Simone de Beauvoir e a libertação da mulher: do existencialismo sartriano à moral da ambiguidade.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Seus, Beatrís da Silva
Orientador(a): Chagas, Flávia Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5518
Resumo: O presente trabalho consiste em uma análise do ponto de vista estrutural do pensamento de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, delimitado pelas obras principais: O Segundo Sexo; Moral da Ambiguidade; O Ser e o Nada e O Existencialismo é um Humanismo. O fio condutor desta análise é demonstrar que a resposta mais plausível para o problema da libertação da mulher, proposto por Beauvoir em sua genealogia feminina, é possível de ser elaborada através da junção do pensamento de ambos os autores. Isto porque a filósofa em questão não só retoma a noção de natureza humana encontrada na obra ontológica e fenomenológica de Sartre, como também dá continuidade ao seu tratado moral inacabado. Desta forma, veremos não só como se estruturam os pensamentos de ambos, mas também como um problema feminista, pode vir a ter não apenas uma solução política, mas também filosófica do ponto de vista de crítica e fundamentação de uma nova moral. Essa pesquisa também contribui para que a obra O Segundo Sexo, que por muitos anos vem sendo estudada em diversas linhas de pensamento e diversas áreas dos saberes, tem como ponto de partida o método existencialista e humanista ateu dos autores trabalhados, não podendo, então, ser analisada de forma puramente literária sem antes um aprofundamento do que seriam as filosofias dos autores em questão. Estaremos, portanto, fazendo uma leitura de ambos autores em busca de uma relação que facilite a compreensão de mundo que Beauvoir apresenta em O Segundo Sexo, principalmente no final da obra, onde, na ausência do contexto de seus trabalhos de Filosofia moral, é possível que não compreenda o pensamento beauvoiriano em sua totalidade. Para facilitar essa aproximação, será apresentado nesta dissertação o que seria o problema da libertação da mulher de acordo com Beauvoir, e seus comprometimentos com a figura do Outro; em seguida analisaremos a obra ontológica e fenomenológica de Sartre para entender como a filósofa recupera essa teoria de forma que, no fim, entendamos como a autora reitera o caráter moral dessa visão sartriana e a insere de forma muitas vezes implícita no que chamamos de sua genealogia do sexo feminino.
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Isto porque a filósofa em questão não só retoma a noção de natureza humana encontrada na obra ontológica e fenomenológica de Sartre, como também dá continuidade ao seu tratado moral inacabado. Desta forma, veremos não só como se estruturam os pensamentos de ambos, mas também como um problema feminista, pode vir a ter não apenas uma solução política, mas também filosófica do ponto de vista de crítica e fundamentação de uma nova moral. Essa pesquisa também contribui para que a obra O Segundo Sexo, que por muitos anos vem sendo estudada em diversas linhas de pensamento e diversas áreas dos saberes, tem como ponto de partida o método existencialista e humanista ateu dos autores trabalhados, não podendo, então, ser analisada de forma puramente literária sem antes um aprofundamento do que seriam as filosofias dos autores em questão. 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Para facilitar essa aproximação, será apresentado nesta dissertação o que seria o problema da libertação da mulher de acordo com Beauvoir, e seus comprometimentos com a figura do Outro; em seguida analisaremos a obra ontológica e fenomenológica de Sartre para entender como a filósofa recupera essa teoria de forma que, no fim, entendamos como a autora reitera o caráter moral dessa visão sartriana e a insere de forma muitas vezes implícita no que chamamos de sua genealogia do sexo feminino.The present work consists of an analysis from the structural point of view of Simone de Beauvoir‟s and Jean-Paul Sartre‟s thought, delimited by the main works: The Second Sex; Moral of Ambiguity; Being and Nothingness and Existentialism is a Humanism. The guiding thread of this analysis is to demonstrate that the most plausible answer to the problem of women's liberation, proposed by Beauvoir in her genealogy of woman, can be elaborated through the joined understanding of both authors. This is because the philosopher in question not only revisits the notion of human nature found in the ontological and phenomenological work of Sartre, but also gives continuity to his unfinished moral treatise. Thus, it will be observed not only the way in which the thoughts of both philosophers are structured, but also as a feminist problem, it may have not only a political solution, but also a philosophical one from the point of view of criticism and grounding of a new morality. This research also contributes to the fact that The Second Sex, which has been studied in several lines of thought and diverse areas of knowledge for many years, has as its starting point the existentialist and atheist humanist method of the aforementioned authors, and cannot then be analyzed in a purely literary way without first, a deepening of what would be the philosophies of the authors in question. We will therefore be reading both authors in search of a relation that facilitates Beauvoir's understanding of the world in The Second Sex, especially at the end of the work, which can be misunderstood if one lacks the understanding of her works in moral philosophy. To facilitate this approximation, we will be in this dissertation presenting what would be the problem of the liberation of woman according to Beauvoir, and her commitment with the figure of the Other; then we will analyze the ontological and phenomenological work of Sartre to understand how the philosopher recovers this theory, so that in the end we can understand how the author reiterates the moral character of this Sartrian vision and places it in an often implicit way in what we call its genealogy of the female sex.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaExistencialismoHumanismoFeminismoMoralSimone de BeauvoirJean-Paul SartreExistentialismHumanismFeminismSimone de Beauvoir e a libertação da mulher: do existencialismo sartriano à moral da ambiguidade.Simone de Beauvoir and the liberation of women: from Sartrian existentialism to the moral of ambiguity.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8373603127275109http://lattes.cnpq.br/3056277862547671Rubira, Luís Eduardo Xavierhttp://lattes.cnpq.br/9798875695341483Chagas, Flávia CarvalhoSeus, Beatrís da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBEATRIS DA SILVA SEUS_Dissertacao.pdf.txtBEATRIS DA SILVA SEUS_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain289181http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5518/6/BEATRIS%20DA%20SILVA%20SEUS_Dissertacao.pdf.txtbbb22d282d99f58115e1041f0ed7bf7fMD56open accessTHUMBNAILBEATRIS DA SILVA SEUS_Dissertacao.pdf.jpgBEATRIS DA SILVA SEUS_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5518/7/BEATRIS%20DA%20SILVA%20SEUS_Dissertacao.pdf.jpg264cf964692a240458979bab6586917dMD57open accessORIGINALBEATRIS DA SILVA SEUS_Dissertacao.pdfBEATRIS DA SILVA SEUS_Dissertacao.pdfapplication/pdf1058176http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5518/1/BEATRIS%20DA%20SILVA%20SEUS_Dissertacao.pdfcab3c7ab2d3d4634646f5b8d9573950aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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