Cultura e a agrobiodiversidade: um estudo de caso em território quilombola nos municípios de Tavares e Mostardas no RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Martha, Anderson Luis Mesquita da
Orientador(a): Caldas, Nádia Velleda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar
Departamento: Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7386
Resumo: A questão quilombola vem sendo debatida há tempos em inúmeros trabalhos sobre o território negro e sua forma de resistência, mas pouco sobre a cultura da manutenção de suas sementes crioulas, como também sobre seus significados, suas tradições, que dão suporte as estratégias desenvolvidas para manter sua autonomia, não unicamente econômica, mas também pela tomada de decisões, pelas cosmovisões que suas sementes transmitem aos seus agricultores representados pela luta e trabalho de seus antepassados. A tradição e a religiosidade são parte de sua essência, de sua identidade. O termo agricultores (as) guardiões (ãs) de sementes crioulas representa uma vertente questionadora do modelo dominante valorizando e re-significando o valor da semente crioula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da investigação foi por uma inspiração etnográfica, e como ferramenta optou-se por: entrevista aberta com apoio de roteiro de questões, observação participante e registro visual. O presente estudo trata de famílias guardiã quilombolas de sementes crioulas pertencentes às comunidades Olhos D’ Água e Capororoca, do município de Tavares e as comunidades Teixeiras e Casca, do município de Mostardas. Nesse sentido, as famílias guardiãs quilombolas, dotadas de uma rica diversidade cultural, manipulam de formas diferenciadas um número considerável de sementes crioulas, o que vem possibilitando a manutenção de diferentes espécies e variedades onde o saber fazer está representado nas formas de uso, manutenção e valorização dessas sementes.
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Dissertação (Mestre em Agronomia) – Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7386A questão quilombola vem sendo debatida há tempos em inúmeros trabalhos sobre o território negro e sua forma de resistência, mas pouco sobre a cultura da manutenção de suas sementes crioulas, como também sobre seus significados, suas tradições, que dão suporte as estratégias desenvolvidas para manter sua autonomia, não unicamente econômica, mas também pela tomada de decisões, pelas cosmovisões que suas sementes transmitem aos seus agricultores representados pela luta e trabalho de seus antepassados. A tradição e a religiosidade são parte de sua essência, de sua identidade. O termo agricultores (as) guardiões (ãs) de sementes crioulas representa uma vertente questionadora do modelo dominante valorizando e re-significando o valor da semente crioula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da investigação foi por uma inspiração etnográfica, e como ferramenta optou-se por: entrevista aberta com apoio de roteiro de questões, observação participante e registro visual. O presente estudo trata de famílias guardiã quilombolas de sementes crioulas pertencentes às comunidades Olhos D’ Água e Capororoca, do município de Tavares e as comunidades Teixeiras e Casca, do município de Mostardas. Nesse sentido, as famílias guardiãs quilombolas, dotadas de uma rica diversidade cultural, manipulam de formas diferenciadas um número considerável de sementes crioulas, o que vem possibilitando a manutenção de diferentes espécies e variedades onde o saber fazer está representado nas formas de uso, manutenção e valorização dessas sementes.The quilombola issue has been debated for a long time, with numerous studies on black territory and its form of resistance, but little on the culture of maintaining its creole seeds and their meanings, its strategies developed to maintain its autonomy, not only economic , but also for decision-making, for the worldviews that their seeds transmit to their farmers. The term creole seed guardian represents a questioning aspect of the dominant model, valuing and re-signifying the value of creole seed. The methodology used for the development of the investigation was for an ethnographic inspiration, adopting as tools open interviews with support of question script, participant observation and visual record. The present study deals with quilombola creole seeds guardian families belonging to the Olhos D’Água and Capororoca communities in the municipality of Tavares, and the Teixeiras and Casca communities in the municipality of Mostardas. In this sense, quilombola guardian families, endowed with a rich cultural diversity, manipulate in different ways a considerable number of Creole seeds, which has enabled the maintenance of different species and varieties where knowledge is represented in the ways of using, maintaining and valuing these seeds.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola FamiliarUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIASSementes crioulasFamílias guardiãs de sementesAncestralidadeAgroecologiaAlimentoLandracesCreole seeds guardian familiesAncestryAgroecologyFoodCultura e a agrobiodiversidade: um estudo de caso em território quilombola nos municípios de Tavares e Mostardas no RSCulture and agrobiodiversity - a case study in quilombola territory in the municipalities of Tavares and Mostardas, in RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4233312126751648http://lattes.cnpq.br/5647353512393109Bevilaqua, Gilberto Antonio Peripollihttp://lattes.cnpq.br/3465413891571124Antunes, Irajá FerreiraCaldas, Nádia VelledaMartha, Anderson Luis Mesquita dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Anderson_da_Martha.pdf.txtDissertacao_Anderson_da_Martha.pdf.txtExtracted texttext/plain143988http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/6/Dissertacao_Anderson_da_Martha.pdf.txt0b61e0b5d4742b6757f1b447c5708656MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Anderson_da_Martha.pdf.jpgDissertacao_Anderson_da_Martha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/7/Dissertacao_Anderson_da_Martha.pdf.jpg85c145a359a323d5070c835017c2a646MD57open accessORIGINALDissertacao_Anderson_da_Martha.pdfDissertacao_Anderson_da_Martha.pdfapplication/pdf1630891http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/1/Dissertacao_Anderson_da_Martha.pdfb129caf4a36e5d61877d8b8362339a2eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7386/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/73862023-07-13 03:22:41.369open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7386VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:22:41Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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