. The qualitative research was developed with 19 children in a public school in the city of Pelotas, in 2010. Data were collected through semi-structured interviews with students and classroom teacher, a questionnaire answered by parents of portfolios prepared by students and observations and records in a field notebook. The results suggest that students exercised and developed higher mental functions such as attention, concentration, awareness, abstraction, memory, sensory and body awareness, as well as social skills such as respect for others, working together, disinhibition front of colleagues and adults and gender relations. The work aims to bring a contribution to the discussion about the importance of teaching in public school Theatre Games concerning the cognitive and affective development of students.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-07
2014-08-20T13:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653
identifier_str_mv NEVES, ângela Balzano. Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/1/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/2/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1653/3/Angela%20Balzano%20Neves_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c2d137cf152e253aed8a7f775c2b2d5
54133dd2c1e483a10cfa3611470211d5
935f1ce71fa1c719f1cd76b3a7660b7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1793510755336716288